Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Gostaria que me pudessema ajudar na seguinte questão:

Tenho uma casa antiga, (1940) em que tive de colocar canalização nova a sair do esquentador e a passar por uma casa de banho dentro da cozinha; penso que eram tubos multicamadas. Nessa altura fiquei sem gas e não passou agua quente pelos tubos. No ano passado quando voltei a usar o esquentador tive varias infiltracões e os canos novos que estavam colocados por fora da parede na casa de banho começaram a dar de si e deitavam agua. Chamei um novo empreiteiro que me disse que teria de mudar tudo, e assim foi, paguei o trabalho novo. Mudou mas tb para tubos brancos (penso que são multicamadas fui la ver e consegui ver estas letras no tubo: 53961-EX 25/10/2008 067mC). Ora aquilo quando se usa agua quente as juntas todas cederam, parece que o tubo dilatou, veio ca outra vez o canalizador na sexta feira passada (14-08-09) apertar os tubos e ate colocou umas anilhas nas juntas mas hoje (17-08-09) com o uso constante de agua quente o tubo rebentou e chove na casa de banho da cozinha. Estou sem agua. Eles veem cá amanha e eu acho incrivel como é que eles não têem conhecimento que tubos destes nao podem ser postos depois do esquentador. Eu não sei mas descobri agora pelo vosso forum. MAs nao sei qual a melhor solução. Alguma sugestão?? Terei de discutir a solução amanha. Será que os tubos de cobre são a solução? Ou inox??? Quem me garante que aguentam água quente que sai do esquentador? Esta "luta" com os canos já vem de 2007 e parece que não há solução ha vista. Agradecia uma resposta rápida e esclarecedora.

Filipa
    • eu
    • 18 agosto 2009

# 2

Mas a que temperatura é que a água sai do esquentador? Vem a ferver ?
  2.  # 3

Colocado por: euMas a que temperatura é que a água sai do esquentador? Vem a ferver ?

Antes vinha mesmo muito quente, chamei os homens da vulcano e nao me diminuiram a temp. diziam que o esq. era velho mas o canalizador na sexta passada regulou-me a chama para ser mais baixa. Mesmo assim os canos dilataram e as juntas cederam (Esquentador Vulcano - ref 837 FD 467 00036(?), 12 bar).

Agradeço sugestões. Porque ou mudam para canalização de cobre (ouvi dizer que é a mais resistente) ou terei de contratar outro empreiteiro que o faça...nao sei o que fazer.
    Fmoraes
  3.  # 4

O tubo multicamada é homologado para funcionar com água quente, no entanto deve ser tida em conta a temperatura máxima que vem inscrita no mesmo.
    Há tubos que apenas dão até 65º, e outros que vão até aos 95º.
    No entanto á saída do esquentador e para prevenir os abrasões que ás vezes sucedem devido a avarias do esquentador (por exemplo desligar a água e o esquentador continuar com a chama acesa ou tardar a apagá-la), deve ser colocado um troço de galvanizado ou inox, em pelo menos 2 metros.

Repare que estes tubos são os que equipam muitas habitações de raíz, e não tenho notícia de algo semelhante ao que relata, inclusivé eu aplico tubo multicamada e até hoje não tenho qualquer problema. Em aquecimento central também são muito usados e por vezes a temperatura da água no circuito anda na casa dos 90º ou lá perto, e os tubos não se queixam, pelo menos até agora e que eu tenha conhecimento, já me aconteceu foi acessórios defeituosos ou o´rings dos mesmos traçados ou mesmo cortados, pelo que foi necessário substituí-los, mas isso por norma aparece logo ao fim de uns minutos de estar a tubagem em carga, e com a dilatação e contracção por via das águas quente e fria tende a acentuar a pingadeira, mas com acessórios em condições isso não acontece.

Será que está a ser bem aplicado?
    Será que quem o aplica está a aplicar tubo de uma marca e acessórios de outra?
    Será que quem o aplica utiliza as matrizes indicadas para aquele tubo e acessórios?
    Será que a máquina que aperta o tubo não está a fazê-lo nas devidas condições ou as matrizes?

É que já vi ser aplicado tubo de uma marca e acessórios de outra, e o resultado ser o que relata, ou simplesmente o tubo e acessórios serem da mesma marca mas as matrizes serem de outra, o que perfila um resultado semelhante ao que relata.

