Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Boa tarde a todos,


    Eu defendo os direitos humanos. Acredito que independentemente da cor, género, nacionalidade, estatuto sócio-económico, todos os seres humanos merecem ser considerados e respeitados.
    Também defendo, a liberdade de expressão.
    Sou contra qualquer tipo de discriminação ou discurso de xenófobo ou racista que só serve para alimentar o ódio e a intolerância.

    Cumprimentos,
    Marques22
    Concordam com este comentário: Jota5
  2.  # 22

    Marques 22 concordo con vocé,este forún é muito racistas por regla general,un pais tradicionalmente emigrante ten aqui un claro reflexo racista,o caso é que por us vistos uma inmensa maioría de foristas está repartido por u mundo.....Eu tenho por vizinhos ciganos y náo ciganos,i já tive problemas con us autoctonos por chamar de alguma maneira....Ajora bem,as ajudas que os ciganos recebem por parte do estado acho mesmo uma vergonha já que eles náo contribuien en nada ...En fin,jente má en todos lados,tennho una vizinha que é o diabo.
  3.  # 23

    Colocado por: carlosj39se o M. Araujo estiver caído no chão com um ataque de coração ou similar, se passar um cigano a querer chamar o 112 vai recusar a sua ajuda?


    Se isso acontecer, o mais provável é o cigano roubar-me a carteira e deixar-me para ali a morrer.
    Concordam com este comentário: macau5m, Damiana Maria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rsvaluminio
  4.  # 24

    Colocado por: Marques22tornar-se num fórum da extrema direita.


    Já cá faltava a brigada comunista do politicamente correcto.

    Eu não gosto de ciganos. Dizê-lo publicamente e frontalmente é um direito que me assiste. Ou agora não posso dizer num fórum que não gosto de ciganos?

    Não tenho nada contra mais nenhuma raça ou etnia. A maioria dos pretos, brancos ou asiáticos são, norma geral, pessoas impecáveis.
    Concordam com este comentário: rsvaluminio, manelvc, Damiana Maria
  5.  # 25

    Colocado por: marcoaraujoMas permita-me que lhe faça uma pergunta: conhece algum cigano que seja um ser humano decente?


    Por acaso só conheci um e era uma excelente pessoa. Bem mais velho que eu,o Sr Alfredo, era o dono do salão de jogos lá do burgo, até aos 16 anos nunca me deixou lá entrar (bem tentava), qdo passei a frequentar ficamos amigos, pessoa impecável de bom trato. Mas dos restantes nem me aproximo... É um facto.


    Como em tudo, temos tendência para generalizar, mas ao faze-lo só extremamos posições...
  6.  # 26

    Boa noite a todos,


    Eu acredito que grande parte do pessoal aqui do fórum sao pessoas bem formadas, educadas e que nao sao racistas nem xenofobas.

    Marcoaraujo e Norion, a vossa visao uma minoria sem expressao.

    Cumprimentos,
    Marques22
    •  
      NTORION
    • 6 dezembro 2018 editado

     # 27

    Tbm é o único que diz isso, podemos dizer o mesmo de si?

    Até acho que nem entendeu o que escrevi. Às vezes não basta ler, é preciso pensar um pouco.

    Por outro lado, tbm conheço pessoas que dizem ser não gostar da etnia x ou y, e depois na realidade em contacto com essas pessoas não são nada assim.

    Mais do que etnia, o problema é cultural, é com culturas diferentes que chocamos e não com as pessoas.
  7.  # 28

    Sr. Marques22, leia isto é perceba o porquê desta minoria em concreto ser vista como tal:

    Colocado por: J.FernandesQuando em Portugal temos um certo grupo social com costumes e características bem distintivas, cujos membros têm um altíssimo abandono escolar, uma falta geral de civilidade, um desemprego muito alto, uma elevada taxa de indivíduos acusados de crimes e presos, em que são frequentes casamentos com menores, só para nomear algumas virtudes desta minoria, acho que temos um problema; e é um problema do qual não vale a pena estar sempre a fugir com a acusação sistemática de que estamos a ser racistas.

