Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Qual é a vossa experiências com escadas suspensas, aquelas onde os degraus ficam apoiados exclusivamente na parede?
    Assumindo degraus de 1,20m, na extremidade, no ponto oposto onde ela está segura, sente-se fragilidade?
    Nos pontos onde os degraus estão fixados começa a abrir brechas da deslocação sistemática das pessoas ao longo da escada?

    Obrigado
  2.  # 2

    Caro Electrão:

    Uma escada com degraus suspensos como pretende, funciona exactamente como uma varanda.
    Enquanto uma varanda pode ter cinco ou mais metros de comprimento, aqui há troços de 25 ou 30 cm.
    É necessário executar uma viga inclinada, devidamente calculada, onde os degraus se apoiam.
    Digamos que esta viga terá "a olho" uma secção de 25 cm de largura e uma altura de 40 cm.

    Estou a pensar numa estrutura de betão armado.

    Vitruvius
  3.  # 3

    Afinal já alguém tinha começado a discussão neste tópico:

    https://forumdacasa.com/discussion/1614/degraus-suspensos/

    estou a tentar encontrar mais informações sobre isto, visto que pela leitura do tópico acima, não parece ser assim fácil. :(
  4.  # 4

    Penso que seja isto que pretende.



    É possível, mas é uma situação que tem que estar previamente estruturada. Deve passar por levar uma estrutura metálica cravada na parede onde saem uns suportes em ferro para suportar os degraus e para encaixar no interior dos mesmos.

    Cump.
    Lucilio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoaoCar, mandrongo
      2.jpg
  5.  # 5

    Entretanto encontrei mais uma solução na net:

    Os degraus foram fixados na parede com duas cantoneiras de metal fixadas nos dois lados da madeira e logo depois chumbados parede adentro (Denart Marcenaria). Do outro lado, tirantes de aço de 8 mm, instalados na viga de concreto com buchas de aço escovado, foram parafusados aos degraus, com espelho (altura) de 17, 5 cm. O pequeno corrimão de vidro temperado, preso com parafusos, mantém um espaçamento de 4,5 cm da parede para garantir conforto ao usuário.
      degrau suspenso.JPG
  6.  # 6

    Vê-se mesmo que não têm criancinhas lá em casa
  7.  # 7

    Colocado por: AugstHillVê-se mesmo que não têm criancinhas lá em casa


    ;)

    Vi esta solução com grade.
      ac255_44_bem_iluminada_04.jpg
  8.  # 8

    Esta não fica também nas fotografias para as revistas ;)
    De qualquer forma, criancinha que se preze consegue arranjar maneira de fazer estragos, nem que seja no meio de um campo de futebol vazio
  9.  # 9

    Eu tenho um bébé, mas acho óbvio, nem que não o tivesse, que a escada tenha corrimão ou outro acessório que minimize o risco de queda. Pensava até que era imposto por lei.
    E a escolha desta escada, não foi minha, foi do arquitecto. Por isso quero saber até que ponto pode ficar bem implementado e com que nível de segurança posso contar.
  10.  # 10

    Colocado por: electraoE a escolha desta escada, não foi minha, foi do arquitecto.


    Nem imagina a celeuma que vai causar com esta frase... E desta vez com razão a meu ver...
  11.  # 11

    não pretendo atacar ninguém,.., até porque gosto bastante da escada. Mas quando me apresentam soluções novas, gosto de saber um pouco mais sobre elas....

    Parece-me legítimo :)
  12.  # 12

    É uma solução técnica para ser resolvida por engenheiros.
    Os arquitectos concebem, os outros estruturam.
    Não tem nada de especial.
    Na estrutura coloca um perfil de ferro em U na parede da escada, onde já se encontram furos com porcas do lado interior da parede e de onde saem parafusos ou varões roscados com a dimensão (secção) necessária para os vários vãos (degrus).
    Na fase final coloca as madeiras que são atirandadas no topo por 2 porcas.
    Por fim a carpintaria procede ao fecho em madeira dos topos dos degraus.
    É obvio que é tudo calculado e não mexe mas a secção das madeiras terá de ser de mais de 5 cm.
    Faz um efeito moderno e extremamente bonito! Já se vai vendo por aí em casas de melhor qualidade.
    Atenção o conjunto não é barato, mas não se vê como foi realizado.
    O melhor exemplo será o do post #4.

    Esqueçam a solução de betão que não conseguem nunca fixar convenientemente os degraus, por melhores que sejam as buchas e não se consegue acertar em tosco no local certo dos degraus.
  13.  # 13

    Na estrutura coloca um perfil de ferro em U na parede da escada, onde já se encontram furos com porcas do lado interior da parede e de onde saem parafusos ou varões roscados com a dimensão (secção) necessária para os vários vãos (degrus).
    Na fase final coloca as madeiras que são atirandadas no topo por 2 porcas.
    Por fim a carpintaria procede ao fecho em madeira dos topos dos degraus.


    Por acaso não tem um esboço como o que coloquei no post 5? :)
  14.  # 14

    Este tipo de escada não é nenhuma novidade/modernidade os nossos construtores de castelos e muralhas já cravavam pedras de granito á parede,
    O que resulta melhor estrutura toda em metal forrado a formas e materiais que quiser
  15.  # 15

    Um duvida...


    Executar uma escada numa vivenda, ficando sem corrimão e câmara aprova?
  16.  # 16

    E a câmara consegue lá ver, à esc. 1/100, se a escada tem corrimão ou não...
  17.  # 17

    Mas quando vai fazer a vistoria final , será que aprova?
  18.  # 18

    Colocado por: AugstHillE a câmara consegue lá ver, à esc. 1/100, se a escada tem corrimão ou não...


    Já tive um colega da Câmara que num projecto de um edifício multifamiliar á escala 1/100 conseguiu descobrir que a caixa do correio não tinha as medidas regulamentares (+- 30cm x 7cm)
    Muitas das obras de "revista" não tem corrimão, caso haja problemas há sempre um seguro de responsabilidade profissional que pode ser activado.
  19.  # 19

    Colocado por: vasco tomeMas quando vai fazer a vistoria final , será que aprova?


    No meu caso, foi uma vistoria "técnica" (penso eu que seja este o nome), nem sequer entraram na moradia. Só viram o passeio exterior e guias e deram uma olhadela no exterior da casa. Nem sequer sei quando vieram cá. lol
    Se entrassem estava tramado :-) , entravam na sala e viam que nesse local existia (antes da casa ser construída) uma laranjeira, e como o projecto foi aprovado com a condicionante de manter todas as árvores no terreno, já estão a ver o "papel".

    Cump.
    Lucilio
  20.  # 20

    Colocado por: Pauloss
    Já tive um colega da Câmara que num projecto de um edifício multifamiliar á escala 1/100 conseguiu descobrir que a caixa do correio não tinha as medidas regulamentares (+- 30cm x 7cm)

    Isso por em certas Câmaras pedem um desenho de pormenor com a caixa de correio para a aprovação do projecto e no fim da obra pedem uma fotografia do alçado principal com os muros e o número de policia sem o qual não há livença de habitação.
    Não tem a ver com conseguirem ver à escala 1/100 a cx de correio.
 
0.0196 seg. NEW