Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Esta noite após tomar o meu banho, os vizinhos de baixo vieram queixar-se que existe uma infiltração no tecto do WC causado por nós (situa-se diretamente abaixo do nosso) de modo propositado pois deitamos água no chão... Deixem-me começar por dizer que são pessoas que constantemente criam conflitos, insultam sem motivo e chamam a polícia por tudo e por nada.

    Enfim, expliquei que obviamente ninguém esteve a desperdiçar água no chão, simplesmente EU tinha acabado de tomar um duche (dentro da banheira, protegida por cortina impermeável e toalha de pés no chão) e portanto, o chão encontrava-se seco. Além disso, o mesmo é revestido a tijoleira e as paredes de azulejo logo a quantidade de água que teria de ser derramada para causar uma infiltração como a que descreveram ("está a chover dentro da nossa casa de banho") é absurda. Começou a insistir que o meu chão é de madeira... Bem, quem sabe do meu chão sou eu e portanto reforcei que o chão NÃO É de madeira e sim cimentado com tijoleira e, uma vez mais, estava SECO. Ele continuou a insistir e ser desagradável... Disse que estávamos "a causar problemas com a água" de propósito e a "fazer-me de parva" (até me fez DUH! na cara).

    Como não dá para falar civilizadamente com gente que se recusa a ouvir, respondi apenas que estando o chão seco, o problema deveria ser na canalização, pelo que teria que se comunicar à senhoria (a proprietária de ambos os imóveis), ao que ele responde "A senhoria? Eu vou é chamar a polícia!". Como já estava farta desta situação, pois ser razoável não adianta nada - e sem saber de facto o que é que ele queria que eu fizesse - respondi "OK, então chame quem quiser" e fechei a porta. Entretanto ouço a mulher dizer que isto nunca aconteceu antes e que somos uns porcos cá em casa porque não tinhamos tomado banho até hoje. LOL



    TLDR: deu-se ao trabalho de vir tocar à campaínha para reclamar às 10 da noite, apenas com insinuações e nenhuma intenção de resolver coisa nenhuma. Foi desagradável, insultou-me e ameaçou que ia mandar arranjar e mandar-me a conta para eu pagar. Eu tentei resolver a bem, da única forma ao meu alcance: chamar a senhoria para resolver a situação mas ele simplesmente recusou e chamou a polícia.


    Enfim, liguei à senhoria apesar da hora, mas não atendeu. Passado um bocado veio a polícia, entrou em casa deles para ver o que se passava mas não sei do que falaram. Quando saíram, pediram-nos um documento de identificação e só disseram que realmente o wc deles se encontra num "estado lastimável" e que "havia água a pingar do tecto". Nada mais.



    Fiquei um bocado de pé atrás pois não sei o que se passará a partir daqui, aliás, eu nem sabia que a polícia se envolvia com infiltrações... E dada a natureza conflituosa (e mentirosa) dos vizinhos, também receio o que é que eles estiveram a dizer à polícia pois ninguém me perguntou a minha versão da conversa.

    Queria saber o que fazer agora? Vou ligar à senhoria amanhã para ver o que ela diz mas como fica isto com a polícia? O que é que a polícia faz nestas situações? O que é que lhes disseram? Possivelmente para chamar a senhoria, como eu sugeri?


    Estas bestas estão constantemente a arranjar problemas e eu estou fartinha de morar aqui. Evidentemente é desagradável estar a ser constantemente colocada nesta posição, ser sujeita a insultos e ofensas e ainda por cima levar com queixas na PSP sem ter culpa de nada.
    • smart
    • 19 novembro 2018 editado

     # 2

    Faça o que tem de fazer...
    Contacte a senhoria e dê nota do ocorrido
    Os vizinhos quando a confrontarem novamente diga que falou com a senhoria e está vai tratar de resolver a reclamação.
    Por bom senso e em período razoável, evite usar esse wc.
    Quanto á PSP, vão fazer o que lhes compete...contactaram 🦄 e disse me ...e contactaram x que me disse. ...
    E precenciaram y..
    Elaboram relatório, participação ou lá o que é e fica no arquivo...dado que não vislumbro qualquer crime ou violação de preceito legal.
    Se não conseguir dormir, ligue para o posto, pergunte o registo e daqui uns dias vai lá e pede certidão do expediente...acho paga 10 oiros por página ou por cada duas...o estado determina o preço das certidões nas repartições públicas...
  2.  # 3

    Tirando a parte do conflito, é verdade que mesmo com banheira, azulejos/mosaicos é possível que haja infiltração.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 4

    Já conseguiu falar com o senhorio?
  4.  # 5

    Normalmente, quando a tensões escalam é importante manter a calma. De nada serve irritarmo-nos - embora, claro, isto possa ser mais fácil dizer do que fazer.

