Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Não sei se é ignorância minha mas, compensa ao patrão, neste caso um arquitecto num gabinete, contratar um freelancer e pagar-lhe 10 euros á hora por trabalhos. Em vez de contrata-lo para trabalhar no próprio gabinete e pagar-lhe apenas 5 euros á hora? Em ambas as situações não existem contratos (nada assinado) e em ambos os casos a pessoa contratada, passa recibos verdes.
    Qual é a diferença então?
  2.  # 2

    flopes,
    DUAS respostas:
    1. É ILEGAL contratar uma pessoa a recibos verdes, para trabalhar das 9 às 18h num gabinete (ou, por exemplo, a dar aulas de natação numa piscina).
    Tudo o que seja com horários de entrada, a cumprir ordens de um superior, etc., NÃO PODE ser considerada uma profissão liberal e passar recibos verdes.
    O patrão pode vir a dar-se mal. Basta haver alguém que se lembre de ir ao Sindicato (ou à Inspecção de Trabalho) e tem um processozito garantido em Tribunal.

    2. O custo do equipamento informático, do mobiliário, da electricidade, do papel higiénico :-), etc. que consome (mais) uma pessoa no gabinete, pode fazer uma diferença maior que 5 euros/hora.
 
0.0078 seg. NEW