Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Gostava de pedir a vossa ajuda mais uma vez. Sou proprietário duma lona no R/C dum prédio que queria transformar em habitação, um T2.

Alguém me consegue elucidar sobre os procedimentos que devo seguir para fazer esta alteração?
    • size
    • 18 novembro 2018

# 2

2.  # 3

Primeiramente, veja que area tem actualmente a loja. Quantos metros quadrados tem?

Caso seja possível, tera que ter a aprovação do condominio.
    Tera que fazer um projecto a submeter à autarquia.
  3.  # 4

Colocado por: ADROatelierPrimeiramente, veja que area tem actualmente a loja. Quantos metros quadrados tem?

Caso seja possível, tera que ter a aprovação do condominio.
    Tera que fazer um projecto a submeter à autarquia.

A loja tem 100m2.
    Submeter um projecto à autarquia? Projecto normal como aquando da construção duma casa?
    • size
    • 19 novembro 2018

# 5

Colocado por: doping1989
    Submeter um projecto à autarquia? Projecto normal como aquando da construção duma casa?>

Sim, um projecto de arquitectura, como quando se procede à alteração do projecto inicial de um imóvel. Neste caso, alteração do espaço de uma loja para uma habitação.
  4.  # 6

Colocado por: size

Sim, um projecto de arquitectura, como quando se procede à alteração do projecto inicial de um imóvel. Neste caso, alteração do espaço de uma loja para uma habitação.

E posso fazer isto paralelamente à recolha de assinaturas? Ou tenho que as recolher e depois submeter na câmara?
    • size
    • 19 novembro 2018

# 7

Não tem validade a recolha de assinaturas dos condóminos.
    Tem que contactar o administrador para que seja marcada uma assembleia extraordinária para ser aprovada a alteração. Tem que ser obtido o acordo de todos os condóminos.
  5.  # 8

Colocado por: sizeNão tem validade a recolha de assinaturas dos condóminos.
    Tem que contactar o administrador para que seja marcada uma assembleia extraordinária para ser aprovada a alteração. Tem que ser obtido o acordo de todos os condóminos.

E se não tiverem todos presentes?
  6.  # 9

Como se trata de mudança de uso de uma fracção tem que obter o consentimento de todos os condóminos. A admnistração deverá ter o contacto de todos e informá-los da necessidade.

O processo camarário de licenciamento é instruido juntamente com esta autorização.

Precisa de fazer obras, correcto? De modo a dotar a loja das condições minimas, necessárias e suficientes para o novo uso, ou seja, habitação.

Tem instalação sanitária? Se sim, quantas? Quais os aparelhos?
    Tem cozinha?
    Janelas?
  7.  # 10

Colocado por: ADROatelierComo se trata de mudança de uso de uma fracção tem que obter o consentimento de todos os condóminos. A admnistração deverá ter o contacto de todos e informá-los da necessidade.

O processo camarário de licenciamento é instruido juntamente com esta autorização.

Precisa de fazer obras, correcto? De modo a dotar a loja das condições minimas, necessárias e suficientes para o novo uso, ou seja, habitação.

Tem instalação sanitária? Se sim, quantas? Quais os aparelhos?
    Tem cozinha?
    Janelas?

Entendi, mas caso falte algum há a possibilidade de eu batendo à porta recolher a autorização desse condómino?

Sim a loja vai ter obras substanciais. Tem instalações sanitárias, penso que uma. Com chuveiro, bidé e sanita.
    Tem cozinha também. E só tem janelas na parte da frente. Está a estudar-se a opção de abrir janelas na parte de trás também.
  8.  # 11

Precisa de projecto. Não se precipite. Fale com um arquitecto ou engenheiro.

O procedimento normal é seguir via administração do condominio e ficar registado em acta.

