Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito boa noite!

    Recentemente adquiri um imóvel pela banca. Quando o comprei, tive que mandar reparar a fechadura da caixa de correio, pois a mesma estava arrombada.

    Hoje foi arrombada novamente (não sei se existia lá correspondência, ou não). Já notifiquei as autoridades mais próximas (rua ao lado), e apenas me disseram que não haverá nada a fazer senão reparar a fechadura, e deixar um papel a solicitar contacto...

    O que posso eu fazer quanto a isto? Já solicitei ao condomínio que mandassem trocar a fechadura da entrada, mas apenas me deixaram com um "só mediante aprovação em assembleia".

    Os danos na caixa, é da responsabilidade do condominio, sendo esta comum a todos os residentes (mas claro... mandam trocar novamente a fechadura, e está feito). Existe alguma forma de resolver esta situação?

    Obrigado!
  2.  # 2

    Por aqui a malta da leitura do contador da electricidade andava a arrombar a fechadura (do género das caixas de correio de chave normal), para fazerem a leitura em vez de olhar pelo vidro, à terceira fartei-me e fui a uma loja de chaves e comprei uma fechadura de formato circular e nunca mais arrombaram a fechadura.
    Algo deste género: https://pt.aliexpress.com/item/Cam-Lock-File-Cabinet-Mailbox-Desk-Drawer-Cupboard-Locker-2-Keys-90-Degree-Rotation-For-Home/32794275204.html

    Se vai resultar no seu caso? Só tentado. Aqui só assim é que resolvi o problema.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  3.  # 3

    Obrigado pelo feedback.

    O problema não é a fechadura em si, mas sim essa peça metálica por dentro (o que mantem a porta fechada). O arrombamento foi feito ao dobrar isso.

    E a porta em sí é tão medonha, que se colocar uma fechadura de jeito, um pe de cabra pequeno dobra a porta em dois (nao posso mexer na estrutura da caixa por ser conjunta com todo o condominio)

    Edit: trata-se de caixa conjunta, em aluminio embutida na parede. Pontos fracos, por ordem, sao, fechadura, porta, e as ferragens da mesma. Qualquer uma é facilmente arrombada
  4.  # 4

    Colocado por: mrcdinisE a porta em sí é tão medonha, que se colocar uma fechadura de jeito, um pe de cabra pequeno dobra a porta em dois (

    Então a solução apresentada pelo josexy será a melhor, pois ao danificarem mais do que a fechadura, obrigará a intervenção do condomínio e aí talvez já se decidam a trocar a fechadura da entrada.
    Concordam com este comentário: Sr.io
    • size
    • 4 dezembro 2018

     # 5

    Se é só a sua caixa de correio que é vandalizada/assaltada, haverá intuito de alguém individualizado. Quem sabe, se não será algum vizinho do prédio ?

    Terá que reforçar a porta da sua caixa junto de um serralheiro.
  5.  # 6

    Estrague a fechadura de entrada do prédio... Vai ver que mudam logo a fechadura.
    Concordam com este comentário: hnogueira, Sr.io
    • hangas
    • 4 dezembro 2018 editado

     # 7

    Colocado por: mrcdinisRecentemente adquiri um imóvel pela banca.


    Colocado por: sizeQuem sabe, se não será algum vizinho do prédio ?


    Eu suspeitaria principalmente do antigo proprietário.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Sr.io
  6.  # 8

    Colocado por: mrcdinisJá solicitei ao condomínio que mandassem trocar a fechadura da entrada, mas apenas me deixaram com um "só mediante aprovação em assembleia"

    Então pede que marquem uma assembleia extraordinária e levanta a questão. Se eles não aceitarem, é questão de começar a arrombar as fechaduras deles ou outra das sugestões já aqui dadas ;)
    Concordam com este comentário: Sr.io
  7.  # 9

    A administração de condominio é feita por uma empresa, e nao pelos condóminos, pelo que agravar a situação não deverá ser benéfico (e fico eu sem razão)



    Colocado por: sizeTerá que reforçar a porta da sua caixa junto de um serralheiro.

    Por algum motivo (provavelmente procuro nos sitios errados), nao consigo encontrar nem serralheiros, nem carpinteiros, nem nada aqui nesta zona - mas que os há, há... não sei é onde!

