Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Antes de mais boa noite a todos!

    Sou mais um novo curioso neste fórum a necessitar da vossa ajuda! =)

    Não sou entendido na área da engenharia/arquitectura/construção civil! Sou mais dos lados das engrenagens :P

    Partindo para o assunto em causa! A minha avó, que tem 75 anos meteu-se na corajosa "aventura" de reconstruir (nem sei se é o termo correcto) a casa que era dos seus pais. Feliz ou Infelizmente, a casa está praticamente pronta. Pena que não pude nem posso estar mais próximo da construção agora que tenho lido mais sobre o assunto e agora que descobri muitas ajudas aqui no vosso fórum!

    A casa propriamente dita deve de ter por volta de 80 a 100 anos ou coisa parecida. No mínimo uns 60. Ou seja... é/era velha.

    Aqui á tempos passei lá para ver como estavam as coisas e resolvi tirar umas fotos. Não sou nenhum “expert”, mas parecem-me haver algumas coisas que poderiam ter sido construídas de outra forma, mesmo querendo preservar as paredes ou poupar uns trocos! Os valores não estão em causa, o que está em causa é a própria construção.
    Sabendo que a casa já está pintada, com instalações eléctricas e tudo (só faltam pequenos pormenores), gostava de saber a vossa opinião, o que deveria de ter sido feito e o que se deve fazer caso ainda se possa, ou pelo menos para prevenir o futuro! Provavelmente o melhor teria sido mandar tudo a baixo e construir de raíz, mas isso já não é possível.
    Não vou revelar preços, e sei que na maior parte das vezes para se construir bem tem que se gastar bastante, é como em tudo ou quase tudo na vida. Aqui pretendia só que percebessem o propósito da questão e pela construção feita percebessem os gastos que foram envolvidos. Ou seja, mais ou menos com os mesmos gastos o que se deveria de ter feito. Mais em termos de engenharia, construção, isolamento, tratamentos, etc.

    Já agora, que tratamento seria o melhor para a pedra? Hidrofugar? Eles ainda não deram tratamento nenhum e agora há pouco fui lá e reparei que a pedra já está a ganhar qualquer coisa tipo fungo.

    Ainda não tenho fotos de como está agora, mas assim que possível trago.
    Sei que falta muita informação, mas perguntem que se eu souber tento responder (dentro das minhas fracas possibilidades).

    Desculpem o testamento e obrigado por todas as ajudas.

    PS. Podem dizer o que vos vai na alma, não são as palavras que vão alterar, piorar ou melhorar a casa, só não pretendia que isto "descambasse" =D
      casa avó_1.JPG
  2.  # 2

    As fotos:
      casa avó_2.JPG
      casa avó_3.JPG
      casa avó_4.JPG
      casa avó_5.JPG
      casa avó_6.JPG
      casa avó_7.JPG
  3.  # 3

    Mais umas...
      casa avó_8.JPG
      casa avó_9.JPG
      casa avó_10.JPG
      casa avó_11.JPG
      casa avó_12.JPG
      casa avó_13.JPG
      casa avó_14.JPG
  4.  # 4

    Assim de repente, só acho pena terem tido todo esse trabalho a fazer um forro de madeira no telhado (para ficar bonito por dentro) e não tenham metido isolamento térmico (roofmate) e impermeabilização (onduline) por debaixo das telhas.

    Também não vejo vestígios de terem aumentado a solidez das fundações das paredes periféricas (uma falha habitual nas casas antigas, porque as águas vão "lavando" o que estava debaixo das «sapatas»).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexandre.reis
  5.  # 5

    ai ai ai essa placagem de pedra, deveria ter rebocado se não tivesse pedra ou rebocar onde estava rebocado.
    essa cornija de betão também não me parece boa escolha assim como as juntas em cimento.
    mas ok não diria que está mal mas podia estar muito melhor, merecia a casa.
    cuidado com a cor do reboco a aplicar se for aplicado e com as caixilharias material e cor.
    não me oponho a alvenaria dupla nestas situações mas é preciso ter cuidado com as pedras, placagem a aplicar.
  6.  # 6

    Colocado por: Luis K. W.Assim de repente, só acho pena terem tido todo esse trabalho a fazer um forro de madeira no telhado (para ficar bonito por dentro) e não tenham metido isolamento térmico (roofmate) e impermeabilização (onduline) por debaixo das telhas.

