Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, comprei esta casa recentemente para remodelar.
    Já estou a viver cá, e tenho sentido muito a trepidação do comboio.
    A casa encontra-se a 9 metros da linha do comboio.
    A casa encontra uma rachadura enorme a meio da casa, e no 1º andar tem rachaduras no chão a contornar a casa.

    Queria saber se a trepidação da linha do comboio pode afetar demasiado a casa.

    Obrigado
      FRENTE2.JPG
  2.  # 2

    Parece-me óbvio que sim, mas será melhor contactar um gabinete de engenharia que lhe confirmarão ou não o problema da trepidação.

    Em tempo morei numa rua com metro de superfície à porta e o prédio também sofreu alguns danos. Um comboio é ainda mais pesado e, pela imagem, tem a casa muito em cima da linha.
  3.  # 3

    Tem licença de utilização? - so por curiosidade.
  4.  # 4

    contacte um gabinete ou engenheiro de estruturas para fazer uma peritagem à edificação...
  5.  # 5

    Há muitos palacetes e casas de luxo que confinam com a linha de Cascais.Todos devem ter licenciamento aprovado.
  6.  # 6

  7.  # 7

    Palhava , uma coisa são casas feitas antes da linha existir, outras são casas feitas a posteriori .
  8.  # 8

    Não me parece que o âmbito do problema seja se a casa é ou não licenciada.

    Como avaliar a qualidade técnica da construção e minimizar os efeitos da trepidação constante que surge de cada vez que o comboio passa?
  9.  # 9

    Colocado por: ADROatelierTem licença de utilização? - so por curiosidade.


    Bom dia, sim a casa tem licença de habitação dada em 1982.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADROatelier
  10.  # 10

    Colocado por: LaranjóParece-me óbvio que sim, mas será melhor contactar um gabinete de engenharia que lhe confirmarão ou não o problema da trepidação.

    Em tempo morei numa rua com metro de superfície à porta e o prédio também sofreu alguns danos. Um comboio é ainda mais pesado e, pela imagem, tem a casa muito em cima da linha.


    Obrigada pela informação. Mas a Infraestruturas de Portugal não tem de ser responsável pelos danos causados na casa?
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradascontacte um gabinete ou engenheiro de estruturas para fazer uma peritagem à edificação...


    Obrigada pela dica Pedro.
  12.  # 12

    Colocado por: larkhePalhava , uma coisa são casas feitas antes da linha existir, outras são casas feitas a posteriori .


    Bom dia, obrigada pela informação. A casa foi construida quando a linha já existia.
  13.  # 13

    Alguem me sabe informar de alguma empresa que faça testes de estabilidade no distrito de Viana do Castelo?

    Obrigada
    • smst
    • 3 dezembro 2018

     # 14

    A casa é antiga, sabia o que estava a comprar e a sua proximidade da linha, agora contacte um gabinete de arquitectura e um engenheiro e em conjunto verifiquem as melhores condições para remodelar essa casa, não esquecendo o isolamento acústico.
    Boa sorte.
  14.  # 15

    Colocado por: mafaldacostaAlguem me sabe informar de alguma empresa que faça testes de estabilidade no distrito de Viana do Castelo?

    Não são testes... é uma peritagem visual ao edifício. depois logo se vê se será necessário outro tipo de ensaios.. e após o diagnóstico a intervenção: a demolição, reforço estrutural... ou afinal não há razões para preocupações.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  15.  # 16

    Curiosamente, nem todos. Especialmente algumas das construções que existiam, mas foram alteradas/ampliadas posteriormente, ás vezes incluindo alterações de uso. A linha é longa... :)
    De resto, alguns dos palacetes são MESMO antigos.... se não estou em erro, a linha já existia um pouco antes de 1900...

    Colocado por: PalhavaHá muitos palacetes e casas de luxo que confinam com a linha de Cascais.Todos devem ter licenciamento aprovado.
  16.  # 17

    De facto, não era o âmbito da dúvida do user. Por isso referi - por curiosidade...

    Colocado por: PalhavaNão me parece que o âmbito do problema seja se a casa é ou não licenciada.

    Como avaliar a qualidade técnica da construção e minimizar os efeitos da trepidação constante que surge de cada vez que o comboio passa?
  17.  # 18

    Colocado por: mafaldacostaQueria saber se a trepidação da linha do comboio pode afetar demasiado a casa.


    acho que antes de afectar a casa, vai afectar é a sua cabeça.
    Concordam com este comentário: José Barnabé
  18.  # 19

    Colocado por: pauloagsantos

    acho que antes de afectar a casa, vai afectar é a sua cabeça.
    Concordam com este comentário:José Barnabé


    Este comment tem um certo humor...mas a pessoa acaba por se esquecer, sublima o barulho.Eu raramente dou atenção ao avião para a Portela por exemplo.E são muitos.
    • RCF
    • 3 dezembro 2018

     # 20

    Colocado por: mafaldacostaMas a Infraestruturas de Portugal não tem de ser responsável pelos danos causados na casa?

    Poderá responsabilizar-se se demonstrar/provar que os danos são causados pela passagem do comboio e que a construção da casa cumpriu todos os requisitos de segurança necessários.
    Mas, creio que, nem uma coisa nem outra serão fáceis de demonstrar...
 
0.0188 seg. NEW