Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Pretendo obter opiniões sobre uma ideia que me tem assolado, que pode parecer estapafúrdia (ou se calhar é mesmo), mas que analisando as circunstância pode ser uma boa ideia.

A casa dos meus pais é térrea e tem um anexo (garagem + arrumos em R/C + 1º andar) independentes da casa (queria mostrar uma figura mas não consigo anexar imagens/ficheiros). O acentuado declive do terreno faz com que o 1º andar do anexo esteja ao nível do solo na parte norte e nascente, pelo que pensei que poderia transformar a zona de arrumos em habitação (é o 1º andar relativamente à garagem, mas está em parte ao nível do solo; e pode ter acesso independente em relação à casa existente).

No entanto, a área do anexo é de apenas 80 m2 (5,20x15,45) e como quero construir uma casa com 3 quartos, pensei ir buscar a área em falta através da construção de um 1º andar na casa já existente, ficando a casa a construir toda ao mesmo nível (a distância entre a casa e o anexo é de 5 metros).

A casa a construir ficaria assim em forma de L (mais ou menos) com entrada independente (lado oposto), ficando assente sobre a totalidade da garagem existente e sobre cerca de metade da casa existente, ficando ao nível do solo a Norte e em parte a nascente.

O PDM permite uma área de ocupação de solo e de construção de 60% e 3 pisos de construção. O terreno tem na sua totalidade cerca de 2.600 m2, mas a localização quase central da casa existente permite apenas a construção de uma casa térrea ou então 2 casas geminadas no restante terreno. E nos dias de hoje (e no futuro ainda mais) considero que uma casa térrea num terreno de 1.300 m2 é um desperdício numa zona quase citadina.

As dúvidas que tenho são as seguintes:

1)Será possível licenciar a nova habitação e torná-la independente da já existente? (penso que se quiser apenas ampliar a casa existente não existirá problema)

2)Visualmente é possível que o resultado final não seja um mamarracho? Será que vai criar confusão visual? (o objetivo é que pareça sempre uma casa grande. Mas consoante o lado que se olhe, pareçam casas diferentes. Esta é a minha opinião que pode estar errada)

3) Em termos técnicos será uma obra complicada? Principais problemas técnicos que poderia enfrentar? (as paredes da garagem (R/C) é feita em bloco e as paredes do anexo (1º andar) em tijolo. Pelo menos a placa entre os 2 andares teria de demolida e nivelada pela placa da casa existente.)

4) Em termos de custos ficaria mais caro ou mais barato do que construir uma casa de raiz? (a redução do custo de construção não é a principal razão desta ideia, mas se puder poupar €€€€€, melhor)

5) Será que consigo convencer a minha esposa que a ideia é boa? (seria bom, por isso, ter opiniões das senhoras que frequentam este fórum)

Agradeço que coloquem as vossas opiniões, e se a ideia não tiver pés nem cabeça, talvez surjam outras mais felizes, ou então "meto a viola no saco" e cá me fico pelo meu apartamento.

Cumprimentos,
    NS
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

3.  # 2

5) acho que deve começar por aqui.....
  4.  # 3

Primeiro tenho de me conseguir convencer a mim, depois passo então ao ponto 5)

data-ad-format="auto" data_ad_region="test">