    Se alguém me puder dar alguma referencia para a zona de alhandra, seria ótimo!

    -----

    Mostraram-me também um segmento do código civil, que afirma a possibilidade de qualquer condómino realize obra mediante falta de ação/vontade por parte da administração. Poderei acabar por jogar essa carta - não li o artigo todo
    • size
    • 4 dezembro 2018

     # 10

    Colocado por: mrcdinis

    Mostraram-me também um segmento do código civil, que afirma a possibilidade de qualquer condómino realize obra mediante falta de ação/vontade por parte da administração. Poderei acabar por jogar essa carta - não li o artigo todo


    Sim existe essa disposição relativamente a partes comuns, mas o caso que aqui reporta é sobre danos na sua caixa do correio, a qual apenas serve a si. O enquadramento da porta da sua caixa do correio será semelhante à porta da sua fração.
  8.  # 11

    Mas aqui as fechaduras ou eram abertas à força com uma chave de fenda ou dobrando essa tal peça que mantêm fixado interiormente.

    Essa peça nova que vinha com a nova fechadura circular deve ser melhor porque não conseguiram mais forçar a abertura nem com chave de fendas nem puxando a tampa. A fechadura não foi assim tão barata como isso pelo que devo ter pago pela qualidade também por essa peça de fixação.

    Mudar a fechadura do prédio não deve resolver o problema porque basta tocar à campainha de qualquer pessoa e dizer "publicidade" e existe quase sempre alguém que abre.
    Uma câmara de vigilância com um ecrã a mostrar que está mesmo a filmar e a gravar poderia retirar o incentivo de forçar a abertura da caixa de correio. Mas isso ainda deve ser mais difícil que mudarem a fechadura da entrada por causa das questões óbvias de privacidade.

    Infelizmente não existe uma forma simples das pessoas reencaminharem toda a correspondência para nova morada simplesmente porque já não são apenas os CTT a fazer distribuição de correspondência actualmente.

    Mudar a fechadura deveria ser obrigatório sempre que o proprietário de um dos apartamentos muda, contudo deveria ser o novo proprietário a pagar essa mudança (já deveria estar calculado nos custos da compra)... e mesmo assim não é só uma questão de valor monetário muita gente tem apartamento mas só lá vai uma vez por ano... poderia muito bem acontecer que a fechadura já tivesse sido alterada 10 vezes desde a sua última visita!
    Só se os prédios passassem a ter fechaduras electrónicas é que tal poderia ser feito de forma fácil, activadas por exemplo com sistema electrónico tipo FIDO U2F, SQRL, ou cartão de chip + PIN ou outra tecnologia similar que associasse a chave electrónica ao apartamento e quando o proprietário mudava o novo só tinha de revogar o acesso das chaves electrónicas do proprietário anterior e associar a(s) sua(s). Se existir uma fechadura mecânica na mesma o problema mantêm-se! A fechadura electrónica teria de substituir completamente a mecânica. Eventualmente ser um sistema em duplicado com baterias ligadas também a painel solar e tal... porque tem de funcionar sempre mesmo que a EDP ou similar não possa fornecer energia durante meses ou anos.
  9.  # 12

    Colocado por: mrcdinisPor algum motivo (provavelmente procuro nos sitios errados), nao consigo encontrar nem serralheiros, nem carpinteiros, nem nada aqui nesta zona - mas que os há, há... não sei é onde!

    Se alguém me puder dar alguma referencia para a zona de alhandra, seria ótimo!


    Rei das Chaves em Alverca.

    São bons. Não se preocupe com o pagamento que eles não perdoam e levam logo o terminal multibanco atrás...
  10.  # 13

    Colocado por: tozepalma

    Rei das Chaves em Alverca.

    São bons. Não se preocupe com o pagamento que eles não perdoam e levam logo o terminal multibanco atrás...

    Irei fazer-lhes uma visita, certamente :) obrigado!



    Colocado por: josexyMudar a fechadura do prédio não deve resolver o problema porque basta tocar à campainha de qualquer pessoa e dizer "publicidade" e existe quase sempre alguém que abre.

