Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Assinei um contrato de compra e venda da minha casa na qualidade de vendedora, onde ficou definido que seria dado como sinal o valor de 10% do montante da venda, celebrado com validade de 3 meses para celebração da escritura. O cheque desta operação ficou retido na imobiliária como garantia de que tudo iria correr bem com o crédito bancário. O processo correu, foi feita a avaliação do imóvel por parte da entidade bancária e o crédito foi aprovado. No entanto, passados quase 2 meses ainda não recebi dinheiro nenhum. Solicitam que aguarde pela venda da casa dos compradores. O contrato refere que se torna efetivo com o pagamento referido o que ainda não ocorreu. A minha pergunta é se este contrato pode ser considerado nulo? Existe incumprimento, certo?
  2.  # 2

    A meu ver existe incumprimento, mas não por parte do comprador... O cheque devia ter sido entregue pelo comprador ao vendedor.
    Por vezes, as imobiliárias pedem para receber parte da sua comissão no momento da assinatura do CPCV, dado que o trabalho destes está praticamente terminado.

    Fale com a sua imobiliária...
    Ou então fale com o seu advogado... Se for este a contactar a imobiliária, talvez seja mais fácil entregarem-lhe o cheque.

    A escritura também será no prazo de um mês... Apronte-se.
    Não vá esse cheque dos 10% "desaparecer" (na conta de alguém da imobiliária, quiçá) e depois só pagarem os restantes 90%, alegando que já lhe pagaram os 10% iniciais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sjsusano
  3.  # 3

    o que assinou foi o CPCV, contrato de PROMESSA de compra e venda, correcto?
  4.  # 4

    Certo. O que assinei foi um contrato de promessa compra e venda.
  5.  # 5

    Tendo a indicação que o crédito já foi aprovado, o cheque é-lhe devido. Se não existe nenhuma condição no CPCV sobre a venda da casa dos compradores, deve-se dirigir à agência imobiliária e exigir o cheque.

    Se se recusarem, informe-os de que se encontram em incumprimento do CPCV e meta imediatamente o seu advogado ao barulho.

    E nunca, NUNCA, deixe a agência imobiliária "guardar" cheques do que quer que seja. O cheque deve ser SEMPRE entregue a si.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sjsusano
  6.  # 6

    Fale com a imobiliária e refira a questão do sinal. Envie uma carta registada com aviso de recepção a indicar que, até á data, não recebeu o montante de 10% indicado em CPCV.

    Como sabe que o crédito foi aprovado?
    O que diz o que contracto de mediação imobiliária no que concerne á comissão?

    Só assina a escritura com o pagamento de 100% do valor acordado, óbvio. Havendo crédito bancário, teoricamente no acto da escritura deverá estar alguém em representação do banco. Se apenas falta um mês, eu aguardava para ver o desfecho da situação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sjsusano
  7.  # 7

    Esta cena das imobiliarias ficarem com o dinheiro é espectacular... eu paguei 2 mil euros no acto da assinatura do CPCV, transferidos DIRETAMENTE pra conta da dona da casa. Da minha continha pra dela, limpinho.
    Concordam com este comentário: Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sjsusano
  8.  # 8

    Na minha boa fé achei razoavel que o cheque não fosse depositado até aprovação do crédito, pois se houvesse um contratempo seria mais fácil para todos. Mas agora acho que realmente estão a abusar da minha boa fé. Sei que o crédito foi aprovado segundo informação da agência e através da própria institução bancária onde decorre o processo. No CPCV não está mencionado nada em relação à venda da casa dos compradores, nem sequer em relação à aprovação do crédito. Já fixei um prazo para que realmente esta situação fosse clarificada, ou seja, se pretendem o negócio têm que proceder ao pagamento. Mas não consigo deixar de pensar que perdi 2 meses, e possívelmente outros negócios (pois já informei várias vezes que a casa já estava vendida sem estar), para nada. Será que esta é uma nova forma ( quanto a mim muito pouco honesta ) de fazer negócios? Como nos podemos defender destas situações?
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  9.  # 9

    Colocado por: sjsusanoSerá que esta é uma nova forma ( quanto a mim muito pouco honesta ) de fazer negócios?