No entanto é daquelas coisas que falar é muito bonito, mas no local é que se consegue perceber o porquê das coisas, mas aquele troço metálico de 2 metros após o esquentador, deve ser tido sempre em conta.

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmoraes
    • AnaT
    • 18 agosto 2009

# 5

Mas que loucura...

Eu tive de refazer a canalização (quente e fria) da casa toda no mês passado...

O canalizador retirou os canos antigos e instalou os novos. Deixou tudo "à carga" durante 24 horas para ver se não havia fugas (parece que, de noite, há mais pressão nas canalizações). Experimentou-se a água quente (esquentador normalissimo da Vulcano a gás de cidade).

Os canos da água quente foram colocados dentro duma "manga" para manter a temperatura da água durante o percurso do esquentador até aos banhinhos...

Foram feitos uns ligeiros ajustes na ligação ao contador e na ligação à misturadora da banheira (pingava um pouco). Após esse ajuste, tudo bem. Nem uma gota onde não deve...

O homem não levou barato mas parece que sabe o que faz.
  4.  # 6

Muito obrigada pelas respostas. De facto vão colocar novos tubos inox nos locais onde há mais juntas na casa de banho e logo a saida do esquentador, mas no troço por dentro da parede que nao tem juntas, grande cano inteiro a direito, vao deixar como está porque realmente nao houve fuga nenhuma pois nao havia curvas nem juntas. que Dizem-me que o problema não é dos tubos mas sim do esquentador porque a temperatura da água derreteu a borracha que tinham colocado a volta dos tubos nas juntas. Eu já liguei para o técnico da vulcano ja ca veio uma vez e nao me fez nada nem reduziu a temp da agua que sai do esquentador. Depois de me terme feito nova canalização na cozinha e casa de banho com tubos que nao aguentavam agua quente e depois de sucessivos remendos e reapertoes, vao mudar a canalização para inox. Nao penso que me devam cobrar por isso mas aceito sugestões. QUe pesadelo.
    • eu
    • 25 agosto 2009

# 7

Bem me parecia que a água estaria a sair demasiado quente do esquentador...

Isso, além de danificar as canalizações, pode ser muito perigoso (risco de queimaduras, principalmente em crianças) pelo que lhe sugiro que arranje o esquentador. Uma temperatura de saída de 45 graus deve ser suficiente... digo eu...
  5.  # 8

fmoraes..

então..novidades??

já conseguiu resolver o problema??

essa das borrachas derreterem com água quente é nova!!

primeiro teria muitas para derreter........"as do esquentador"...e não são poucas..........(so se o esq. for do século passado)..e mesmo assim tem algumas.

num equipamento com sistemas de segurança em todos os sentidos isso é impossível acontecer.

algo se passa para além disso,tem de haver algo mais..................
  6.  # 9

Colocado por: aprendizfmoraes..

então..novidades??

já conseguiu resolver o problema??

essa das borrachas derreterem com água quente é nova!!

primeiro teria muitas para derreter........"as do esquentador"...e não são poucas..........(so se o esq. for do século passado)..e mesmo assim tem algumas.

num equipamento com sistemas de segurança em todos os sentidos isso é impossível acontecer.

algo se passa para além disso,tem de haver algo mais..................

Caro aprendiz.

Não diga aquilo que desconhece.
    Não me meti na outra conversa, porque acho que não devo, agora se vem para aqui falar daquilo que desconhece e desconhece profundamente e não superficialmente, abstenha-se de comentar seja aquilo que fôr.
    Pelos vistos veio para aqui para arranjar confusão, e semear a discórdia.
    Sei o que estou a dizer, eu próprio já comprovei os factos que relatei, e quando vier falar de aparelhos de queima comigo, meta-se em sentido e coloque-se na fila.

Em suma se não sabe, perdeu uma grande oportunidade de estar calado.

Não sei como a administração do fórum ainda não o advertiu, mas não deve faltar muito.
    Se quer participar e partilhar os seus conhecimentos, muito bem, se não quer partilhar os seus conhecimentos muito bem na mesma, é questão de não responder, agora postar e não dizer nada, mais vale estar quietinho e não andar a enganar as pessoas que pedem ajuda ou que procuram explicações para aquilo que lhes sucede.

