Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos.
    Esta é a minha primeira participação aqui neste fórum, muito bem conseguido.
    Como cada casa é um caso, vou tentar explicar o meu.
    Faz amanhã 10 meses que a minha avó faleceu e deixou uma casa (que o meu pai herdou juntamente com o meu tio). Não sendo a casa dos meus sonhos, porque necessita de uma reforma, tenho um grande vínculo sentimental com ela e queria comprá-la (tanto o meu pai como o meu tio não têm interesse em ficar com a casa). A casa fica em Vila Nova de Gaia, Porto
    No sentido de saber por quanto ficariam as obras já solicitei um orçamento para remodelação (interior e exterior) e gostava de saber a vossa opinião acerca dos valores que me deram.
    Admito que ando um bocado perdido em relação ao que devo fazer ou não porque a casa tem uma ampliação, que pelos vistos não fazem parte do registo predial (terreno com 300m2 do qual faz parte a casa com 50m2). A tal ampliação tem sensivelmente 30m2 mais uma garagem com 35m2.
    Coloco o orçamento em anexo.
    Cumprimentos a todos e obrigado pela disponibilidade em ajudar.
  2.  # 2

    Orçamento - parte 1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rborges
      DFFE987B-EE96-4726-873D-3231CF4E8238.jpeg
      5AB3B851-5A21-4B45-9058-EDF6A7B3C8B5.jpeg
      F4EEED68-7581-48F1-9DEB-E74C89E02953.jpeg
  3.  # 3

    Orçamento - parte 2
      545099D7-B77D-479A-889B-AECF1A440EAC.jpeg
  4.  # 4

    Olá.
    Para já pedimos 2 orçamentos, onde obtivemos este e o outro (que não me pareceu muito profissional) disse para esquecer que a obra ia ficar muito cara para fazer uma coisa em condições.
    O orçamento foi pedido com base em fazer algumas alterações à casa, com vista a torná-la mais funcional e de acordo com algumas propostas nossa ( passar de V2 a V3 e com mais um Wc).
    Em anexo coloco uma planta de como a casa está e outra de como pensei ficar.
      DC8BDBE8-206D-4F0B-A011-37671753863D.jpeg
      7AF4AB5A-85D8-416D-9616-0ED38F74C692.jpeg
  5.  # 5

    Antes de me darem o orçamento, o engenheiro foi ver a casa e foi pedido um orçamento (até 30k ou 40k incluindo o exterior e garagem) para a casa ficar mais do nosso agrado, em termos de divisões. Os nossos pedidos foram, se fosse possível, ter um dos quartos com casa de banho (com banheira e bide), uma solução para a parede meeira porque o vizinho queixava-se do barulho (é uma casa com parte dela geminada), se era possível fazer armários embutidos e tudo o resto foi deixado ao critério do engenheiro (porque eu não percebo nada do assunto).
    O que nos foi dito foi que a casa não tinha infiltrações e que por dentro podíamos fazer o que quiséssemos. Perguntou se tínhamos alguma ideia para a casa e eu fiz o projeto que coloco em anexo (o anterior estava errado).
    Não sei se consegui responder à sua pergunta da “praxe”.
    Obrigado por tentar ajudar 👍
      1FC419BB-57BE-4B45-BC04-D0AFDF7E95D7.jpeg
    •  
      CMartin
    • 21 novembro 2018 editado

     # 6

    Olá lagu,
    Certifique-se se o alumínio da caixilharia tem ruptura térmica. É importante.
    A porta de entrada da casa está ao contrário, deve abrir para a esquerda.
    Na minha opinião a sala comum com cozinha poderia estar melhor organizada na disposição, o que tem a ver também com o facto do mobiliário não estar à escala. A lareira é lareira ou é salamandra ?
    No canto, a cozinha, é o frigorífico ?
    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lagutrop13
  6.  # 7

    Olá CMartin,
    O mobiliário da sala comum com a cozinha foi só mesmo para preencher e dar uma ideia de onde fica a cozinha e a parte da sala. Nós gostávamos de ter lareira, mas não nos aconselharam e então vai ficar de fora.
    A porta de entrada é a que já estava na casa (no quarto que passa a suite) e como ela abre para a direita coloquei assim no desenho (pelos vistos ignorância minha).
    Em relação ao alumínio (nos quartos), sei que é de caixilharia simples e são relativamente recentes, mas não faço ideia se tem rupturas térmicas 😕 Já a caixilharia que está na sala e cozinha é para alterar porque é em madeira e já são antigas.
    Obrigado pelo seu comentário 😉
    •  
      CMartin
    • 21 novembro 2018 editado

     # 8

    Colocado por: lagutrop13Em relação ao alumínio (nos quartos), sei que é de caixilharia simples e são relativamente recentes, mas não faço ideia se tem rupturas térmicas 😕

    Tenha isso em muita atenção. Alumínio sem ruptura térmica é impensável hoje em dia.

    Não quererá uma janela na sala de jantar ? Vai ter pouquinha luz natural nesse espaço assim ou não ?
  7.  # 9

    Já esteve ou já ficou a dormir num quarto com 7 m2? Ou numa suite com 10m2? Parece-me demasiado pequeno. Se não pode aumentar um pouco o tamanho dos quartos, pelo menos para os 10m2 para quarto individual e 12 m2 a suite, então faça apenas dois quartos.
    •  
      CMartin
    • 21 novembro 2018 editado

     # 10

    Relativo, Laranjó. Já fiz projecto de interiores para um quarto com 5m2. E com cama de casal. Há é que ter dedo no aproveitamento do espaço (layout e estética (cores, materiais, texturas), incluindo tamanho das peças de mobiliário)).
  8.  # 11

    Colocado por: ****Não percebo a planta sendo geminada , têm esse recanto !


