Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    Gostaria de saber o seguinte.
    Atualmente a minha família tem um apartamento arrendado cujo prazo do contrato está a chegar ao fim.
    Fez-se proposta de um novo valor para a renda que o inquilino aceitou, contudo ele solicitou se poderiamos estender o contrato por mais um ano.
    Pretendemos aceitar este pedido do inquilino contudo pretendia informar-me se este prolongamento de prazo não implica nenhum custo adicional junto das finanças relativamente ao imposto de selo.

    Pelo que pesquisei na internet e no forum, caso o contrato seja prolongado com uma nova renda irei pagar de imposto de selo o diferencial entre a renda antiga e a nova renda?
    Ou terei de pagar por inteiro como se fosse um novo contrato? Os exemplos que vi na internet referiam-se à atualização pela inflação e não a renovações de contratos após renegociação por isso fiquei na dúvida.
    Poderei também alterar a duração do contrato ou isso implica também um custo adicional?

    Muito obrigado.
    • size
    • 3 dezembro 2018

     # 2

    Colocado por: mln2cProjetor Espeto Laser Luz Natal Neve Casa Jardim Iluminação

    Pelo que pesquisei na internet e no forum, caso o contrato seja prolongado com uma nova renda irei pagar de imposto de selo o diferencial entre a renda antiga e a nova renda?


    Exactamente.
    É de supor que o contrato será de prazo certo, com renovação automática, não sendo, por isso, devido qualquer imposto de selo
    É sim, devido IS referente à diferença da renda que foi acordada. Tem que ser elaborada uma adenda ao contrato existente com uma clausula a estabelecer o novo valor da renda e seu inicio. Seguidamente, deve proceder à alteração do contrato existente relativo ao valor da renda, donde surgirá uma Nota de Liquidação do IS a pagar.
    Concordam com este comentário: sognim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mln2c
 
0.0077 seg. NEW