Cumps
  7.  # 10

Boa noite

Muito Obrigada pelas respostas, estou num impasse.
    O técnico da Vulcano veio cá e disse-me que mudou o regulador de temperatura, (sinceramente já não me lembro como se chama mas pareceu-me um termómetro específico do esquentador) e não me iria cobrar por isso, no entanto a sua visita custou-me 50€, não sei se reclame com a Vulcano, pois em Março já tinha chamado um técnico pois tinha problemas que o esquentador não disparava quando abriamos a água quente, deve ter regulado aquilo de tal forma que agora o esquentador dispara mesmo após fecharmos a água quente, nem este último técnico alterou este padrão. Continua a disparar apos a água quente ter sido fechada.
    O canalizador continua a dizer que a água sai muito quente (e de facto ainda sai, se colocar a minha mão no cano de inox queimo-me e sai imenso vapor da torneira de agua quente tal não é a temperatura) mas alterou-me alguns canos para inox. Deixou ainda a parede aberta que tinha o cano multicamadas perto do esquentador e diz que se tb esse rebentar (agora com a parede aberta) irá ter de ver se foi defeito de fabrico dos tubos pois nunca tal lhe tinha acontecido.

Deste modo fiquei com dois buracos na parede até ver....o canalizador já está cansado de vir cá (mas o trabaho tem garantia de 5 anos por isso isto tem de ficar resolvido) e quando lhe falei deste forum e lhe falei do esquentador nunca mais largou a hipotese do problema ser do esquentador.

Como não tenho termometro que vá aos 100ºC não consegui fazer a prova dos nove com o técnico da Vulcano cá em casa e naturalmente confiei. MAs os canos inox aquecem mesmo muito.

Caro aprendiz, o esquentador obviamente é do século passado vim cá morar em 2000 e já havia este esquentador dos últimos moradores, a casa é antiga, por isso se for de 1995 já é do século passado. A máquina de lavar louça tb é pelo menos de 1987 isto tudo é do século passado.

Muito obrigada por todos os eclarecimentos voltarei a contactar o fórum.
  8.  # 11

ao Sr. BARBA NEGRA.....

em vez de me questionar porque não tentou ajudar o senhor sendo um técnico,pelos vistos a fila é grande como disse mas para me atacar arranjou tempo.

e quem é você para mandar calar seja quem for???

a administração do fórum apenas terá que ser imparcial e se não o for comete uma injustiça!!

quero que me digam se faltei ao respeito a alguém no fórum !!
  9.  # 12

Mais uma vez alguém arranjou tempo para conflitos........

se o seu problema é a partilha de conhecimentos,então partilhe..PARTILHE..ajude o senhor que ainda não resolveu a situação
  10.  # 13

fmoraes..

lamento a situação.
    • eu
    • 26 agosto 2009

# 14

fmoraes, tem aí um problema grave no esquentador. Se não resolverem o problema, pense em comprar um novo...
  11.  # 15

Boas,

Como já percebeu o problema está no esquentador, tem que arranjar maneira de reduzir a eficácia deste, p.e. reduzindo o débito de gás, ou aumentando o débito de água.
  12.  # 16

fmoraes..

a minha opinião clara e frontal é o senhor substituir o esquentador........

senão além de gastar dinheiro hoje amanha e depois daqui a pouco tem a casa destruída(buracos)..........e o esquentador não vale isso
  13.  # 17

fmoraes, vamos por partes.
    O técnico da Vulcano cobra-lhe a deslocação, mão de obra e peças se o aparelho não estiver na garantia.
    Pelo que percebi não está, mas também não nos disse o modelo do aparelho, poderá vê-lo na estiqueta situada no chassi do esquentador e geralmente está na parte inferior esquerda, de forma a que se espreitar por baixo consegue ver e o modelo começa com um W?????? /?

Agora pelo que percebi, o técnico não fez o trabalho correctamente, pois eles dispões de caudalímetros, que serve precisamente para verificar no local da instalação qual o débito de água e a temperatura a que a mesma sai.
    A água sair quente e queimar a mão quando toca no tubo de inox é normal, pois o aparelho faz um ΔT de 50º, logo significa que a temperatura de saída de água quente do aparelho nesta altura do ano rondará a casa do 68 a 72º o que será normal para a máxima potência e o caudal mínimo.
    No entanto já não é normal quando abre as torneiras estas deitarem vapor de água, porque isso perfila que a água está a ultrapassar os 100º (temperatura de ebulição).
    Como tal todo o tubo multicamada que apanhou com esse abrasamento, não derreteu mas retraiu, ou seja a camada de pex interior retraiu e em certos pontos acaba por quase tapar a passagem de água.