    Olá ****.
    A parede geminada é a das casas de banho. Realmente a casa não é totalmente a direito (ela faz um desvio, que eu não consegui desenhar e a parte da cozinha é maior que a da sala).

    CMartin,
    Para a sala comum com a cozinha já tem 2 vãos de janela que iríamos aproveitar e não estava previsto abrir mais nenhum.


    Colocado por: LaranjóJá esteve ou já ficou a dormir num quarto com 7 m2? Ou numa suite com 10m2? Parece-me demasiado pequeno. Se não pode aumentar um pouco o tamanho dos quartos, pelo menos para os 10m2 para quarto individual e 12 m2 a suite, então faça apenas dois quartos.


    Olá Laranjó.
    Nós preferimos mesmo ter 3 quartos (mesmo que sejam pequenos) do que 2.

    Obrigado pelas respostas
  9.  # 12

    Assim que puder coloco aqui as medidas da casa como ela está.

    Outra questão que tenho é que eu tenho que cortar no orçamento e pensei em retirar algumas coisas, nomeadamente:
    -Não colocar roupeiros embutidos nos quartos, deixando apenas o do futuro hall dos quartos;
    -Não chapear tapa vistas;
    -Não mudar o portão da entrada, nem o portão de homem.

    Só aqui consigo reduzir quase 9500€.

    O que acham? Têm alguma sugestão?
  10.  # 13

    Olá JoelM.
    É bem verdade, mas eu não tenho o conhecimento para puder sugerir o que quer que seja a nível de materiais.
    Vou estar sempre sujeito à opinião e forma de trabalhar de cada empreiteiro.
    A única coisa que pedi foi que o que fosse feito fosse ajustado ao orçamento que dei. Já sei que se quiser coisas muito boas vou ter que pagar mais, mas também não quero gastar dinheiro com coisas fracas e depois não ficar satisfeito e ter que voltar a investir.

    Obrigado 👍
  11.  # 14

    Não tinha ponderado a contratação de um arquiteto pela simples razão de achar que ia ficar muito dispendioso e a minha disponibilidade financeira não ser a ideal.

    Obrigado pela ajuda
  12.  # 15

    @lagutrop13

    Um arquitecto/engenheiro ajudá-lo á a poupar dinheiro e a controlar a sua obra dentro dos valores propostos.
    Não custa nada consultar os técnicos e pedir orçamentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lagutrop13
  13.  # 16

    Tem razão.
    Eu penso que nesse valor esteja incluído a mão de obra (colocação e afins), porque a casa deve levar à volta de 50m2 de flutuante.
    Mas isto sou eu a pensar, porque como referiu, e bem, não está descriminado.
  14.  # 17

    Colocado por: ADROatelier@lagutrop13

    Um arquitecto/engenheiro ajudá-lo á a poupar dinheiro e a controlar a sua obra dentro dos valores propostos.
    Não custa nada consultar os técnicos e pedir orçamentos.


    O orçamento que eu tenho foi dado por um engenheiro de uma empresa que me indicaram. Esse escritório também trabalha com um arquiteto.

    Cumprimentos ADROatelier
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  15.  # 18

    Colocado por: JoelM

    Idealmente quem faz o projecto e quem dá orçamento devem ser pessoas/empresas separadas, caso contrario haverá com certeza conflito de interesses...



    Então a ideia seria contratar um arquiteto que me fizesse o projeto (por quanto pode ficar?) e depois com esse projeto pedir alguns orçamentos?
  16.  # 19

    Colocado por: JoelM

    Idealmente quem faz o projecto e quem dá orçamento devem ser pessoas/empresas separadas, caso contrario haverá com certeza conflito de interesses...


    O "normal" seria descriminar do genero "fornecimente e aplicação de flutuante com todos os materiais acessórios....etc etc etc" quantidade: 50m2 preço 15euros/m2 Total= 750euros.

    Por curiosidade, qual o valor total da empreitada?


    O valor total anda à volta de 50000€ + IVA
    Concordam com este comentário: Costa53
  17.  # 20

    Posso fazer-te uma pergunta? Esse orçamento não é de uma empresa do Porto chamada de **********?
    Eu já trabalhei com eles e no orçamento parece tudo maravilhoso. O Sr vai com um tablet e com um laser para elaborar o orçamento. Tudo muito profissional.

    Vou-te explicar como funciona essa empresa:

    - tem 3/4 trabalhadores sem estarem inscritos na segurança social para os serviços de demolição, construção, pinturas, assentamento de tijoleiras e azulejos (basicamente são 3/4 sucateiros)

    - subcontrata o picheleiro, o carpinteiro e o Pladur (esses são bons)

    - subcontrata um electricista (muito fraco) só faz ****

    - subcontrata uma empresa que arranja estores e põe estores eléctricos (nisso são bons) mas está mesma empresa faz trabalhos em inox (janelas, vitrais, etc) mas nosso sao mais.

    Não te aconselho a contratares esta empresa para te fazer o serviço.


    Vais-te arrepender como eu
 
0.0219 seg. NEW