Se assim o entender, consulte-nos. Estamos ao seu dispor. email: [email protected]
  9.  # 12

Veja a questão da necessidade de estacionamento.
    Poderá a câmara em questão (caso o prédio não tenha parqueamento) pedir os lugares de estacionamento dentro do lote, por estar a reformular o uso da fracção.
  10.  # 13

Colocado por: ADROatelierPrecisa de projecto. Não se precipite. Fale com um arquitecto ou engenheiro.

O procedimento normal é seguir via administração do condominio e ficar registado em acta.

Se assim o entender, consulte-nos. Estamos ao seu dispor. email: [email protected]

Este processo já esteve pensado e o meu pai já tinha projectos e 3D do aspecto final do apartamento. Entretanto ele desistiu da ideia e agora vamos arrancar com isso outra vez. Mas penso que irei aproveitar o trabalho já realizado pelos outros arquitectos. Já agora posso pôr aqui a planta que estava idealizada.

Colocado por: paulovalenteVeja a questão da necessidade de estacionamento.
    Poderá a câmara em questão (caso o prédio não tenha parqueamento) pedir os lugares de estacionamento dentro do lote, por estar a reformular o uso da fracção.

O prédio tem estacionamento mas acho que como donos da loja só, não temos direito a estacionamento.
  11.  # 14

Mesmo utilizando, e bem, a mesma informação necessita de um arquitecto/engenheiro. Consulte os que fizeram o estudo original, dado que já existem desenhos.

As obras não estão isentas, compreende?

A questão do estacionamento - entre outras - poderá ser impeditiva, se for obrigatório no seu caso.
  12.  # 15

Colocado por: ADROatelierMesmo utilizando, e bem, a mesma informação necessita de um arquitecto/engenheiro. Consulte os que fizeram o estudo original, dado que já existem desenhos.

As obras não estão isentas, compreende?

A questão do estacionamento - entre outras - poderá ser impeditiva, se for obrigatório no seu caso.

Sim sim, claro que compreendo. E é o que irei fazer.

Entendo que pode ser impeditivo se para aquele prédio for obrigatório ter estacionamento. Pois não sei esse processo. Devo ver isso com o arquitecto antes da reunião de condomínio?

Na empresa que gere o condomínio disseram-me que bastava ter 2/3 de aprovação do prédio.
  13.  # 16

Colocado por: doping1989Entendo que pode ser impeditivo se para aquele prédio for obrigatório ter estacionamento.

Isso tem a ver com o regulamento municipal, por aqui todos os apartamentos tem que ter estacionamento privativo.
  14.  # 17

Colocado por: Picareta
    Isso tem a ver com o regulamento municipal, por aqui todos os apartamentos tem que ter estacionamento privativo.

Entendo. Tenho de perguntar ao arquitecto para me esclarecer esta situação.
    • size
    • 20 novembro 2018

# 18

Colocado por: doping1989

Na empresa que gere o condomínio disseram-me que bastava ter 2/3 de aprovação do prédio.

Pode estar incompleta essa informação.

A autorização tem que ser obtida por unânime.
    Só que, tal unanimidade, pode ser obtida com todos os condóminos presentes, ou com 2/3 de votos favoráveis de condóminos presentes na reunião, devendo os ausentes manifestar o seu voto por escrito no prazo de 30 dias. Caso não respondam, tal voto é considerado a favor. Se algum responder com voto não, fica tudo estragado.
  15.  # 19

Colocado por: size

Pode estar incompleta essa informação.

A autorização tem que ser obtida por unânime.
    Só que, tal unanimidade, pode ser obtida com todos os condóminos presentes, ou com 2/3 de votos favoráveis de condóminos presentes na reunião, devendo os ausentes manifestar o seu voto por escrito no prazo de 30 dias. Caso não respondam, tal voto é considerado a favor. Se algum responder com voto não, fica tudo estragado.

Faz mais sentido assim. Já pedi a marcação da reunião extraordinária de condomínio. Vamos lá ver no que resulta este processo. Espero não ter problemas.

Entretanto falo com o arquitecto para tirar mais informações.

0.0193 seg. NEW