Iniciar sessão ou registar-se
    • aiac
    • 17 agosto 2009 editado

     # 1

    Bom dia a todos,

    Gostava de pedir ajuda aos membros deste fórum no seguinte:

    Ando neste momento à procura de terreno na zona do grande Porto para construção de moradia de 4 frentes - aliás, se alguém souber de algum, agradeço o contacto... :)

    Neste meu périplo deparei-me com uma situação que, à partida, se revela interessante pela relação tamanho /preço: trata-se de um grande terreno, no concelho de Valongo, que está a ser loteado pelo proprietário em pequenas quintinhas de 5.000m2 (área de contrução 500 m2) que estão a ser vendidas por 60.000€.

    Pelo que tenho lido e aprendido aqui, devo dirigir-me à Câmara e às finanças para me inteirar sobre uma série de aspectos.

    A questão principal é (e é aqui que eu precisava dos vossos conhecimentos / sabedoria / experiência / conselhos): como somos só 2 (eu e o meu marido) não estávamos a pensar num terreno tão grande, mas como nos parece uma boa oportunidade de negócio, ponderamos esta hipótese (nunca se sabe se ganhamos o Euromilhões e assim podemos construir uma piscina, ou se um dia mais tarde não queremos ter um bando de filhos...) :), mas:

    Quais as implicações de termos um terreno tão grande, por exemplo a nível fiscal? Como somos classe média, tenho algum receio de não podermos depois arcar com as eventuais despesas que um terreno desta dimensão possa trazer...

    De momento não me estou a lembrar de outras questões que possam advir de possuir um terreno de 5000 m2, mas se se lembrarem de algo, por favor digam...

    Eu e o meu marido agradecemos...! :)
  1.  # 2

    Viva,

    por experiencia própria, o problema que vai ter é o factor de multiplicação :) e é o mais óbvio digo eu. Explicando: tudo o que quiser vir a fazer nesse terreno vai ter um custo total altíssimo ! Muros, chapa nos muros, limpeza de solo, colocação de algum tipo de pavimento, de caminhos, de arvores, de rega, pintar muros, etc... é tudo X 4000 ou 2000 ou 3000 :) imagine.. chapa.. 25€/ml... veja quantos metros de muro tem e veja quanto dá. :) rega.. calcule área, e por aí adiante. é sempre vezes um número alto ! :) Por outro lado isto são coisas que ninguem a "obriga" a fazer, faz se quer, quando quer, pode sempre deixar o terreno "ao natural" !
  2.  # 3

    Pois, o meu comentário é no sentido do aeglos.

    Não se esqueça que terá que murar tudo (50x100) dá-lhe um muro de 300m. Terá de por umas arvores, tipo pomar, senão fica tudo ao monte e cheio de ervas. Se optar por relva, prepare-se para muito trabalho ou muita despesa (se pagar a alguem).

    Isto depende muito do seu perfil de "agricultor", se gostar de jardim e de trabalhar nisso aos fins-de-semana, é boa opção. Se forem pessoas de cidade ou de apartamento, cuidado, dá muito mais trabalho do que parece. Para não dar trabalho, dá despesa, claro!

    Quanto a questões fiscais, só estou a ver o IMI, mas não deve ser por aí. Faça uma simulação do IMI no site das finanças.
    • aiac
    • 24 agosto 2009

     # 4

    Boa tarde,

    Obrigada a todos pelos vossos comentários que me ajudaram a decidir...efectivamente é um terreno grande demais só para um casal, apesar de ser um bom negócio...

    Vou continuar a minha busca por esse grande Porto fora...! :)
  3.  # 5

    aiac, pode mandar algum link para ver esses terrenos, sff?


    Obrigado
    • aiac
    • 24 agosto 2009

     # 6

    Adriano P:

    Já procurei no site da imobiliária ERA, mas nunca cheguei a encontrar o link...digo isto porque foi a ERA da Maia que me falou neles e que me levou a ver a zona onde eles se inserem. Especificamente é em Sobrado, Valongo, muito perto do acesso ao IC24.

    Se quiser posso-lhe dar o contacto que tenho da ERA. Efectivamente à 1ª vista parece um bom negócio, mas atenção que eu desconheço a situação do terreno a nível camarário, finanças, etc...

    Disponha
  4.  # 7

    Depois de conhecer os custos para fazer algo em tudo o que diz respeito a exteriores, posso dizer-lhe que gastará sempre MUITO num terreno com tais dimensões. Isto se quiser pôr a coisa apresentável. TUDO custa um bom dinheiro numa área tão grande, seja uma simples rede, uma limpeza de terreno, um piso exterior, relvado, agricultura... A menos que dinheiro não seja um problema e considere um "caseiro" 2 ou 3 dias por semana e que seja multifacetado para uma série de áreas.

    Claro que tudo depende do tamanho da casa a implantar e a área de lazer com que conta ficar, no entanto por experiência própria, acima dos 1000m2 já começa a ser complicado um casal dar conta de tudo. Apenas a minha opinião, dado ser só um casal em minha casa num terreno de 1350m2. Doi a cabeça e a carteira...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aiac
 
0.0130 seg. NEW