Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho piso radiante a água com bomba de calor da daikin. Tenho uma casa com 3 pisos e 2 coletores que distribuem o aquecimento pelos pisos.
    Tenho a bomba de calor programada para aquecer a agua a 38 graus e os termostatos da casa todos a 20º.
    Notei que por norma nunca tenho o chao quente em lado nenhum da casa. Tenho ceramica nos wcs e piso flutuante no resto da casa. Se folgar um pouco as cabeças dos termostatos nos coletores começo a sentir o chao quente em toda a casa mas agora tenho receio de estar a fazer asneira em termos de gastos energéticos ou não. O que reparei também é que com as cabeças "soltas" a temperatura da casa aumenta para os 22/23 estando programada para 20.
    Se alguém da área me souber dizer se realmente devo ter as cabeças bem apertadas ou não. é super confortavel andar e sentir o chao quente :)
    • eu
    • 22 novembro 2018 editado

     # 2

    Mexer nas cabeças? Isso não faz sentido nenhum...

    Por acaso já experimentou aumentar a temperatura no termostato para 23 graus ou mais?
  2.  # 3

    Que diz o instalador?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SS1128
  3.  # 4

    Colocado por: euMexer nas cabeças? Isso não faz sentido nenhum...

    Por acaso já experimentou aumentar a temperatura no termostato para 23 graus ou mais?

    Há por aí prh instalado sem termostatos de parede, só cabeças termostaticas na caixa de colector
  4.  # 5

    se tem os trmostatos a 20 graus e a casa estiver a 20 graus... o piso nao trabalha, logo o chao nao fica quente!

    o que voce esta a afazer manualmente pode fazer no termoestato, aumentando a temperatura...
  5.  # 6

    Colocado por: callinas
    Há por aí prh instalado sem termostatos de parede, só cabeças termostaticas na caixa de colector


    sim mas nao vale apena complicar quando o forista diz que tem todos os termostatos em casa a 20º.....
  6.  # 7

    por acaso nunca fiz esse teste de aumentar a temperatura do termostato para 23 por exemplo e ter as cabeças apertadas a ver se a temperatura do chao sobe.

    callinas o instalador diz-me que nao ha problema em folgar as cabeças diz-me que o consumo da energia nao vai aumentar e que posso baixar a temperatura da maquina. agora ja ouvi outras versoes dai querer a opiniao de terceiros.
  7.  # 8

    mas quer quente ou nao quer consumo? tem que optar pelo que quer......
  8.  # 9

    pvarzim, quer o chão quente ou a casa quente?
    Se em alguma divisão quer mais quente, altere no termostato dessa divisão.
    Não invente!
    Para sentir o chão quente tem que estar a circular água a temperaturas já mais elevadas. E nesta altura isso não é preciso.
    E chão quente quer dizer consumos elevados! :)
  9.  # 10

    Pedro Azevedo78, quero sentir o chão quente e ter a casa quente. Se não for possivel os 2 prefiro ter só a casa quente. Se puder ter as duas coisas sem aumentar no consumo de energia perfeito.
  10.  # 11

    Abra as janelas à noite que o piso fica quente ;)
    Concordam com este comentário: nunorocha
  11.  # 12

    Colocado por: alexpAbra as janelas à noite que o piso fica quente ;)
    Concordam com este comentário:nunorocha

    Era mesmo isso que ia dizer. Quando chegar a casa, abre as janelas todas. A casa arrefece, é o prh nesses compartimentos começa "circular", logo fica com o chão quente.
    É claro, aumenta o consumo de energia adicional.
    Deve haver aí alguma afinação por fazer. Aperte com o instalador
  12.  # 13

    Bem já começa aparvalhar a conversa. Sem comentários... Fiquem bem.. Obrigado pelos comentários de jeito que foram postados.
  13.  # 14

    Se mexe nas cabeças e o piso começa a funcionar é porque ou os termostatos estão mal ligados ou nem sequer estão ligados
  14.  # 15

    O cerne da minha questão foi mesmo se um piso programado para ter temperatura ambiente de 20º se é o suficiente para se poder sentir o chão quente ou não. Ou se realmente como aqui alguns disseram, aumentar a temperatura dos termostatos e ver se o chão passa a ficar mais quente ou não.
  15.  # 16

    Colocado por: pvarzimO cerne da minha questão foi mesmo se um piso programado para ter temperatura ambiente de 20º se é o suficiente para se poder sentir o chão quente ou não. Ou se realmente como aqui alguns disseram, aumentar a temperatura dos termostatos e ver se o chão passa a ficar mais quente ou não.

    Mas afinal quer andar descalço sem meias é isso?
    Alguem disse por aqui que o prh nao é ter o chao quente, é ter a sensaçao de conforto sem ter frio.
    Concordam com este comentário: callinas, jorgealves
  16.  # 17

    Colocado por: pvarzimPedro Azevedo78, quero sentir o chão quente e ter a casa quente. Se não for possivel os 2 prefiro ter só a casa quente. Se puder ter as duas coisas sem aumentar no consumo de energia perfeito.

    As duas pode ter.
    Pode é nao ter a casa a 20ºC, mas sim a 23 ou 24! E os consumos sempre a aumentar!
    Se quer sentir o chão quente é so aumentar os termostatos...
    Quanto menos "quente" sentir o chão mais esta a poupar. :)
    Concordam com este comentário: jorgealves
  17.  # 18

    Colocado por: pvarzimO cerne da minha questão foi mesmo se um piso programado para ter temperatura ambiente de 20º se é o suficiente para se poder sentir o chão quente ou não. Ou se realmente como aqui alguns disseram, aumentar a temperatura dos termostatos e ver se o chão passa a ficar mais quente ou não.


    Como aí disseram, para perceber se está a funcionar é aumentar a temperatura nos termostatos. Se não funcionar, apertar com o instalador. Se funcionar, procurar o equilibrio entre a sua sensação e o custo da manutenção da temperatura que para si é de conforto...
  18.  # 19

    Pode por exemplo baixar um pouco a temperatura de impulsão afim de demorar mais tempo a atinjir os 20 graus programados mas fiquei sem perceber se os termostatos estão a funcionar ou não
  19.  # 20

    Colocado por: Sergio RodriguesPode por exemplo baixar um pouco a temperatura de impulsão afim de demorar mais tempo a atinjir os 20 graus programados mas fiquei sem perceber se os termostatos estão a funcionar ou não

    Pois, mas aí cada vez sente menos quente o chão... 😁
    Mas isso é o correcto. A menor temperatura possível que dê para manter a temperatura pedida.
    Eu cá prefiro euros no bolso em vez de um chão mais quente!
 
0.0209 seg. NEW