Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa noite,
    tenho quase certeza que em fazer um contrato de arrendamento tenho que fazer o certificado energetico da moradia, correto?
    Tenho que por o numaro do certificado no contrato ou solamente levar com contrato para as financas?
    obrigado pela ajuda.
  2.  # 2

Sim precisa. Tem q fazer parte do contrato
  3.  # 3

Atenção aos valores dos CE, há uma grande variedade de preços...
  4.  # 4

Eng. Ricardo e Apostador,

Muito obrigado pela ajuda.

Podia dizer se é necessario por no contrato que se leva ás finanças o numero do CE?

este site bastante interessante com a troca de informacao.

obrigado novamente,
    um bom dia.
    • fpc
    • 29 novembro 2018

# 5

Não é necessário por no contrato, nem é necessário levar o contrato às finanças
  5.  # 6

o contrato de arrendamento tem que ser registado nas financas e pagar 105 do um mez de renda. Assim fica no prtal das financas para IRS e ir ver.
  6.  # 7

Vi agora, acho que se pode iniciar no portal das financas, correto?
    obrigado pela ajuda
  7.  # 8

Colocado por: cosmoso contrato de arrendamento tem que ser registado nas financas e pagar 105 do um mez de renda. Assim fica no prtal das financas para IRS e ir ver.

Regista no site das finanças e paga 25% da renda para registar o contracto.

O número do CE tem de constar no contracto
  8.  # 9

Colocado por: Apostadorpaga 25% da renda para registar o contracto

De verdade!!?
  9.  # 10

25%????

A ultima vez que fiz contrato de arrendamento era 10% de imposto de selo .....
    • fpc
    • 30 novembro 2018

# 11

A ignorância que para aqui vai. Os contratos registam-se no portal das finanças e pagam 10% de impost de selo
  10.  # 12

Realmente foi erro meu.
    São sim 10% do valor da renda.

Fpc desculpe Sr Doutor. 👍
  11.  # 13

fpc, nao necessita de falar assim. pode ser mais cordial, assim torna-se mais devertido estas informacoes importantes e necessarias. brigado Apostador por sua boa forma de commentar.
    obrigado a todos por voca ajuda.
    ok, contrato de arrendamento ode ser concratizado no portal das financas com e necessario numero de CE.
    obrigado novamente pela ajuda que me facilitou muito. Desculpe gramatica, sempre estudei nos EUA.
  12.  # 14

O meu último inquilino entrou a mais de meio do mês, e não me recordava, pelo que fiz a conta à % de ~ 1/4 da renda que efectivamente foi paga referente a essa meia duzia de dias e não à renda mensal, dai ter induzido em erro.

Faça tudo legal para o inquilino não o "ter na mão", e o cosmos poder dormir descansado.
  13.  # 15

obrigado Apostador, ajudou bastante clarificar. tamben todos que derem ajuda.
    um bom fim de semana
  14.  # 16

Outra pergnta que surgio: pode ser feito o CE energetico depois do inicio de contrato? acho que nao ha problema porque ha 60 dias para registar o contrato nas financas depois de data de inicio.
    obrigado.

0.0143 seg. NEW