    Mas seria mais um obstáculo! (E, neste prédio, praticamente nunca se encontra ninguém durante o dia... se ele fosse por ai, teria que fazer todo o barulho ao arrombar, com quase toda a gente no prédio. Hajam tomates para tal coisa!)
  11.  # 14

    mrcdinis
    já esteve conflito com algum condómino?

    Alguns dos moradores terão interesse na sua correspondência?

    Pois eu já tive um problema semelhante, os meus vizinhos tinham um interesse desmesurado por uma garagem que confina com o prédio em que vivo (44 anos), por este motivo um fulano violava-me a caixa de correio e só depois de uns anos é que me apercebi (tentava observar se estava a tratar de alguma coisa sobre a dita garagem).

    Portanto cuidado com os vizinhos mesmo que os conheça já o muito tempo.

    Vou dar-lhe uma sugestão para eventualmente apanhar o suposto violador da caixa. Compre um pequeno aparelho de alarme (modelo:9805) que se aplica em portas e janelas com cerca de 6x3cm e aplique no interior da porta da caixa do correio, tem que fazer uma pequena modificação, eu depois poder-lhe hei explicar, caso tenha enternece na solução.
  12.  # 15

    Colocado por: Armalemrcdinis
    já esteve conflito com algum condómino?

    Alguns dos moradores terão interesse na sua correspondência?

    Pois eu já tive um problema semelhante, os meus vizinhos tinham um interesse desmesurado por uma garagem que confina com o prédio em que vivo (44 anos), por este motivo um fulano violava-me a caixa de correio e só depois de uns anos é que me apercebi (tentava observar se estava a tratar de alguma coisa sobre a dita garagem).

    Portanto cuidado com os vizinhos mesmo que os conheça já o muito tempo.

    Vou dar-lhe uma sugestão para eventualmente apanhar o suposto violador da caixa. Compre um pequeno aparelho de alarme (modelo:9805) que se aplica em portas e janelas com cerca de 6x3cm e aplique no interior da porta da caixa do correio, tem que fazer uma pequena modificação, eu depois poder-lhe hei explicar, caso tenha enternece na solução.

    Nem conheço quase vizinho nenhum - nunca vi maior parte deles.

    Interesse na solução, tenho, pois!
  13.  # 16

    A discrição do funcionamento é o seguinte: o mini arme fica montado no interior da caixa do correio com o dispositivo que contem a electrónica na parte fixa da caixa e a parte que contem o íman na parte móvel ou seja na porta da caixa. Ora quando a porta estiver fechada o íman encrava o alarme, mas quando a porta abre o íman sai da frente do alarme e este dispara. Para nós abrimos a caixa de correio e ele não disparar teremos de ligar o sensor magnético em serie com o mini alarme (o sensor magnético vai desarmar o alarme). O sensor magnético é um interruptor normalmente fechado e quando aproximamos um íman ele abre, portanto desarma o alarme. Este sensor deverá ser instalado do interior da caixa de correio.
    Para você abria a caixa de correi sem o alarme dispara terá que utilizar a chave e um íman que vem junto com o sensor magnético.
    Pormenor só funciona se a caixa de correio for construída em alumínio.
    Mais tarde faço um peque esquema para melhor entender o funcionamento.

    O mini alarme: https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=554_556&products_id=73123
    Sensor magnético:https://mauser.pt/catalog/advanced_search_result.php?keywords=096-4018
  14.  # 17

    Ou seja, nao tem camera, nem forma de identificar o assaltante, correto? Nao tenho interesse em ter algo a berrar dentro do predio até eu chegar a casa, sem ter forma de saber quem foi
  15.  # 18

    eu metia uma camera oculta
  16.  # 19

    mrcdinis - Pois se não tem forma de estar atento para quando lhe abrem a caixa de correio e apanha o intruso em flagrante, a solução passara por utilizar uma comera oculta em local que possa identificar o indivíduo.
    Se conseguir identificar o fulano faça uma Queixa-crime na esquadra mais próxima, este acto é punível no Código Penal.
  17.  # 20

    Meta uma camara dentro da caixa :) assim ja sabe quem é :):):):)
 
0.0221 seg. NEW