Iniciar sessão ou registar-se
    • Jnco
    • 27 novembro 2018

     # 1

    Bom dia,

    Estou a remodelar o R/C da minha moradia, trata-se de uma construção com 40/50 anos, paredes semi-enterradas num dos topos e laje encostada diretamente ao solo. O reboco de todas as paredes interiores apresentam sinais evidentes de humidades por capilaridade estando "podre" a 40/50 cm da laje, entretanto já foi picado tudo à volta e será rematado de novo. Arranquei os tacos, parti o chão todo até à terra (tinha apenas uma camada de 10 cm e a terra está húmida) e agora pretendo reconstruir da melhor forma possível de modo a não ter problemas com estas humidades provenientes do solo. Através da leitura de vários tópicos, estou a pensar rebaixar o terreno interior cerca de 15cm, aplicar geotextil e encher com brita, mas continuo com dúvidas relativamente ás restantes camadas, se me puderem dar a vossa opinião/conselhos agradecia.

    Muito obrigado!
  1.  # 2

    Partiu o chão. Tem hipóteses de fazer drenagem interior?
    No exterior, na zona das paredes enterradas, tem hipóteses de fazer drenagem?
    Concordam com este comentário: SS1128
    • Jnco
    • 27 novembro 2018

     # 3

    no interior não sei bem, talvez metendo um dreno com ligação direta á rede de esgoto, será viável? o terreno está húmido mas não é pantanoso..agora pelo exterior neste caso é difícil fazer escavações para drenagem.
  2.  # 4

    Colocado por: Jncometendo um dreno com ligação direta á rede de esgoto, será viável?

    Legalmente não pode ligar o sistema de drenagem ao esgoto. No máximo à rede de águas pluviais.
    Por cima da brita tem que levar um sistema de impermeabilização. O ideal era que pudesse subir igualmente nas paredes
    • Jnco
    • 27 novembro 2018

     # 5

    ok..é possível ligar à rede de aguas pluviais. E qual seria o melhor sistema de impermeabilização?
  3.  # 6

    Colocado por: JncoE qual seria o melhor sistema de impermeabilização?

    Depende das condicionantes da obra.
    Sendo uma recuperação existem sempre algumas condicionantes
    • Jnco
    • 27 novembro 2018

     # 7

    e quais são as condicionantes?
  4.  # 8

    Colocado por: Jncoe quais são as condicionantes?

    Paredes existentes, cotas de soleira etc
    • Jnco
    • 27 novembro 2018

     # 9

    e como é que posso definir isso?
  5.  # 10

    Se puder meta aqui umas fotos para o pessoal poder opinar melhor.
    Da zona exterior enterrada tb
 
0.0142 seg. NEW