No entanto todo o problema em questão se centra no esquentador e em más avaliações além de más prestações de serviço por parte do concessionário da Vulcano da sua zona, porque pelo que diz que o esquentador se liga sózinho (suponho que seja um inteligente que parece que perdeu a memória e ficou apenas com uma vaga ideia das suas funções), penso que liga sózinho mas apenas o pavio, mas passado pouco tempo apaga-se, será isto?
    Julgo que o problema e há-de reparar, será quando fecha a água quente, os queimadores mantêm-se acesos por mais uns 15 segundos até apagarem, o que levará a um aumento súbito da temperatura, que poderá ir até aos 100º e assim danificar-lhe o tubo de multipex.

No caso de ser este o problema, terá 2 alternativas:
    1 - Ligar para a Vulcano mesmo, e fazer um barulho de tal ordem pedindo responsabilidades á marca, e esta por sua vez pedi-las-á ao concessionário, uma vez que este não ajuízou por 2 vezes correctamente o problema, e possívelmente irá lá um responsável da Vulcano acompanhado do concessionário.

2 - Comprar um esquentador novo, e resolver logo o problema, assumindo assim todos os prejuízos.

Cumps
  14.  # 18

Colocado por: aprendizao Sr. BARBA NEGRA.....

em vez de me questionar porque não tentou ajudar o senhor sendo um técnico,pelos vistos a fila é grande como disse mas para me atacar arranjou tempo.

e quem é você para mandar calar seja quem for???

a administração do fórum apenas terá que ser imparcial e se não o for comete uma injustiça!!

quero que me digam se faltei ao respeito a alguém no fórum !!

Caro aprendiz.

Eu ajudo no que posso, e onde posso, ao contrário de si que apenas aqui anda para gerar conflitos e confusões, metendo-se onde não é chamado, escrevendo com muitos ...... (perfilando alguém que quer dizer algo mas parece que se lhe varreu de momento), utilizando ????? a mais e sobretudo não respondendo a porra alguma.
    E não o mandei calar-se como afirma, apenas lhe disse para se abster de comentar o que desconhece, pois acaba por passar por ignorante cada vez que escreve conforme pode constatar, e além disso parece que lê os posts na diagonal, além de que se reparar niguém lhe liga peva, basta olhar para o seu tópico com cento e tal posts, e respostas ao que lhe perguntam são 0 (zero), responde apenas com mais perguntas, típico de quem não sabe e anda a ver se aprende (talvez daí o nick de aprendiz).
    Possívelmente estaremos na presença de mais um encanalizador e não de um canalizador.

Já agora, agradeço que não responda, e se o quiser fazer faça-o no seu tópico, lá poderá dizer aquilo que lhe apetecer que eu não lhe respondo, aqui é um tópico de um utilizador que necessita de ajuda, e se não o sabe ajudar, por favor não estrague, e deixe para quem o possa fazer, porque há aqui mais pessoas que o poderão fazer além de mim.
    Agradecia que a administração não deixasse que tópicos destes ou de qualquer outro género, sejam estragados com conversas sem nexo, perpetrados por pessoas que comprovadamente já mostraram que apenas pretendem fazer spam.
    Basta que cada vez que escrevam e não respondam a nada do que é perguntado, começando a divagar e brincando com os .... e os ?????, se edite o que foi escrito, ficando vazio daquilo que não interessa, e pode ser que passem a ser um pouco mais objectivos nas intervenções.

Cumps
  15.  # 19

Na sequencia da queixa e da vulcano me ter assegurado um esquentador novo, eu recomecei a usar um termocacumulador (antigo da casa de banho) enquanto o esquentador não vinha. No entanto o termoacumulador acabou de se romper e alagou-me a cozinha.

Será ainda possivel reparar este cilindro? Fechar onde está a verter água? è que seme squentador e termoacumulador fiquei sem água quente. Alguém me poderá aconselhar empresas de urgencias que reparem cilindros antigos? O cilindro penso que é da marca Stielbel Elecrton não consegui ver bem.

Obrigada
  16.  # 20

Stielbel??.deve estar fora de questão,é vitrificado,não tem reparação.
    mas tente com o importador.

0.0215 seg. NEW