Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, comprei uma casa usada, em Julho de 2018, através de uma imobiliária. Ainda não passaram 6 meses e a casa tem os tectos todos pretos de humidade, as paredes pingam água para o chão, que está a ficar todo danificado porque a água que cai faz pequenas poças, e todas as janelas escorrem água no interior. As paredes que estão em pior estado são as paredes que fazem parte do exterior do prédio. Quando a comprei, foi-me indicado que tinha sido remodelada à pouco tempo. Apesar disso e de aparentemente não necessitar, antes de me mudar pintei toda a casa. Dado que comprei a casa há menos de 6 meses, através de empréstimo bancário, tenho alguma garantia/ direito que possa exercer face a esta situação? O seguro da casa poderá cobrir esta situação? Tenho uma criança pequena pelo que vou ter que sair rapidamente de casa dado estar a pôr em causa a nossa saúde. Agradeço antecipadamente a quem me possa esclarecer sobre esta questão. Obrigada
    • size
    • 5 dezembro 2018

     # 2

    É moradia, ou é apartamento em prédio em propriedade horizontal ?
  2.  # 3

    É prédio em propriedade horizontal.
  3.  # 4

    Tem ventilado a casa?
    • size
    • 5 dezembro 2018 editado

     # 5

    Colocado por: CatarinaMartinsÉ prédio em propriedade horizontal.


    E os seus vizinhos também se queixam dessa anomalia ?
    Reporte, de imediato, a situação ao administrador do prédio.
    Possivelmente, o prédio estará deteriorado nas fachadas e/ou telhado, coisa que deveria ter averiguado antes de concretizar a compra.

    Sobre a possível ``garantia`´, tudo depende se o vendedor tinha conhecimento das infiltrações e o enganou sobre tal situação . Poderá ter havido má fé do vendedor e, nesse caso, talvez tenha possibilidade de exigir correcção do preço, possivelmente, só através do Tribunal . Fale com um advogado.
    Concordam com este comentário: CMartin
  4.  # 6

    Tem fotografias?
  5.  # 7

    Se comprou uma casa sem isolamento e mantem as janelas fechadas quase 24h/dia para evitar deixar o calor fugir, é natural que isso aconteça.

    Tem de abrir as janelas todas de casa (a fazer corrente de ar) 1 hora por dia na hora de maior calor (entre as 14h e as 15h).

    Faça isso que resolve logo o problema num instantinho.

    Se não o pode fazer (porque não está ninguém em casa durante o periodo solar por exemplo), compre um desumidificador. Fazem milagres também.

    Quanto à garantia, obviamente que não tem. Até porque (sem conhecer mais factos) parece-me a mim que a culpa é exclusivamente sua (que não ventila a casa) e que o vendedor não tem culpa nenhuma.
  6.  # 8

    O primeiro passo é aplicar lixivia (diluida em água) nas paredes e tectos todos para matar os fungos que actualmente aí se encontram (faça isto com as janelas abertas, senão desmaia e use uns oculos protectores, bem como uma mascara respiratoria - pode ser um pano humido a cobrir a boca e nariz).

    O segundo passo é sempre que possivel, abrir as janelas quando o sol estiver a bater nelas.

    O terceiro passo é investir num bom desumidificador (por 60 ou 70 euros já compra um jeitoso).
    • size
    • 5 dezembro 2018 editado

     # 9

    Colocado por: marcoaraujo
    Tem de abrir as janelas todas de casa (a fazer corrente de ar) 1 hora por dia na hora de maior calor (entre as 14h e as 15h).

    Faça isso que resolve logo o problema num instantinho.
    >


    Será ??
    A ser verdade o que é reportado, tratar-se-á de infiltrações, quando diz o seguinte;

    ´´as paredes pingam água para o chão, que está a ficar todo danificado porque a água que cai faz pequenas poças´´
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Diogo999
  7.  # 10

    Colocado por: marcoaraujoTem de abrir as janelas todas de casa (a fazer corrente de ar) 1 hora por dia na hora de maior calor (entre as 14h e as 15h).

    Pois. O problema é que, normalmente, as pessoas estão a trabalhar a essa hora. Isso é um bom conselho, para toda a gente, mas poderá não ser a solução, por si só, para este caso.
  8.  # 11

    Colocado por: size

    Será ??
    A ser verdade o que é reportado, tratar-se-á de infiltrações, quando diz o seguinte;

    ´´as paredes pingam água para o chão, que está a ficar todo danificado porque a água que cai faz pequenas poças´´
    Concordam com este comentário:desofiapedro


    Isso é normalissimo de acontecer se a CatarinaMartins nunca abrir as janelas de casa. Não é preciso haver infiltrações nenhumas.

    Colocado por: JoelM
    ultimamente aqui no fórum a ventilação resolve tudo... quero ver como vai resolver quando no exterior o ar tiver ainda mais humidade que no interior!


      Volte a ler o que eu disse. Disse para ela abrir as janelas quando o sol estiver a bater nelas.

      Colocado por: Belhinho
      Pois. O problema é que, normalmente, as pessoas estão a trabalhar a essa hora. Isso é um bom conselho, para toda a gente, mas poderá não ser a solução, por si só, para este caso.


      Mais uma vez volto a dizer "volte a ler o que eu disse". Eu disse que se ela não tiver possibilidades de abrir as janelas nesse horario, que compre um desumidificador, que por 60 ou 70 euros já compra um bem bom e que fazem milagres.
    •  # 12

      Colocado por: JoelMo que referiu foi na hora de maior calor, mesmo assim, nem o sol nem o "periodo de maior calor" garantem que o ar exterior não tem humidade e muito menos garantem que o ar que vem do exterior ao encontrar o ar interior a uma temperatura diferente não vá provar condensação nas paredes também!


