Iniciar sessão ou registar-se
    • LeaR
    • 9 dezembro 2018

     # 1

    Olá,

    Pus esta dúvida no tópico da construção da minha vivenda, mas por la terei menos gente conhecedora do tema a discutir a presente dúvida. Assim:

    Tenho desvão não habitado no telhado. Na térmica tenho previsto XPS com 10cm e betonilha de enchimento de 4cm, como se pode ver na imagem:



    Isso foi previsto quando tínhamos decidido não colocar tecto falso... Agora optámos pôr tecto falso, e o mesmo levará lã de rocha.

    Dúvida:

    a) o empreiteiro sugeriu pôr lã de rocha de 7cm no tecto falso e desistirmos do XPS por cima da laje.
    b) gabinete arquitectura sugere pôr 3cm de lã de rocha no tecto falso, e "descontar" do XPS ponto 6 ou 7cms. Por cima betonilha à mesma.
    c) o empreiteiro sugeriu pôr lã de rocha de 3cm no tecto falso e XPS de 6 ou cm como considerado pelo gabinete, mas prender com grampos e não pôr a betonilha.


    Que me dizem?
  1.  # 2

    Qual o uso que vai fazer do sótão?

    Se for esporádico, não abdique do xps (ou lã de rocha) no pavimento.

    Outra questão,aquela cimalha é uma ponte térmica. Peça ao seu projectista para substituir por uma para ETICS
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LeaR
    • LeaR
    • 9 dezembro 2018

     # 3

    Vai ser um desvão não habitado, como referido a imagem do projecto.
  2.  # 4

    Colocado por: LeaRdesvão não habitado

    Para quê a betonilha por cima do XPS então?
    Coloca só o XPS (ou a lā) e com o que poupa na betonilha aumenta um pouco mais o isolamento. :)
    Concordam com este comentário: Schlüter-Portugal
    • LeaR
    • 9 dezembro 2018

     # 5

    E que opção acha ser mais vantajosa? Só a lã de rocha, só o XPS ou uma conjugação de ambos?
    • LeaR
    • 10 dezembro 2018

     # 6

    Estou inclinado para a solução: colocar só lã de rocha de 70kg/m3 por cima do tecto falso, e não por o XPS por cima da laje. Ideias?
  3.  # 7

    la mineral com 20/30kg/m3, chega perfeitamente, aplique uns 10 ou 12cm de espessura.... mas quem tem de deicidir isso e coordenar a melhor solução são os seus projectistas..
    Não entendo como tendo uma fachada a ETICS e não lhe preveram a cimalha igualmente em EPS!!!?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LeaR
    • LeaR
    • 11 dezembro 2018 editado

     # 8

    Quando falei com o proprietário do gabinete, sem falar com quem fez a especialidade térmica diz-me: a lã de rocha só ajuda acusticamente, teoricamente não faz nada. Vou às fichas técnica e a lã de rocha de 70kg tem uma resistência térmica de 2.90, superior ao XPS de 10cm que ele me queria "vender" que tem resistência térmica de 2.65. Posto isto, e analisando as duas, e tendo em conta que o empreiteiro tem sido bastante acessível e me tem transmitido ser uma pessoa de confiança (ao invés da informação errada dada pelo proprietário do gabinete) vou optar pela lã de rocha no tecto falso.

    Como vivo no interior do país, junto À Serra da Estrela, vou optar vou 70kg com 50mm de espessura, invés dos 30kg Pedro. Temos invernos e verões bastante rigorosos...

    Obrigado pelas opiniões.
    • LeaR
    • 11 dezembro 2018

     # 9

    Colocado por: Schlüter-PortugalQual o uso que vai fazer do sótão?

    Se for esporádico, não abdique do xps (ou lã de rocha) no pavimento.

    Outra questão,aquela cimalha é uma ponte térmica. Peça ao seu projectista para substituir por uma para ETICS
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Não percebi... Onde sugere colocar ETICS?
    • VXMC
    • 11 dezembro 2018 editado

     # 10

    Colocado por: LeaR

    Não percebi... Onde sugere colocar ETICS?


    Naquele pedaço debaixo do beirado, passar a ser em eps, é o que o Schluter falou sobre a cimalha.

    Estas são moldes, em eps, para fazer em betão. Mas pode optar por umas em eps para fazer o corte térmico e na viga.

    Concordam com este comentário: Schlüter-Portugal, Pedro Barradas
  4.  # 11

    Não é pode., é DEVE!!! se o sistema é ETICS, então que aplique em toda a envolvente exterior....

    De qq maneira aquele pormenor apresentado, aquilo não é pormenor algum, aquilo é um esquema manhoso... nem sequer tem a resolução de beirado/ telha cerâmica... e a zona representada com o tijolo na parede, deveria ter a forra ceramica pelo lado interior, por forma a poder passar tubagens sem roços na estrutura.

    Assim, por exemplo....
      porm_336_1.jpg
    • LeaR
    • 11 dezembro 2018

     # 12

    Ou seja, tudo o que está a verde ser ETICS, certo?

  5.  # 13

    Colocado por: LeaROu seja, tudo o que está a verde ser ETICS, certo?



    Sim. Há peças especiais para fazer as Cimalhas.
    • LeaR
    • 12 dezembro 2018

     # 14

    Todas as marcas têm? A minha cimalha não é bem como a representada na imagem, é mais rectilínea, em escada.
  6.  # 15

    Colocado por: LeaRTodas as marcas têm? A minha cimalha não é bem como a representada na imagem, é mais rectilínea, em escada.


    Marcas de quê?
  7.  # 16

    Deixa de ser uma cimalha em betao e passa a ser um elemento em eps. O preço é que nao deve ser famoso
 
0.0122 seg. NEW