Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    Estou envolvida numa situaçao um pouco chata. Tenho um imovel (1ºhabitaçao) numa urbanizaçao em que todo o loteamente aguarda resolução de um processo judicial em que o réu é a camara municicpal.Como tal, todos os imoveis vendidos nessa urbanizaçao são vendidos apenas sem recurso a credito bancario e essa clausula vem mencionada na escritura. A minha casa encontrava-se numa imobiliaria que tinha conhecimento do assunto e supostamente (tenho provas escritas disso) tinha informado o proeminente comprador dessa situaçao. indicaram que o mesmo nao se importava com o processo, quis fazer cpcv (10% do valor a escriturar) etc etc. No dia da escritura, no acto da leitura, qual nao é o meu espanto quando o proeminente comprador não tinha conhecimento do processo instaurado sobre todo o loteamento. desistiu da escritura no cartório...Exige-me o sinal dado no cpcv... Como devo proceder nesta situação? Informei a mediadora tenho provas escritas de que supostamente informaram o cliente... e depois deparo-me com esta situação no notário... Já lhes tinha pago 50% do valor da comissão ...já tinha mudado toda a minha familia...todas as minhas coisas... e agora vejo-me envolvida neste processo. Percebo o lado do comprador mas eu também fui enganada pela mediadora...
    • ik
    • 10 dezembro 2018

     # 2

    Fale com um advogado se a culpa for da imobiliária peça indemnização pelos danos causados ale´m do pagamento que já efectuou
    Concordam com este comentário: Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: c86matos
  2.  # 3

    Quer um conselho? Contacte um advogado.

    E já aprendeu que nunca, em momento algum deve pagar comissão à imobiliária sem o negócio estar finalizado.
    Concordam com este comentário: Alexandre Silva, Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexandre Silva, c86matos
  3.  # 4

    Colocado por: ikFale com um advogado se a culpa for da imobiliária peça indemnização pelos danos causados ale´m do pagamento que já efectuou
    Estas pessoas agradeceram este comentário:c86matos
    Concordam com este comentário: Sr.io
  4.  # 5

    Sim já estou a tratar tudo com um advogado. Pois não fui eu que arranjei o cliente nem concretizei o negócio. Só vi os clientes no momento do CPCV e da escritura. Compreendo o lado dos proeminentes comparadores... Mas também me sinto lesada. Mudámos toda uma vida com a expectativa da venda. Pensámos que os clientes tinham sido informados em conformidade conforme nós foi dito (por escrito!!)... E afinal tivemos está palhaçada no meio do cartório!! Penso que fomos os dois lesados. Eu vendedora também me senti lesada e compreendo também o lados dos compradores...
    Concordam com este comentário: Sr.io
  5.  # 6

    Colocado por: c86matosA minha casa encontrava-se numa imobiliaria que tinha conhecimento do assunto e supostamente (tenho provas escritas disso) tinha informado o proeminente comprador


    Porque diz que tem provas, e fala em supostamente ao mesmo tempo?
    Por um lado parece que tem a certeza que informaram o cliente, por outro parece que não tem bem a certeza se o informaram ou não?

    Porque o cliente desistira apenas na escritura, já no notário?
    Se ele soubesse, não desistiria logo?

    PS: não lhe estou a tirar a razão... apenas acho que aqui há gato com a imobiliária.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  6.  # 7

    Colocado por: caboche

    Porque diz que tem provas, e fala em supostamente ao mesmo tempo?
    Por um lado parece que tem a certeza que informaram o cliente, por outro parece que não tem bem a certeza se o informaram ou não?

    Porque o cliente desistira apenas na escritura, já no notário?
    Se ele soubesse, não desistiria logo?

    PS: não lhe estou a tirar a razão... apenas acho que aqui há gato com a imobiliária.
  7.  # 8

    Tenho provas escritas pois minutos antes da visita perguntei, via email, se os clientes tinha conhecimento do que se passava na urbanização. Ao qual me responderam : os clientes têm conhecimento , não precisam recorrer a crédito. Fazemos tudo conforme a lei.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  8.  # 9

    ok, já percebi.
    Tem provas de que a imobiliária lhe disse que falou com o cliente sobre isso.

    Já percebi. Só duvido que a imobiliaria tenha realmente faldo com ele.
    Concordam com este comentário: Diogo999, Sr.io
  9.  # 10

    Colocado por: cabocheok, já percebi.
    Tem provas de que a imobiliária lhe disse que falou com o cliente sobre isso.

