Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Este é o meu 1º post.

Estou quase a fechar negócio para um terreno com projecto aprovado.(Está englobado numa urbanização).
    Segundo o loteador a licença para construção está pronta a levantar na câmara. Finda o prazo em finais de Novembro.
    Ou seja, se eu comprar o terreno tenho praticamente que levantar logo a licença.
    Gostaria de saber o seguinte: eu ao comprar um terreno com projecto aprovado tenho direito a algum apoio do arquitecto que fez o projecto, ou esse apoio foi só para quem lhe pagou o projecto (loteador) ?
    Por exemplo para levantar a licença tenho de apresentar o PSS, para comunicar a abertura de estaleiro tenho de apresentar uma data de papelada. Ele dá esse apoio ?
    E durante a construção posso contar com o apoio de confirmar se está tudo a ser feito de acordo com o seu projecto ? Como costuma funcionar ?
  2.  # 2

Depende do contrato que tiver sido feito entre ele e o urbanizador
  3.  # 3

Quem fez o projecto tem por obrigação prestar assistencia técnica á obra, isto é tirar dúvidas em relação ao projecto.
    Por outro lado para o PSS tem que obter obrigatóriamente os termos de responsabilidade dos vários intervenientes no projecto (arquitecto, engenheiros, coordenador de segurança em projecto etc)
  4.  # 4

Obter termo responsabilidade do coordenador segurança e engenheiro não é o mais difícil porque trabalho numa empresa de construção civil e seria essa empresa a construtora. Agora o arquitecto é que não o conheço de lado nenhum, nem sei quem é. Por isso é que pergunto se terei direito a apoio da parte dele. Pelo menos preciso de uma declaração do autor do projecto.
  5.  # 5

também tenho duvida em relação a isso, por exemplo, se eu quizer comprar um terreno c/ projecto aprovado, eu posso alterar/melhorar algumas coisas do projecto com outro arquitecto( de minha confiança) ou terei de contactar o arquitecto inicial?
  6.  # 6

O apoio a que o autor do projecto está obrigado é apenas o do esclarecimento de qualquer duvida que exista em relacção á interpretação dos projectos.
    A direcção da obra é da responsabilidade de um técnico da empresa construtora. A fiscalização pode ser contratada a uma pessoa que não tenha nada a ver com os projectos.

liKa
    Para alterar o projecto deve consultar o seu autor, contudo se essas alterações forem muito significativas pode sempre apresentar novo projecto com outro autor.
  7.  # 7

exacto....mas se por exemplo, o projecto for muito semelhante..isso poderá trazer alguns problemas ou não?
  8.  # 8

Sim pode. Existem direitos de autor. Muito embora a maioria das cãmaras se esteja a borrifar para isso pois é uma guerra para ser resolvida nos tribunais. Guerra essa que nem toda a gente está disposta a travar pois é muito dificil provar que o projecto é o mesmo, basta que eu altere meia duzia de coisas.
    mas tem alguma coisa contra o autor do projecto?
  9.  # 9

não... nem o conheço lolol.era mera curiosidade
  10.  # 10

Então não negue á partida uma ciência que desconheçe : )))
    Nem todos os arquitectos são maus.
    Alguns são muito maus : ))))
  11.  # 11

eu nunca disse isso...lolol
  12.  # 12

Pois... olhe mas depende do projecto de loteamento... à projectos de definem apenas àreas, cerceas, materiais para fachada e alinhamentos... Depois de loteado o arquitecto pode não ter nada com o assunto...
    Uma coisa é licenciamento... outra coisa é projecto de execução e obra. (apenar que o licenciamento poderá ter o acompanhamento de obra, embora muito pontual...)
    Tem de ver o que ficou definido no contracto com o arquitecto.
  13.  # 13

Aproveitando o tema, se eu comprar um terreno que já tem um projecto aprovado fico de alguma forma preso ao arquitecto que o aprovou?
    Explicando melhor, preciso da sua assinatura durante ou no final da obra ou basta respeitar o projecto que ele não pode "meter o nariz"?

Obrigado.
    •  
      FD
    • 5 agosto 2011

# 14

Colocado por: Pedro SyncMasterpreciso da sua assinatura durante ou no final da obra ou basta respeitar o projecto que ele não pode "meter o nariz"?

Acho que só se alterar o projecto é que precisa da autorização dele.
    E só por uma questão de direitos de autor...
    No mundo real, se for por exemplo uma urbanização com projectos similares, acho que ninguém se chateia com isso (mas têm o direito a poderem).
  14.  # 15

Com a maior parte dos arquitectos, não haverá o mínimo problema. No entanto, é simpático entrar em contacto com ele, referindo que vai iniciar uma obra que ele projectou. Além disso, no final da obra vai ter de entregar telas finais, que podem ser coincidentes com as aprovadas para a construção, mas devem ser verificadas no final da obra (logo, a data é diferente).
  15.  # 16

A apresentação das telas finais podem ser uma responsabilidade do empreiteiro, logo este pode recorrer a outro técnico para as subcrever caso não haja alterações á obra.
    Mas é sempre simpatico comunicar ao autor do projecto que vai iniciar a obra, até porque você vai ter que nomear um fiscal para a obra que em caso de duvida na interpretação dos projectos vai entrar em contacto com o arquitecto e convem haver boas relações
  16.  # 17

Colocado por: zedasilvaA apresentação das telas finais podem ser uma responsabilidade do empreiteiro, logo este pode recorrer a outro técnico para as subcrever caso não haja alterações á obra.
    Mas é sempre simpatico comunicar ao autor do projecto que vai iniciar a obra, até porque você vai ter que nomear um fiscal para a obra que em caso de duvida na interpretação dos projectos vai entrar em contacto com o arquitecto e convem haver boas relações

A questão das telas finais é... delicada... no entanto, há algo que tem de considerar, que é o seguinte, o colega que fez o projecto, para entregar as telas finais (partindo do principio que respeitou o seu projecto) só terá de alterar a data dos projectos e imprimir. Obviamente que isso não estando previamente acordado com ele terá os seus custos, mas serão sempre inferiores à elaboração de todo um processo... fiz-me compreender?

0.0191 seg. NEW