    Obviamente, que não acho que o facto de ser cigano deva prejudicar ninguém à priori, mas compreendo o que muita gente pensa deles. Cabe aos ciganos integrarem-se devidamente numa sociedade que dá direitos mas também exige deveres a todos.
  8.  # 29

    Colocado por: Marques22Também defendo, a liberdade de expressão.


    Colocado por: Marques22Chamo a atenção aos administradores deste fórum para rastrear determinadas mensagens que aqui são publicadas


    Pois !!!
    Concordam com este comentário: Sérgio KYO, hnogueira
  9.  # 30

    Epá, voltem lá a falar sobre o tema do tópico, morar na Amadora é perigoso?, quer dizer, Vale da Amoreira.
  10.  # 31

    Colocado por: Marques22Boa tarde a todos,


    Eu defendo os direitos humanos. Acredito que independentemente da cor, género, nacionalidade, estatuto sócio-económico, todos os seres humanos merecem ser considerados e respeitados.
    Também defendo, a liberdade de expressão.
    Sou contra qualquer tipo de discriminação ou discurso de xenófobo ou racista que só serve para alimentar o ódio e a intolerância.

    Cumprimentos,
    Marques22
    Concordam com este comentário:Jota5


    Isso dos direitos humanos é uma grande **** que é defendida pelo Bloco de Esquerda e afins.

    Por acaso sabe se um ladrão for apanhado a roubar uma pessoa durante a noite o que sucede.
    Vai a tribunal às 09H00 juntamente com a pessoa assaltada e o policia que o apanhou. isso é verdade.
    Se o julgamento se prolongar para lá do meio dia, sabe destas 3 pessoas a unica que tem direito a ser alimentado pelo estado.
    Pois é mesmo isso o ladrão tem direito à refeição, a vitima e o policia comam **** porque os direitos humanos assim o quiseram.
    Metam os direitos humanos no **** e invoquem os direitos humanos quando os direitos sejam para as pessoas que se portam como humanos e não para defender e dar regalias aos marginais em detrimento de queM está inserido na sociedade e se comporta como HUMANO.
  11.  # 32

    Então nós a grande maioria não temos o direito de pagar impostos para manter essa gente toda era só o que faltava me privarem do direito de trabalhar para manter essas minorias todas.

    E agora imaguinem se eles tivessem que pagar casa luz e muitas outras coisas que saem dos meus impostos e não tivessem o cheque do estado no fim do mês, que é que essa gente toda ia fazer? Trabalhar?

    Pois e algo que maior parte das pessoas não pensa mas se não pagarmos para eles andarem á boa vida seria muito pior para a sociedade pois minorias étnicas existem em todas as cidades e trabalhar para a maioria deles e roubar ou traficar, é claro que no meio de tantos existem sempre um ou outro que é boa gente mas preferia viver no meio do monte que num bairro desses.

    E quem mais contribuiu para o aparecimento da estrema direita nos paises é a esquerda que quer por as minorias a mandar e a viver á conta da maioria e quando vão a ver está la um Bolsonaro, a grande questão é se no brazil corre bem.
  12.  # 33

    Colocado por: Marques22Também defendo, a liberdade de expressão.


    defende???? a liberdade de expressão não é expressarmos a nossa opinião livremente? ou não a podemos expressar livremente se formos politicamente incorrectos?
  13.  # 34

    Colocado por: JoelMSe eu começar aqui a chamar-lhe nomes para cima e para baixo, filho desta e daquela, e no fim disser "ah mais isto é liberdade de expressão, estou a expressão a minha opinião livremente", acha correcto?



    acho, porque separo o falar do agir.

    nunca este cartoon esteve tão actual
    Concordam com este comentário: Oliveirafabio, Sérgio KYO
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Oliveirafabio
      7d0a27bfb5fe17425d566cf6450b697f--tatoo-twitter.jpg
  14.  # 35

    Colocado por: JoelMParece que tem a definição de liberdade de expressão um pouco distorcida, fica aqui:

    "Liberdade de expressão é o direito à livre manifestação de opiniões, ideias ou pensamentos, sem censura ou penalização do Poder Público.

