Iniciar sessão ou registar-se
    • flopes
    • 17 agosto 2009 editado

     # 1

    Olá, gostava que alguém me informasse sobre, quanto um Arquitecto deve cobrar á hora a trabalhar como freelancer. Proposeram-me trabalhar para um gabinete de arquitectura, fazendo alguns trabalhos mas, eu não faço a minima ideia de quanto um arquitecto cobra em média por hora... E eu tenho que dar o meu valor preço / hora, e tenho receio de pedir muito ou pelo contrário, pedir pouco...
  1.  # 2

    Também não faço ideia.

    Mas veja isso na perspectiva do dono do gabinete de arquitectura.

    Um empregado com um ordenado X, custa-lhe 15 meses por ano (os habituais 14, +1 para indemnização de fim de contrato), o ordenado acrescido de 23,75% de segurança social, e uns 3% de seguro de acidentes de trabalho e medicina no trabalho, e uns 5,00euros/dia de subsídio de refeição. Considerando um «ano» com 220 dias de trabalho, com 8horas de trabalho por dia, temos:
    ((X*15*1,2375*1,03)/220+5)/8.
    Com X=1.500,00/mês, tem um custo horário de 16,92euros.
    Note que isto não inclui qualquer custo com equipamento (computadores, programas, papel, tinteiros), instalações, ou deslocações ao serviço da empresa.
  2.  # 3

    Na sua perspectiva:

    Se trabalhar os 12 meses como freelancer, precisa de cobrar os 15 meses para ter direito ao subsídio de férias e ao subsídio de Natal. Acresce ainda os encargos de segurança social, se tiver exclusivamente como freelancer. Neste caso pode optar pelo regime normal ou alargado, o que corresponde se não estou em erro a 26,4% e a 32% respectivamente (confirme no site da Seg. Social). Além disso, não se esqueça de somar a retenção na fonte, ou então, no fim de cada ano, leva a talhada das Finanças.

    Finalmente: Importância Mensal = Ordenado que pretende*14/12 + Seg. Social + Retenção na fonte

    Depois de fazer a conta da importância mensal, divida pelas 40 horas semanais e tem o seu valor.

    Se estiver em exclusivo como freelancer, não se esqueça que não tem direito a indeminização, nem férias e que no regime de seg. social normal, não lhe é pago os dias por doença (acho que é assim).
    • macal
    • 17 agosto 2009 editado

     # 4

    Colocado por: electraoSe estiver em exclusivo como freelancer, não se esqueça que não tem direito a indeminização, nem férias

    Nem a subsídio de desemprego.
  3.  # 5

    Colocado por: Luis K. W.Também não faço ideia.
    Um empregado com um ordenado X, custa-lhe 15 meses por ano (os habituais 14, +1 para indemnização de fim de contrato), o ordenado acrescido de 23,75% de segurança social, e uns 3% de seguro de acidentes de trabalho e medicina no trabalho, e uns 5,00euros/dia de subsídio de refeição. Considerando um «ano» com 220 dias de trabalho, com 8horas de trabalho por dia, temos:
    ((X*15*1,2375*1,03)/220+5)/8.
    Com X=1.500,00/mês, tem um custo horário de 16,92euros.


    Infelizmente um arq. recem licenciado ganha num gabinete aí uns 800€ por mes... conheco quem ganhe 500 e até um que trabalha de borla (três meses à experiência). Seguindo as contas acima e para 800€ o preço hora vai para 9,32€.

    Como freelancer vai usar o seu equipamento informático? e imprimir desenhos? e deslocações? É preciso considerar isto.
    E já agora, como vão ser contabilizadas as horas?

    É preferivel negociar ao projecto/tarefa.
  4.  # 6

    Vou utilizar o meu equipamento informático e vou ter algumas deslocações ao escritório (reuniões). Em principio vou contabilizar as horas que demoro a fazer determinado serviço / trabalho. Estava a pensar cobrar 7 euros por hora.
  5.  # 7

    Colocado por: flopesVou utilizar o meu equipamento informático e vou ter algumas deslocações ao escritório (reuniões). Em principio vou contabilizar as horas que demoro a fazer determinado serviço / trabalho. Estava a pensar cobrar 7 euros por hora.


    Se trabalhar o mês todo são 7x8x21=1176.
    26,4% para a seg.social (não funciona bem assim por isso deixo-te aqui um link http://www.recibosverdes.org/segsocial ) no 1º ano estás isento!
    20% para IRS (regime simplificado)
    Ficas com +- 632€ por mês.
  6.  # 8

  7.  # 9

    Se trabalhar o mês todo são 7x8x21=1176.
    26,4% para a seg.social (não funciona bem assim por isso deixo-te aqui um link http://www.recibosverdes.org/segsocial ) no 1º ano estás isento!
    20% para IRS (regime simplificado)
    Ficas com +- 632€ por mês.


    Eu já trabalhei diariamente num gabinete, durante um ano a recibos verdes, por isso, o 1º ano de isenção já passou.
    Também não vou trabalhar todo o mês, nem todos os dias, vai ser só trabalhos esporádicos.
  8.  # 10

    Colocado por: macalE assim vamos nós!
    http://www.ocasiao.pt/Anuncio.aspx?channel=B68412DF-E229-4140-8D38-9A00A9E030DD&contentid=F2CDF8C7-6F70-457D-9267-415212FE9064&cbOnlyFoto=&AdIndex=13&orderBy=&extraQuery=$$.dl_adClass%20=%20][Oferta][&AdTotal=174&verMaisAnuncios=



    Provavelmente haverá mais arquitectos em Portugal do que empregadas de limpeza! Ou as pessoas consideram mais importante o trabalho de uma empregada doméstica do que de um Arquitecto!
  9.  # 11

    flopes,
    7€/hora, incluindo o SEU equipamento informático?!?
    Isso é o que me custa o ordenado/hora da minha empregada doméstica (incluindo os encargos sociais, seguro de acidentes de trabalho, etc.)! E não estou a incluir a bata, luvas e detergentes, que são por minha conta!
  10.  # 12

    Colocado por: Luis K. W.flopes,
    7€/hora, incluindo o SEU equipamento informático?!?
    Isso é o que me custa o ordenado/hora da minha empregada doméstica (incluindo os encargos sociais, seguro de acidentes de trabalho, etc.)! E não estou a incluir a bata, luvas e detergentes, que são por minha conta!

    Foi isso que eu quis demonstrar.
  11.  # 13

    O problema é a concorrência!
    Eu tb sou freelancer e trabalho regularmente para um gabinete de arquitectura e o mâximo que consegui foram 8€ por hora.
    Considero que é pouco, mas o mercado está bastante complicado.
 
0.0201 seg. NEW