    De nova nada tem, infelizmente é prática habitual das imobiliárias.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Sr.io
  10.  # 10

    Colocado por: sjsusanoNa minha boa fé achei razoavel que o cheque não fosse depositado até aprovação do crédito, pois se houvesse um contratempo seria mais fácil para todos. Mas agora acho que realmente estão a abusar da minha boa fé. Sei que o crédito foi aprovado segundo informação da agência e através da própria institução bancária onde decorre o processo. No CPCV não está mencionado nada em relação à venda da casa dos compradores, nem sequer em relação à aprovação do crédito. Já fixei um prazo para que realmente esta situação fosse clarificada, ou seja, se pretendem o negócio têm que proceder ao pagamento. Mas não consigo deixar de pensar que perdi 2 meses, e possívelmente outros negócios (pois já informei várias vezes que a casa já estava vendida sem estar), para nada. Será que esta é uma nova forma ( quanto a mim muito pouco honesta ) de fazer negócios? Como nos podemos defender destas situações?


    Se o CPCV nem sequer menciona a condicionante do crédito bancário, exiga o cheque IMEDIATAMENTE. O valor é seu desde a assinatura do CPCV e não tem que esperar por nada.

    Não só não tem que esperar, como se o cheque for careca os compradores estão a incorrer num crime muito grave por sinal.

    A resolução é simples: diriga-se à agência, exiga o cheque, e não saia de lá sem ele. Se se recusarem apresente reclamação no livro de reclamações e requisite a presença da policia para que fique registado que a agência se apoderou indevidamente de um cheque em seu nome. A policia não vai fazer nada, mas mostra a agência que a senhora não está para brincadeiras.

    O ramo imobiliário em Portugal está cheio de pessoas pouco sérias, sem formação e sem valores. Tem que ser firme e não ceder nos seus direitos. Não vá em conversas.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, sjsusano, Sr.io
  11.  # 11

    pedrosslp, infelizmente começo agora a atestar o estado do ramo imobiliário em Portugal. Lamento que assim seja, pois considero que é um negócio extremamente rentável e com risco minimo onde nestas alturas é muito fácil ganhar rios de dinheiro. Não queria chegar a tanto, chamar a policia e etc, até porque me questiono se ainda quero este negócio pouco ético...mas se não fizer nada, sinto que estou a compactuar com o sistema e vamos continuar invadidos por falta de ética e valores.
    Será que existe uma solução mais ortodoxa para resolver este impasse? :)
    • mokas
    • 11 dezembro 2018 editado

     # 12

    O problema aqui é que você devia ter exigido todos esses pontos no CPCV. Desde tempo para obtenção de crédito, como tudo o resto.
    Infelizmente, a retenção do cheque tem sido algo que hoje em dia as imobiliárias têm cada vez mais por prática fazer.

    Se falta menos de 1 mês para a celebração da escritura, existe alguma cláusula no CPCV que diz que você fica com esse dinheiro em caso de incumprimento dos compradores (ou seja, a escritura não ser marcada dentro do prazo)?
    Existe alguma cláusula que fala desses 10% no cpcv?
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 13

    O CPCV mencionado o valor exato do sinal, e as clásulas normais que indicam que se o comprador desistir perde o sinal e se o vendedor desistir têm que restituir o sinal em dobro.
    Mas também diz que se torne efetivo com o pagamento, o que ainda não ocorreu :(
  13.  # 14

    ja foi à imobiliaria exigir o cheque sob pena de considerar nulo o contrato? esse é o proximo passo, nao vale pena perder tempo com outros pensamentos!
    Concordam com este comentário: Sr.io
  14.  # 15

    Já fui claro. Aliás várias vezes já informei que vou pôr a casa novamente no mercado, se esta situação não se resolver rápidamente. Mas não resolvem...
    A questão é em termos legais ficamos assim?
  15.  # 16

    Colocado por: sjsusanoJá fui claro. Aliás várias vezes já informei que vou pôr a casa novamente no mercado, se esta situação não se resolver rápidamente. Mas não resolvem...
    A questão é em termos legais ficamos assim?


    Em termos legais, a agência apropriou-se ilegitimamente de um cheque que era destinado a si (a não ser que esteja algo no CPCV a dizer que o cheque fica à guarda da agência).

    Recomendo-lhe que contacte um advogado no sentido de intimar a agência a entregar imediatamente o cheque que é legitimamente seu.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  16.  # 17

    Uma vez que não recebeu o cheque.
    Declare o contrato nulo.
    Concordam com este comentário: Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sjsusano
 
0.0201 seg. NEW