Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a fazer uma remodelação total, e tenho tido problemas com o empreiteiro.

    Deu-nos um orçamento inicial, e acordámos que nós podíamos comparar orçamentos de janelas, portas, etc, e escolher outros fornecedores se quiséssemos. Ou então eles tentavam acompanhar o valor. Agora vão impondo valores com margens altíssimas nalguns casos. Ou então se formos nós a comprar aumentam muito os valores de montagem. Sempre que perguntamos quanto custa isto ou aquilo, dão um valor e nós dizemos "OK", depois quando vem escrito já traz mais 20 ou 30% em cima, e dizem que o outro valor nunca tinha sido falado...

    A ideia era demorar alguns meses na remodelação, mas passado vários meses, a obra ainda está numa fase inicial. Faltam mais vezes do que aparecem, tudo a conta-gotas. Pediram-nos uma parte significativa do valor acordado para pedir materiais, mas até agora não temos nada em obra (ainda não está nessa fase, dizem).

    Supostamente iriam à obra todos os dias verificar, e o gestor da obra não aparece há mais de um mês.

    Enviámos alguns mails, um deles que lhes dá um prazo curto para fazerem o plano da obra e um novo orçamento com as alterações pedidas. Não respondem. Poucas vezes atendem o telefone.

    Inicialmente queríamos que fizessem interior e exterior, neste momento já estamos com vontade de terminar as casas de banho, paredes, instalação elétrica, janelas, e... "até sempre!"

    O que nos aconselham a fazer nesta situação tão incómoda?

    Obrigado
  2.  # 2

    Existe um contrato escrito?
    Qual o valor do orçamento?
    A empresa tem alvará do IMPIC? http://www.impic.pt/impic/
  3.  # 3

    Não chegámos a fazer contrato escrito. Mas a ideia era fazer.
    O orçamento ronda os 60k + iva
    Não me parece que tenham alvará, mas é só uma remodelação, não há alterações.
  4.  # 4

    Colocado por: zalleO orçamento ronda os 60k + iva

    É obrigatório contrato escrito a partir de 16.600€

    Colocado por: zalleNão me parece que tenham alvará, mas é só uma remodelação, não há alterações.

    Só uma empresa com alvará emitido pelo IMPIC poderia fazer essa obra, se não salvaguardou isso, colocou-se a jeito.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  5.  # 5

    Mesmo tratando-se de remodelação é necessário ter a documentação em dia.
  6.  # 6

    Colocado por: ADROatelierMesmo tratando-se de remodelação é necessário ter a documentação em dia.

    Exatamente as mesma exigências que uma obra nova.
    Apenas difere na necessidade ou não de alvará, dependendo do valor da obra, pode ser necessário apenas certificado de empreiteiro de obras publicas ou particulares
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  7.  # 7

    Não só o alvará - capacidade técnica.
    E seguros...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  8.  # 8

    Agradeço todos os comentários, mas podem ajudar-me na questão inicial?

    Obrigado
    Concordam com este comentário: joaosantos
  9.  # 9

    Colocado por: zalleAgora vão impondo valores com margens altíssimas nalguns casos.

    Cada empresa é livre de praticar os preços que quer.

    Colocado por: zalleSempre que perguntamos quanto custa isto ou aquilo, dão um valor e nós dizemos "OK", depois quando vem escrito já traz mais 20 ou 30% em cima, e dizem que o outro valor nunca tinha sido falado...

    Enquanto não estiver escrito nada tem valor.

    Colocado por: zallePediram-nos uma parte significativa do valor acordado para pedir materiais, mas até agora não temos nada em obra (ainda não está nessa fase, dizem).

    Asneira!

    Colocado por: zalleO que nos aconselham a fazer nesta situação tão incómoda?

    Reunião urgente com o responsável pela obra para acertarem todos os pormenores por escrito
  10.  # 10

    Cada empresa não é nada livre de praticar os preços que quer, por exemplo as regras anti-dumping são um dos exemplos.
  11.  # 11

    Colocado por: Diogo999as regras anti-dumping são um dos exemplos.

    As regras anti-dumping não são aplicáveis a esta situação
  12.  # 12

    Colocado por: PicaretaÉ obrigatório contrato escrito a partir de 16.600€


    Caro Picareta, esta informacao pode ser me muito util. Isto esta estabelecido na lei? Em que regime ou diploma? Obrigado
  13.  # 13

    Colocado por: zedasilva
    As regras anti-dumping não são aplicáveis a esta situação

    Tem razão, esqueci-me que neste ramo é sempre para cima, nunca para baixo.
  14.  # 14

    Colocado por: JPCorreiaIsto esta estabelecido na lei?

    Lei nº 41/2015 de 3 de junho
    artigo 26º
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JPCorreia
  15.  # 15

    Colocado por: Diogo999
    Tem razão, esqueci-me que neste ramo é sempre para cima, nunca para baixo.

    As regras anti-dumping são para produtos de exportação. O que não é o caso.
    No máximo poderíamos estar a falar em carteis
  16.  # 16

    Remodelação de 60.000 euros + IVA+ sem contrato e orçamento escrito? Boa sorte!
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  17.  # 17

    Como solução, procurando evitar que o problema cresça, pode fazer o seguinte:

    contrate um arquitecto/engenheiro que faça a medição dos trabalhos já executados e estime valores para o que falta executar.
    Acerte contas e faça um contrato nestes novos pressupostos.
  18.  # 18

    Colocado por: ADROatelierComo solução, procurando evitar que o problema cresça, pode fazer o seguinte:

    contrate um arquitecto/engenheiro que faça a medição dos trabalhos já executados e estime valores para o que falta executar.
    Acerte contas e faça um contrato nestes novos pressupostos.


    Até que enfim uma ajuda...

    Obrigado, é nesse sentido que estou a trabalhar.
  19.  # 19

    Colocado por: zalleAté que enfim uma ajuda...

    Se quer ajuda também tem que colaborar, fiz-lhe 3 perguntas logo ao inicio e você não respondeu.
    Concordam com este comentário: Diogo999
  20.  # 20

    EDITADO
    Tivesse eu googlado mais um bocado antes de escrever... =) Já encontrei a Portaria n.º 119/2012.
    Obrigado a todos.
    EDITADO


    ::::::: IGNORAR :::::::::
    Colocado por: zedasilvaLei nº 41/2015 de 3 de junho
    artigo 26º


    Caro zedasilva, já vi o diploma. Mas não encontro o "limite fixado para a classe 1". Alguma portaria onde tenham sido publicados os valores das empreitadas? Preciso mesmo perceber de onde vêm os 16.600 euros referidos pelo Picareta, porque isso pode ajudar-me a resolver um litígio que tenho em mãos...
    ::::::: IGNORAR :::::::::
 
0.0208 seg. NEW