    Se efectivamente as infiltrações derivam da sua casa-de-banho, terá que se averiguar por onde se dá a infiltração e corrigir a situação.
    Sempre deram uso a essa instalação sanitária, sem haver queixas?
    No tecto do vizinho, as infiltrações são onde? Tem ataque biológico? Parece ser uma coisa que acabou de surgir, ou é mais antiga?
    A quantidade de água é mesmo muita? Como referem que "chove", não parece ser uma simples "infiltração"...

    A cobstrução do prédio é que ano? Alguém fez obras recentemente?


    Penso que as certidões de expediente agora custam 25 euros.
  5.  # 6

    Colocado por: ADROatelierJá conseguiu falar com o senhorio?


    Já, ela disse que vem cá amanhã.



    Colocado por: ADROatelierNormalmente, quando a tensões escalam é importante manter a calma. De nada serve irritarmo-nos - embora, claro, isto possa ser mais fácil dizer do que fazer.

    Se efectivamente as infiltrações derivam da sua casa-de-banho, terá que se averiguar por onde se dá a infiltração e corrigir a situação.
    Sempre deram uso a essa instalação sanitária, sem haver queixas?
    No tecto do vizinho, as infiltrações são onde? Tem ataque biológico? Parece ser uma coisa que acabou de surgir, ou é mais antiga?
    A quantidade de água é mesmo muita? Como referem que "chove", não parece ser uma simples "infiltração"...

    A cobstrução do prédio é que ano? Alguém fez obras recentemente?


    Penso que as certidões de expediente agora custam 25 euros.



    Acredito que possa haver infiltrações apesar dos azulejos mas a ponto de "estar a chover do tecto" como eles disseram após um duche? Não sou engenheira mas duvido. Daí ter dito que deve ser dos canos e precisava comunicar à senhoria. O prédio é antigo e ninguém fez obras de maior. Durante a semana passada ouvia-se martelar no andar de baixo mas não faço ideia o que é que andaram a fazer. Podiam ser bifes :) Também não sei em que parte do tecto pinga mas aparentemente não cheira a nada. A própria vizinha referiu que isto nunca aconteceu antes, tal como eu disse no meu post original.


    O senhor mencionou "SE efectivamente as infiltrações derivam da sua casa-de-banho" mas eu não sei de onde mais poderiam ter vindo, sou eu que moro por cima... a não ser que a chuva possa causar esse tipo de danos numa casa de rés-do-chão? Como disse, não percebo nada disto nem sei o que poderá causar estas situações.
  6.  # 7

    Epa se nunca aconteceu o mais certo é ter rebentado um cano ou algo que o valha. E sim, pode estar literalmente a chover na wc do seu vizinho. Nunca viu infiltrações a ponto de precisar de colocar baldes no chão e retirar constantemente a água? Agora imagine um cano furado e água corrente de um banho; parece literalmente chuva no tecto do vizinho. Portanto não duvide.

    Quanto à atitude do vizinho é mesmo uma questão de falta de educação. Existe um café em baixo da casa da minha avó. Houve um furo lá por casa num cano e jorrava água dentro da wc do café. Como os donos do café são pessoas educadas, prontamente bateram a porta da casa, explicaram a situação à minha avó, inclusivé mostraram como estava a wc no café de forma calma e educada porque é assim que se faz, chegaram até a tentar ver juntos onde estaria o cano na nossa casa furado e a minha avó prontamente accionou o seguro para arranjar o cano. Tivemos 2 semanas sem abrir a entrada principal de água na casa tbm pra evitar transtornos de maior aos vizinhos, tomando banhos na casa da minha tia e enchendo garrafoes de 5 litros de agua pra cozinhar e lavar a loiça durante esse periodo. Mas isto parte de uma abordagem educada por parte dos vizinhos. Boa fé leva a boa fé, mas os seus vizinhos pelos vistos não sabem isso ou há mais carnavais por aí; chamar a policia por uma infiltração é estar no pico da exaustão relacional.
  7.  # 8

    Conheço um caso similar em que a água escorria literalmente pela parede abaixo e deixava o chão encharcado.
    O problema estava na junta entre a banheira e a parede e nos espelhos da torneira do vizinho do andar de cima.
  8.  # 9

    A Policia nesta situação apenas faz um relatório de ocorrência, nada mais, pois a sua vizinha, tal como o "Croquete" não são detentores de poder de queixa, pois não são os proprietários dos imóveis.

    A existir aqui um crime seria por dano, e visto que ambos os imóveis são do mesmo proprietário.. no passa nada.

    Resolva a situação com a Senhoria, o resto é evitar contacto com essa "estrumeira" de vizinho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Croquete
  9.  # 10

    Cheirar? Não percebi.

    Ataque biológico é ter fungos, bolores pois necessitam de algum tempo para se desenvolverem.
 
0.0140 seg. NEW