Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vou substituir a telha existente em betão por telha marselha. as quais estão rematadas nas empenas por muretes guarda fogo.
    Haverá algum inconveniente de eu com as telhas marselhas, nas empenas as embeber nos muretes existentes? O pedreiro disse que teria de manter a mesma solução, porque há uma empena que não é contínua, a vertente a meio é mais estreita.
    Eu ponho esta questão ao forum, mais com o objetivo de se discutir a eficácia dos muretes de remate das telhas onde elas ficam encastradas, porque eu tenho infiltrações através deles para o interior do sótão.
  2.  # 2

    A solução mais eficiente é uma caleira em zinco. A caleira é chumbada no guarda fogo / empena. E a telha fica acima da caleira.
  3.  # 3

    Sim concordo, mas o guarda fogo continua lá a sugar a água da chuva para o interior.
  4.  # 4

    Colocado por: manueteixeirao guarda fogo continua lá a sugar a água da chuva para o interior.

    O guarda fogo é protegido no topo pela caleira.
    Na lateral é rebocado e pintado
  5.  # 5

    Manuel Teixeira Normalmente não é pelo guarda fogo em si. É pela uniao do guarda fogo ao sistema de cobertura que tem.

    Ao colocar uma caleira chumbada no guarda fogo, as águas que escorrem pela parede interior do guarda fogo são retidas pela caleira (porque esta entra 2 a 3cm dentro do reboco do guarda fogo, se for tudo feito como mandam as regras)

    Tem 2 hipoteses:
    Ou repara e pinta o guarda fogo para evitar pequenas infiltraçoes que possam haver (mas mantenha sempre a caleira)

    Ou se o guarda fogo for baixo, pode colocar uma chapa em "u", invertido, cuja aba interior que fica virada para o telhado desce abaixo do nivel da aba da caleira. Ou fazer tudo em zinco.
    A caleira vir debaixo da telha, segue até ao guarda fogo, sobe até ao topo do guarda fogo e depois dá a volta. O ideal é fazer isto em 2 peças por causa das dilatações.
  6.  # 6

    Caro Martins, percebi a solução da caleira em zinco e da extensão para o guarda fogo, mas pergunto se ainda existe alguém que fabrique caleiras e rufos por medida em chapa zincada e porque não em alumínio lacado?
  7.  # 7

    Colocado por: manueteixeiraCaro Martins, percebi a solução da caleira em zinco e da extensão para o guarda fogo, mas pergunto se ainda existe alguém que fabrique caleiras e rufos por medida em chapa zincada e porque não em alumínio lacado?


    Pelos simples facto de que eu encontro telhados com 30 anos cujos, rufos, caleiras, algerozes em zinco, quando são bem feitos, e bem aplicados, precisam apenas de uma manutencão para continuar a funcionar mais 10 15 ou 20 anos. Basta uma soldadura nas juntas, e o que precisa normalmente de revisão após 10 anos sao os guarda fogos, os rebocos, etc...

    Peças destas em aluminio, ou chapa zincor, que aguentassem tanto tempo e tenham a trababilidade do zinco, nunca vi nenhuma!

    Outro problema é o pessoal que pões telas e membranas em cima do zinco... aí depois não há nada a fazer. É arrancar tudo e fazer novo.
 
0.0118 seg. NEW