    Existem poucas hipóteses de limites à liberdade de expressão. Uma delas acontece quando essa liberdade de manifestação atinge a honra ou a imagem de outra pessoa, como nos casos de calúnia, injúria ou difamação."


    não percebo Joel, desde de quando se "atinge a honra ou a imagem de outra pessoa, como nos casos de calúnia, injúria ou difamação" ao dizer que um determinado grupo social é isto ou aquilo? fala-se de forma geral, não se concretiza no individuo A ou B

    não podermos dizer que um determinado grupo social é isto ou aquilo é que é um ataque à liberdade de expressão. como o cartoon que coloquei, em que uma minoria diz abertamente uma coisa e a maioria aceita-a, mas quando a maioria diz a mesma coisa, a minoria ataca a maioria com a intolerancia.

    tal como as minoria a viverem em portugal tem o direito a dizerem que os portugueses são racistas, os portugueses devem ter o direito de dizerem o que pensam tambem dessas minorias.

    agora o agir é para mim outra coisa. eu tenho a liberdade de dizer que uma minoria é isto ou aquilo, quer seja politicamente correcto ou incorrecto, outra coisa é agir contra esse minoria.
  15.  # 36

    Colocado por: JoelM
    Não se esqueça que das palavras aos actos é um pequeno passo!


    quando a isto estamos os dois de acordo.

    só não acho é que se deva beliscar a liberdade de expressão a pensar nos hipotéticos actos.
  16.  # 37

    acho que vivemos dias perigosos com esta corrente actual de condenar o politicamente incorrecto. de uma forma geral os países sempre foram governados ao centro, às vezes descaindo um pouco para a esquerda e às vezes um pouco para a direita, mas tal como a maioria das pessoas diz, mudam-se os partidos mas a politica continua. Mesmo em portugal quando os governos mudam entre o PS e e PSD, o grosso da politica económica e social (tal como o PCP e o BE dissem) continua lá.

    no entanto uma coisa é certa, por muito que se faça na politica , nunca se vão conseguir acabar nem com os ricos, nem com os pobres. Mas se é impopular defender os ricos, é verdade que é muito popular defender os pobres.

    e nesta onda de defender os pobres, começou-se pelos pobres, depois pelas minorias, pelos pretos, pelos ciganos, pelos homosexuais, pelas mulheres, etc, etc. tudo vale para defender uma minoria e criticar a maioria que oprime essa minoria e esta linha de actuação permitiu aparecer forças politicas mais à esquerda do que as forças politicas que existiam. e essas forças continuaram a bater na maioria e a crescer e a bater e a crescer e a bater e a crescer.

    no entanto um grupo de pessoas tanto se cansou de levar porrada, que o efeito de bater e crescer fez com que aparecesse outras forças politicas à direita da maioria. Temos neste momento países em que a antiga maioria é neste momento minoria, e o poder está concentrado num grande bloco à esquerda e noutro grande bloco à direita e o centro que unia estas pessoas todas desapareceu (esta situação ainda não acontecer em Portugal, mas tambem chegamos sempre tarde aos acontecimentos). Vejam o brasil dividido entre o PT (extrema esquerda) e o Bolsonaro (extrema direita) onda anda o centro?

    penso que a unica forma que temos para combater isto tudo é mesmo a liberdade de expressão sem restrinções, porque agora o centro é que é a minoria, temos que ter a liberdade de expressão para dizermos que tanto uma determinda minoria, como um grande grupo económica são ambos ladrões, sem medos e sem tabus.
    • FFAD
    • 7 dezembro 2018

     # 38

    Se perguntas a uma pessoa de esquerda o objectivo na politica, é acabar com os ricos!

    O de direita, é acabar com os pobres.

