Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Então mas no caso de uma casa que já tem licença de habitação, a emissão do certificado não "serve apenas' para atestar as condições actuais da casa? Fará sentido que para emitir um certificado energético, tenha que fazer obras para cumprir com a legislação actual?
  2.  # 2

    não
  3.  # 3

    Não desmerecendo as vossas apreciações, isso para mim não faz sentido nenhum! Então assim todas as casas seriam A, se para que fosse emitido o seu certificado, tivessem que cumprir com todas as regras a que são obrigadas as casas de construção nova. Nem haveria que introduzir medidas de melhoramento, se para ser emitido, a casa já teria de ter isso executado :S
  4.  # 4

    Colocado por: R3volutionaquando de uma remodelação recente, não cumprem com a legislação em vigor (ventilação)?

    Parece-me aqui o seu "problema". - Mudou as janelas.
    Informou a CM desta mudança? Infelizmente mudar janelas mesmo que por "iguais" a CM deve ser notificada para que, lá está, se pronuncie sobre a legislação actual e a faça repercutir.
    O técnico vê só as janelas novas sem ventilação... o certificado iria atestar uma ilegalidade, não o passou.

    mas posso ser eu que estou a ver mal a coisa... ;)
    Abr.
  5.  # 5

    A sério que para mudar janelas há que informar a CM desse facto?! -_-' tipo... alguém faz isso?!

    Fico sem perceber é porque é que quando a casa foi colocada à venda, fez o certificado quando a casa tinha apenas janelas de alumínio, sem corte térmico, com vidros "folha de papel"... então aí também não deveria ter obrigado os donos da altura a fazerem a troca das janelas?
  6.  # 6

    Colocado por: R3volutionfez o certificado quando a casa tinha apenas janelas de alumínio, sem corte térmico, com vidros "folha de papel
    e bem (independentemente da classificação). Teve o certificado para o que estava legalizado/aprovado pela CM.
    Para vender (usado, não recente) não tem de cumprir a regulamentação energética em vigor dado, como disse ter alvará de utilização.

    Colocado por: R3volutionA sério que para mudar janelas há que informar a CM desse facto?! -_-' tipo... alguém faz isso?!
    Isso serão outras conversas.
    Há quem faça. Há quem seja obrigado a fazer... Há quem não faça e não tenha problemas. Há quem faça e depois esbarre como o seu caso.
  7.  # 7

    Então vamos lá a ver se compreendo (e quero mesmo compreender), qual é o protocolo correcto para fazer remodelações numa casa? Antes de fazer qq coisa, tenho de pedir a um perito a sua intervenção para indicar o que fazer e como fazer? Que materiais devo aplicar?

    Posso dizer sem qq complexo, que a minha frustração nesta situação, foi ver-me privado de concorrer ao fundo ambiental a propósito da intervenção nas janelas. A falta do CE por causa desta situação, chumba-me logo à partida a minha candidatura... enfim.
  8.  # 8

    Alterações estruturais, ligações/alterações prediais de ligação a redes públicas, alterações de fachadas (e mais algumas) devem ser comunicadas à CM. Umas requerem mesmo projecto e aprovação pela CM e nova emissão de alvará de utilização.
    é o que temos...

    Entendo em muitos casos o exagero e que honestamente raros são os casos em que os exageros são cumpridos.
    Mas... às vezes é o que pode acontecer. Um técnico que não se queira atravessar nega-lhe o certificado porque não está de acordo com o projecto. Haverá os que fecham os olhos mas lá está... pode correr mal..
  9.  # 9

    Em certo tipo de obras até entendo que tenha que haver esse cumprimento todo... mas há coisas que não lembram a ninguém.

    Ainda voltando a esta questão das janelas e ventilação, até acho que quando as coloquei, isso nem era obrigatório, aliás elas cumprem uma certificação energética A+, com a respectiva etiqueta... Por isso é que tb pode haver o contra-senso de ser efectivamente uma alteração à origem da casa, porém legal na altura da instalação, e agora não cumpre quando se pede o certificado com as leis actuais...

    Esta coisa dos certificados, já estou a ver que é mais uma moda para a detecção de obras ilegais, é o que é...
  10.  # 10

    Colocado por: R3volutionPosso dizer sem qq complexo, que a minha frustração nesta situação, foi ver-me privado de concorrer ao fundo ambiental a propósito da intervenção nas janelas. A falta do CE por causa desta situação, chumba-me logo à partida a minha candidatura... enfim.

    só precisa do Certificado pro fundo ambiental, se a factura sem iva, for superior a 5000 €

    pedia uma fatura + baixa (3000 já dá para receber o máximo), e fazia a candidatura
  11.  # 11

    quanto à lei das pequenas obras de alterações (parte da Térmica / Certificação energetica):

    DL 101D/2020
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, R3volution
      Screenshot-2023-10-03_12.48.31.png
  12.  # 12

    +
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, R3volution
      Screenshot-2023-10-03_12.50.26.png
  13.  # 13

    +
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, R3volution
      Screenshot-2023-10-03_12.52.24.png
  14.  # 14

    +
    portaria 138-I /2021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, R3volution
      Screenshot-2023-10-03_12.54.20.png
  15.  # 15

    "espaços principais"! o que é isso? existe glossário com essa definição?
  16.  # 16

    Colocado por: Pedro Barradas"espaços principais"! o que é isso? existe glossário com essa definição?

    são os compartimentos onde é necessário cumprir requisitos de ar novo, em habitação: quartos e salas
  17.  # 17

    Colocado por: fernandoFerreirasão os compartimentos onde é necessário cumprir requisitos de ar novo, em habitação: quartos e salas

    eu sei.. mas a designação mais correcta será "habitáveis"... Decorrente da definição de Area Habitável, do RGEU( que ainda assim engloba a cozinha)
  18.  # 18

    espaços principais - definição - portaria 138-I
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      Screenshot-2023-10-03_15.27.56.png
  19.  # 19

    Colocado por: fernandoFerreiraspaços principais - definição - portaria 138-I

    Afinal havia.. glossário/ definição ;)
  20.  # 20

    Colocado por: fernandoFerreira
    só precisa do Certificado pro fundo ambiental, se a factura sem iva, for superior a 5000 €

    pedia uma fatura + baixa (3000 já dá para receber o máximo), e fazia a candidatura


    Pois... o mal é que a obra foi feita o ano passado, nessa altura não obrigavam a um CE antes&depois
 
0.0208 seg. NEW