Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Tenho uma caldeira Roca R30/30 em casa. Actualmente ela liga manualmente usando o botão na própria caldeira.
    Ora eu gostava de a ligar remotamente, e poder fazer outro tipo de agendamentos.
    Em vez te estar a comprar Termostatos da própria Roca, gostava de usar material IOT.
    Tenho lá uns controladores baseados em ESP8266 que têm 2 relés que podem ser usados. Agora tenho algumas duvidas em relação como devo ligar aquilo.

    De acordo com o que já encontrei, ela por defeito têm um shunt entre o T1 e S3. Por isso será tirar esse shunt e ligar o relé a esses dois conectores.
    Agora as minhas duvidas são:

    - o relé da caldeira funciona a 220V ou a uma voltagem mais baixa? Na Internet a informação que encontrei indica contacto seco 220v. É correcto?
    - o shunt está sempre a passar corrente? No caso do meu bastará passar corrente ao S3 quando pretendo que a caldeira ligue?

    Obrigado.

    Cpts
    JP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunomgomes
      Capture56.PNG
      Capture55.PNG
  2.  # 2

    Não, basta um relé a fazer um shunt do t1 ao s3
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta Sérgio. Uma pergunta que se calhar é um bocado parva. Estamos a falar de um rele de contacto seco?
    Ou posso usar um rele normal? Qual a voltagem que é colocado entre o T1 e o S3 para poder dimensionar o rele necessário.
 
0.0093 seg. NEW