Tenho algumas dúvidas sobre dividir uma casa de 3 andares em 2 propriedades separadas.
A casa em questão pode ser dividida facilmente tirando a escadaria interior e cada propriedade teria uma entrada única, ou seja, fisicamente ficariam separadas. A minha dúvida seria se as instalações elétricas, de gás e água teriam que ser separadas em ambas as frações para poder fazer a propriedade horizontal? A minha ideia seria instalar contadores de luz e água na nova fração para dividir as contas de forma justa.
A minha segunda dúvida seria em relação ao IMI. O imposto seria dividido entre as duas frações ou teria que haver uma reavaliação da propriedade?
Eu dividi uma fração em 2. Tem de separar tudo e fazer todos os projetos de especialidades. Quando tiver as 2 frações será reavaliado e vai pagar IMI das 2 em separado.
É obrigatório, só se não quiser usar gás não precisa fazer. Vai depender da sua câmara, pode pedir uma informação prévia ou pedir reunião com o Arquitecto da sua zona. Se bem me lembro o mais caro foram os projectos de arquitectura e as obras claro.