    Também não vejo vestígios de terem aumentado a solidez das fundações das paredes periféricas (uma falha habitual nas casas antigas, porque as águas vão "lavando" o que estava debaixo das «sapatas»).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Alexandre.reis


    Muito obrigado! =)

    Isolamento térmico levou uma espécie de lã-de-vidro (julgo que agora seja lã de rocha ou qualquer coisa semelhante) que parece estar dentro de umas folhas de um termoplástico qualquer de cor metalizada (tipo o interior dos pacotes de leite! hahaha). Levou em todo o telhado entre a telha e a madeira. Peço desculpa por não saber os nomes técnicos! Vou tentar saber ao certo o que é.
    Onduline estive a ver mais ou menos o que é e tenho quase a certeza que não levou!

    A solidez das fundações das paredes periféricas é que me parece o grande erro da construção. Como já disse, infelizmente não percebo nada de construção, mas julgo não ter havido qualquer tipo de reforço a esse nível. Vou tentar saber.

    O meu receio é que com as tais águas a levar o que está por baixo das "sapatas" as paredes possam começar a abrir fendas.
    Creio ter ouvido qualquer coisa de que como por baixo ser quase só pedras muito grandes eles terem deixado assim! Qualquer coisa de que teriam que tentar rebentar muita pedra e ser muito dificil. Parece-me uma desculpa mas quem sou para dizer o contrário!!
  7.  # 7

    Colocado por: Fernando Gabrielai ai ai essa placagem de pedra, deveria ter rebocado se não tivesse pedra ou rebocar onde estava rebocado.
    essa cornija de betão também não me parece boa escolha assim como as juntas em cimento.
    mas ok não diria que está mal mas podia estar muito melhor, merecia a casa.
    cuidado com a cor do reboco a aplicar se for aplicado e com as caixilharias material e cor.
    não me oponho a alvenaria dupla nestas situações mas é preciso ter cuidado com as pedras, placagem a aplicar.


    Obrigado!

    Xiii... perguntas e termos dificeis =P

    Tentando responder... A casa era toda em pedra, foi acrescentada nalguns pontos que até se notam nas fotos pela diferênça da pedra e do corte da mesma. Não acho que fique bem mas pronto.

    cornija de betão??? Que ignorante que eu sou... fui ver ao google o que era! lol
    Desculpe perguntar mas porque é que não é boa escolha e as juntas também não? Como deveria de ser feito? A das juntas não percebi mesmo :S
    E a da placagem também não percebi... Acho melhor ir tirar um curso de engenharia civil antes de vir para aqui senão não vou perceber 1/10 do que me estão a explicar! Peço desculpa!
  8.  # 8

    placagem é essa pedra nova que foi colocada por vezes é melhor rebocar e evitar diferença de pedra antiga para pedra artificial""
    juntas são o que liga as pedras e foram feitas de argamassa com base no cimento destoa muito pedra cimento, pelo menos que as pintem de uma cor parecida à da pedra
    Volto a frisar atenção às caixilharias, forma material e cor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexandre.reis
  9.  # 9

    Colocado por: Fernando Gabrielplacagem é essa pedra nova que foi colocada por vezes é melhor rebocar e evitar diferença de pedra antiga para pedra artificial""
    juntas são o que liga as pedras e foram feitas de argamassa com base no cimento destoa muito pedra cimento, pelo menos que as pintem de uma cor parecida à da pedra
    Volto a frisar atenção às caixilharias, forma material e cor


    Ah bom! lol
    A pedra foi aproveitada das paredes interiores das casa e os muros feitos à mão, partindo pedra a pedra (mas mais fino encostado aos de tijolo). Não sei se há diferênça!
    As juntas são brancas ou num tôm beije. Julgo que o cimento já era dessa côr.
    As caixilharias penso que seja tudo em aluminio. Talvez ficasse mais bonito em madeira, ou melhor em PVC! É um aluminio que parece ser lacado.
 
0.0150 seg. NEW