Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

depois de uma conversa com o meu senhorio ele informou-me que faz intenções de vender o apartamento em que estou e que por isso não irá renova o contrato em Agosto de 2019. Estando eu e o meu noivo com uma renda óptima para os dias de hoje, 350€ por um T2 do ano 2000, muito bem localizado na margem sul (com cozinha equipada, estores eléctricos, ar condicionado, chão em madeira, sala com pé direito alto, etc), chegámos à conclusão que seriam impossível encontrarmos outro apartamento para arrendar pelo mesmo valor, e que mais valia partirmos para a compra de habitação própria (cujo valor da prestação mensal seria até menor do que o de arrendamento).
    A principio não me preocupei muito com a questão do crédito habitação pois embora seja só o meu noivo a trabalhar (ele é efectivo e eu sou estudante universitária), o ordenado dele é de cerca de 1500€ líquidos, um único crédito de 66€ mensais a nosso encargo (quase pago) e estando eu prestes a receber uma indemnização de quase 40k (da qual estou disposta a utilizar até cerca de metade para entrada do imóvel).
    Estamos a ver casas até cerca de 100k, temos os dois 26 anos (talvez 27 à data do crédito), e os meus pais com 52 anos aceitam ser nossos fiadores (só o meu pai trabalha, mas tem rendimentos anuais líquidos de mais de 20k e não tem créditos nenhuns).
    Tenho conhecimento de quem tenha conseguido créditos habitação com muito "menos condições" das que mencionei mas claro que mesmo assim existe sempre algum receio.
    No inicio de Janeiro vamos começar a ver casas e claro escolher o melhor banco para o nosso crédito, dando preferência ao Santander onde ambos temos conta e ele tem o ordenado domiciliado. Nos últimos dias tenho não só sondado o mercado, como efectuado simulações (nas quais a nossa taxa de esforço parece ser bastante boa, a rondar os 20%).