Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    No final do mês quero fazer no terreno onde tenho casa uma drenagem e queria encaminhar todas as águas para uma caixa que estou a pensar em fazer coma aneis de betão para depois bombear para a valeta da estrada pois esta está um pouco mais alta que o terreno.
    Depois queria colocar dentro uma bomba submersivel então minha duvida é esta será que a caixa feita com aneis de 1 metro de diametro é possivel colocar a bomba submersivel dentro tem espaço suficiente para um bom funçionamento?
    • riscos
    • 19 novembro 2018 editado

     # 2

    Sim tem..convem serem 2 aneis de 50cm de altura cada um e brita no fundo
  2.  # 3

    É uma solução usual, tenha em atenção em escolher uma bomba que garanta a altura manómetrica suficiente para que depois não tenha surpresas, outra questão será o material da própria bomba que não deverá ser fraco uma vez que processos de fermentação de matérias orgânicas é algo agressivo para materiais mais fracos.

    Outra questão deve à superfície executar uma caixa de descompressão para passar de sistema pressurizado para gravítico e assim encaminhar para a caixa que tem na entrada!
  3.  # 4

    Estou a pensar em fazer a caixa com 2,5 mts de profundidade que é para pegar as águas de toda a área que quero e deixar a bomba a 50 cm do fundo ou seja ela vai mandar a água somente a 2 metros de altura e são águas limpas so não sei a quantidade de água que vou encontrar.
    ps. tendo em conta que a bomba só vai bombear a água a 2 metros de altura será preciso fazer isto que sugeriu o amigo Carlos MMR! (executar uma caixa de descompressão para passar de sistema pressurizado para gravítico e assim encaminhar para a caixa que tem na entrada)
  4.  # 5

    Colocado por: tiagogalvaolimaEstou a pensar em fazer a caixa com 2,5 mts de profundidade que é para pegar as águas de toda a área que quero e deixar a bomba a 50 cm do fundo ou seja ela vai mandar a água somente a 2 metros de altura e são águas limpas so não sei a quantidade de água que vou encontrar.
    ps. tendo em conta que a bomba só vai bombear a água a 2 metros de altura será preciso fazer isto que sugeriu o amigo Carlos MMR! (executar uma caixa de descompressão para passar de sistema pressurizado para gravítico e assim encaminhar para a caixa que tem na entrada)


    Caro tiagogalvaolima,
    Primeiramente deverá fazer um estudo técnico economico das situações que tem em causa colocando algumas questões ao problema tais como?

    -o terreno em si não tem possibilidade de abrir uma vala e desacarregar gravíticamente uns metros mais à frente?
    (melhor solução)

    - que águas são e de que dispositivos?

    -será que não lhe compensava um sistema de reaproveitamento para regas e afins

    Dê uma olhadela no DR N. 194 - 23/08/95 lá tem todas as disposições regulamentares, diâmetros mínimos etc.
  5.  # 6

    Então vou tentar esclarecer melhor o problema a zona onde tenho a casa as águas andam muito á suprefice imagine este ano a metade de julho encontrava água a 1,20 de prefundidade isto não acontece em toda a aldeia somente na área onde tenho a casa construida quando contrui a casa fiz uma drenagem mas só ficou a um metro de prefundidade e não resolveu o problema tenho bastante humidade debaixo da casa .
    Agora a minha ideia é fazer uma nova drenagem em toda volta da casa a 2 metros de profundidade e encaminhar as águas para a entrada do terreno on vou colocar a caixa para bombear para a valeta da estrada.
    A valeta está ao nivel do meu terreno não tenho alternativa a não ser bombear a água para fora.
    São águas limpas iguais á que tenho no poço de casa e não vou precisar aproveita las pois tenho água em abundancia mesmo no verão .
    Ou seja não estou a ver outra alternativa para colocar as águas para fora do terreno tendo em conta a valeta estar ao nivel do terreno.
 
0.0119 seg. NEW