    Relativamente aos ciganos, já conheci muitos. uns melhores e outros piores, mas compreendo a sua ganância , é porque sempre foram ensinados assim. não cumprir regras e usar a força do grupo e a "força" de qualquer ataque ser às minorias dos racistas.

    basta ir ao pingo doce da azinhaga das galhardas em Lisboa, para ver estes senhores e estas senhoras darem os chocolates de pai natal para as crianças comerem depressa sem pagar. Se são ensinados assim de raiz, torna-se dificl.

    Acham que o segurança diz alguma coisa? Para quê? Para ser espancado?

    Nem os policias, lhes podem tocar! é esta a minoria...
  17.  # 39

    Deixe-me cá colaborar no debate com substantivos, evitando os adjectivos: em tempos fiz parte dos voluntários que, em horário post laboral, apoiava uma Junta de Freguesia em Lisboa aquando da "legalização extraordinária" de imigrantes no tempo do 2º governo Guterres.

    Como havia um bairro precário - com os pré-fabricados da época - que foi demolido e está lá hoje um bairro com condições dignas, muitos habitantes eram cabo-verdeanos e alguns angolanos. E também famílias ciganas. Não havia grandes problemas de violência porque os ciganos estavam em franca minoria em relação ás - digamos - outras etnias.

    Assim que os ciganos perceberam que havia "qualquer coisa" na Junta apareceram em força para se candidatarem ao que estavam a "dar"- fosse o que fosse. E demorou imenso a perceberem que se tratava de tratar dos papeis de pessoas de outras nacionalidades, mas sempre muito desconfiados, ouvi coisas como "aos ciganos não dão nada e somos pobres...

    O trabalho prosseguiu sempre com a presença de dois ou três - quase sempre mulheres - ciganas que insistiam em entrar na sala onde decorria o preenchimento dos papéis para o SEF; as voluntárias, geralmente estudantes, novinhas, que eram de origem cabo-verdiana e faziam muita falta para traduzir oralmente o creolo ouviram essas mulheres ciganas chamar-lhes ****, fufas e outras amabilidades. Os voluntários rapazes africanos eram "pretos de ****" e os brancos "paneleiros".

    Acabámos por resolver o problema de forma "ecológica" - pedimos a uns quantos elementos musculados - eram quase todos construtores - dos vizinhos cabo-verdeanos para estarem sempre na sala e no patamar. Foi limpinho. Mas andaram sempre a rondar.

    Curiosamente, poucos anos mais tarde, fez-se um recenseamento dos moradores do bairro; eu já não estava lá mas contaram-me coisas hilariantes: os ciganos, ao responderem aos questionários, moravam todos no bairro "há mais de 20 anos" e o bairro tinha pouco mais de 10... e todos tinham 7, 8 ou 9 filhos e não se cansavam de explicar que "os mais velhos precisam de uma casa para eles também".

    Isto foi antes dos computadores, depois de preenchidos à mão tinha que se passar tudo à máquina. Quando estavam sozinhos, nessa tarefa, os funcionários comentavam: " esta família tem 16 elementos, como é que cabem todos no T1 onde moram ?"
    " Eu conheço a família, são 6, qual 16 !" " Pois eu tenho aqui uma família de 22, acho que vou pedir o palácio da Ajuda…" "Pede o de Belém, que é maior."

    Com tanta aldrabice acabaram por ficar muito mal colocados em relação ás famílias "normais" na atribuição das novas casa; por isso é um bairro sossegado, que não aparece nos noticiários.

    Última nota cómica: um dos funcionários do quadro da Junta era um rapaz mulato, filho de um holandês e uma angolana;contava ele que, ao princípio, os ciganos o mandavam "para a terra dele" e ele respondia que já tinha ido à Maternidade Alfredo da Costa e não o queriam lá… já era grande. Acabaram por desistir.

    Nota reflexiva: há registos escritos sobre comunidades ciganas desde o reinado de D. Fernando, há quem defenda que já no tempo de D.Diniz havia… quantos mais séculos é que vai durar essa balela da "integração da comunidade cigana", que não tem a menor intenção de se "integrar " nem com casas à borla ??
    Concordam com este comentário: hnogueira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hnogueira
 
0.0196 seg. NEW