    Já percebi. Só duvido que a imobiliaria tenha realmente faldo com ele.
  10.  # 11

    Pois...mas como eu nunca falei com os clientes a não ser no CPCV e o imóvel estava entregue à.imobiliaria... (sabendo eles que a questão do processo ia surgir por escrito na escritura...), Não percebo porque não falaram com o cliente correctamente . Agora quem se vê nesta "alhada" somos nós e o proeminente comprador e eles calados que nem uns ratos...
    Concordam com este comentário: Sr.io
  11.  # 12

    Colocado por: c86matosPois...mas como eu nunca falei com os clientes a não ser no CPCV e o imóvel estava entregue à.imobiliaria... (sabendo eles que a questão do processo ia surgir por escrito na escritura...), Não percebo porque não falaram com o cliente correctamente . Agora quem se vê nesta "alhada" somos nós e o proeminente comprador e eles calados que nem uns ratos...


    Colocado por: ikFale com um advogado se a culpa for da imobiliária peça indemnização pelos danos causados ale´m do pagamento que já efectuou
    Estas pessoas agradeceram este comentário:c86matos


    Colocado por: ikFale com um advogado se a culpa for da imobiliária peça indemnização pelos danos causados ale´m do pagamento que já efectuou
    Estas pessoas agradeceram este comentário:c86matos
  12.  # 13

    Eu a eles só lhes paguei a comissao mas penso que o proeminente comprador apesar de tudo deve também receber o dinheiro do sinal de volta. na minha opinião não sou eu que lho devo dar mas sim quem o enganou. eu, vendedora, fiquei muito lesada pois alterei toda a minha vida! fiz as mudanças para casa de um familiar, até puder comprar uma nova casa (apos esta escritura), aluguei um espaço para colocar as minhas coisas, tenho uma criança pequena, estou gravida... e as pessoas que iam comprar tambem foram totalmente iludidas nesta questão.eles deviam ter aberto "o jogo" tal como ele era... ainda mais sabendo que isto é um processo sempre referido na escritura!!
    eu, vendedora fui lesada. as pessoas que iam comprar também. o único culpado disto tudo a imobiliária!
    Concordam com este comentário: Sr.io
  13.  # 14

    https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-o-uso-e-a-grafia-de-promitente-comprador/16552


    Promitente-comprador e não
    proeminentes comparadores
    Concordam com este comentário: Sr.io
  14.  # 15

    Colocado por: Palhavahttps://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-o-uso-e-a-grafia-de-promitente-comprador/16552


    Promitente-comprador e não
    Concordam com este comentário:Sr.io
  15.  # 16

    Acha que neste momento estou preocupada como escrevo aqui "proeminente-comprador" ?
  16.  # 17

    Qual a imobiliária?
    • Sr.io
    • 11 dezembro 2018 editado

     # 18

    Colocado por: Palhavahttps://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-o-uso-e-a-grafia-de-promitente-comprador/16552
    Promitente-comprador e não

    Colocado por: c86matosAcha que neste momento estou preocupada como escrevo aqui "proeminente-comprador" ?

    Cara c86matos, aqui no fórum cada um ajuda como pode... O Palhava tentou ajudar ensinando-lhe como funciona a língua de Portugal.
    No futuro, quando a c86matos for escrever uma mensagem para alguém que saiba mais que a "plebe" (que somos nós; que desconhecemos os termos e tecnicidades da lei), escusa de parecer tão ignorante.

    Faço minha a resposta que a c86matos poderia/deveria ter dado ao Palhava:
    Obrigado por esta informação.
    Apesar de o seu comentário não servir para resolver problemas com que me deparo actualmente na minha vida (CPCVs, et cetera), hoje aprendi que a expressão correcta é "promitente-compradores" (promitente vem de promessa; proeminente não tem nada a ver com a questão).


    Não aprendi à primeira nem à segunda, mas ao longo da vida aprendi que nunca é tarde demais para aprender mais um bocadinho e para ser (ou pelo menos "parecer") um bocadinho menos ignorante...

    Votos de boa sorte com o problema da imobiliária e do comprador que desistiu.
    Concordam com este comentário: treker666, ClioII
  17.  # 19

    A presente situação tem gravidade.

    Na sua situação, explorava o seguinte.
    O comprador e vendedor deveriam falar. Apurarem se, efectivamente, o comprador foi informado desta questão.
    Falarem com um advogado e, quem sabe, constituirem um processo conjunto.

    Quanto tempo mediou entre CPCV e escritura? Esta clausula surge ou não em CPCV?

    Teoricamente, não haveria lugar á devoluçao do sinal, uma vez que foi o comprador que desistiu.
    Como foi a recção do comprador durante a escritura? Interpelou a imobiliária?
  18.  # 20

    Colocado por: ADROatelierA presente situação tem gravidade.

    Na sua situação, explorava o seguinte.
    O comprador e vendedor deveriam falar. Apurarem se, efectivamente, o comprador foi informado desta questão.
    Falarem com um advogado e, quem sabe, constituirem um processo conjunto.

    Quanto tempo mediou entre CPCV e escritura? Esta clausula surge ou não em CPCV?

    Teoricamente, não haveria lugar á devoluçao do sinal, uma vez que foi o comprador que desistiu.
    Como foi a recção do comprador durante a escritura? Interpelou a imobiliária?
 
0.0232 seg. NEW