      Se a Catarina tem as paredes a escorrer àgua, literalmente, é porque o ar em casa deve ter uns 99% de humidade. Se na rua está o sol a bater na janela, como raio é que o ar que vai vir do exterior com mais de 99% de humidade?

      Epah, vocês às vezes adoram implicar. Eu já dei os meus conselhos: ventile e se não puder ventilar, use um desumidificador.
      Vou-me ficar por aqui que não tenho tempo para pessoas que só procuraram discussão.

      Passem bem.
    •  # 13

      Colocado por: CatarinaMartinsBoa noite, comprei uma casa usada, em Julho de 2018, através de uma imobiliária. Ainda não passaram 6 meses e a casa tem os tectos todos pretos de humidade, as paredes pingam água para o chão, que está a ficar todo danificado porque a água que cai faz pequenas poças, e todas as janelas escorrem água no interior. As paredes que estão em pior estado são as paredes que fazem parte do exterior do prédio. Quando a comprei, foi-me indicado que tinha sido remodelada à pouco tempo. Apesar disso e de aparentemente não necessitar, antes de me mudar pintei toda a casa. Dado que comprei a casa há menos de 6 meses, através de empréstimo bancário, tenho alguma garantia/ direito que possa exercer face a esta situação? O seguro da casa poderá cobrir esta situação? Tenho uma criança pequena pelo que vou ter que sair rapidamente de casa dado estar a pôr em causa a nossa saúde. Agradeço antecipadamente a quem me possa esclarecer sobre esta questão. Obrigada


      Boa tarde respondendo unicamente a sua pergunta!
      Perdeu o direito a garantia certamente a partir do momento em que fez essa tal pintura que disse que fez, vão alegar exatamente isso.

      Boa sorte
    •  # 14

      Colocado por: sizeE os seus vizinhos também se queixam dessa anomalia ?
      Reporte, de imediato, a situação ao administrador do prédio.
      Possivelmente, o prédio estará deteriorado nas fachadas e/ou telhado,

      Também me parece importante. E saber se os vizinhos do prédio sofrem do mesmo.
    •  # 15

      Colocado por: Carlosalves



      Boa tarde respondendo unicamente a sua pergunta!
      Perdeu o direito a garantia certamente a partir do momento em que fez essa tal pintura que disse que fez, vão alegar exatamente isso.

      Boa sorte


      Logo assim?
      Apenas porque pintou?
      Então tinha garantia, e apenas porque pintou perdeu a garantia, mesmo que ao pintar tenha seguido todos os bons processos?

      Isto é mesmo assim?
    •  # 16

      A garantia é idêntica aos dos veículos usados comprados a particular.
    •  # 17

      Colocado por: caboche

      Logo assim?
      Apenas porque pintou?
      Então tinha garantia, e apenas porque pintou perdeu a garantia, mesmo que ao pintar tenha seguido todos os bons processos?

      Isto é mesmo assim?


      Sim!

      Por mais pequeno que seja o trabalho que o antigo proprietário tenha executado, tem uma garantia!
      A partir desde momento “espaço temporal” caso execute um qualquer trabalho sem que tenha dado o prévio conhecimento e para o qual lhe tenham dada autorização da empresa você corre sérios riscos de perder a garantia.

      Bem, vamos tentar ajudar a empresa que executou a repintura o que diz???
      Será que a sua empresa sabe mesmo que faz ou fez??
      Qual foi a tinta aplicada, acrílica?

      Sabe o que me parece, falta de ventilação!
    •  # 18

      Colocado por: cabocheEntão tinha garantia, e apenas porque pintou perdeu a garantia, mesmo que ao pintar tenha seguido todos os bons processos?

      Você é muito engraçado, alguém pinta uma parede e depois a casa começa a meter água por todo o lado, que perde a garantia !!

      Já agora, como é que sabe se existe alguma garantia?
      Concordam com este comentário: Diogo999
      • size
      • 5 dezembro 2018 editado

       # 19

      Colocado por: Carlosalves<

      Boa tarde respondendo unicamente a sua pergunta!
      Perdeu o direito a garantia certamente a partir do momento em que fez essa tal pintura que disse que fez, vão alegar exatamente isso.

      Boa sorte


      E que espécie de garantia ?
      Trata-se de uma fração autónoma usada, transaccionada entre particulares, não entre construtor ou actividade profissional.

      Depois;
      1- Que garantia poderia ser invocada para o caso de se tratar de condensação de humidade gerada no interior da habitação ? Que culpa tem o vendedor ?
      2- Que garantia poderia ser invocada para o caso da haver infiltrações das fachadas ? Que culpa tem o vendedor ? A deterioração das fachadas é da responsabilidade de todos os condóminos.

      Nota: Apenas poderá existir a hipótese de o vendedor ter escondido possível defeito de infiltrações de água pluvial através das fachadas ou telhado e, neste caso, ter havido dolo por parte do vendedor, motivando ao comprador a legitimidade para exigir renegociação do preço.
      Concordam com este comentário: Picareta
    •  # 20

      Custa um bocado, mas foi uma banhada mta bem dada. A remodelação que foi dada antes da compra serviu para esconder as mazelas que todos os Invernos essa casa deve ter. Isso não vai lá com ventilações às 2 da tarde.
     
    0.0240 seg. NEW