Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite!

Tenho algumas dúvidas sobre dividir uma casa de 3 andares em 2 propriedades separadas.

A casa em questão pode ser dividida facilmente tirando a escadaria interior e cada propriedade teria uma entrada única, ou seja, fisicamente ficariam separadas. A minha dúvida seria se as instalações elétricas, de gás e água teriam que ser separadas em ambas as frações para poder fazer a propriedade horizontal?
    A minha ideia seria instalar contadores de luz e água na nova fração para dividir as contas de forma justa.

A minha segunda dúvida seria em relação ao IMI. O imposto seria dividido entre as duas frações ou teria que haver uma reavaliação da propriedade?

Agradeço desde já a vossa atenção.
    • 11 dezembro 2018

# 2

Eu dividi uma fração em 2.
    Tem de separar tudo e fazer todos os projetos de especialidades.
    Quando tiver as 2 frações será reavaliado e vai pagar IMI das 2 em separado.
  2.  # 3

Obrigado pela resposta Mó!

Já agora, é obrigatório fazer a instalação de gás ou instalação elétrica e de água chegam?

Por alto, se não for descrição, por quanto ficou a papelada toda mais separação da luz e água?

Mais uma vez, obrigado!
    • 12 dezembro 2018

# 4

É obrigatório, só se não quiser usar gás não precisa fazer.
    Vai depender da sua câmara, pode pedir uma informação prévia ou pedir reunião com o Arquitecto da sua zona.
    Se bem me lembro o mais caro foram os projectos de arquitectura e as obras claro.

0.0087 seg. NEW