Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde! Andei a fazer uma pesquisa pelo forum, mas não encontro nada com a informação que pretendo recente. Adquiri uma moradia com dois pisos na zona litoral Norte, no entanto a mesma necessita de algumas obras de remodelação. A mesma não tem aquecimento nem qualquer tipo de pré-instalação. A única coisa que tem é uma lareira na sala que irei trocar por recuperador. A dúvida é, atualmente quais são as melhores opções de aquecimento para moradias na qual se queira ter conforto, ou seja arranjar um sistema que mantenha a casa quente. Painéis, radiadores, recuperador a pellets? Gostava de saber atualmente as melhores opções inclusive €€€ para quem queira ter a casa sempre quente. Onde vivo atualmente tenho caldeira a gás e radiadores, o aquecimento está ligado 24h com termostato e para mim é um metodo eficaz e que acaba por nem gastar muito ao final do mês na conta.
    Obrigado a quem puder ajudar.
  2.  # 2

    Alguém?
  3.  # 3

    Há muitos condicionantes:

    Tem gás?
    Admite partir a casa toda para instalar um novo sistema de aquecimento?
    Qual o plafond?
    Tem AQS ou quer integrar?
    Vai meter recuperador, acende-o sempre? Tem lenha barata? Não se importa dessa rotina?

    Não existe uma boa solução, cada solução é boa se for à sua medida.
    Concordam com este comentário: jorgealves, Belhinho
  4.  # 4

    Nao tem caldeira mas tem o gás natural a passar na rua. Ou seja o investimento tem de ser total no aquecimento. Partir a casa seria logo na fase inicial e não é problema, daí estar a colocar a questão para tambem ter uma noção do que teria de fazer. Não me importo de ter de fazer os rasgos nas paredes para embutir possíveis tubos ou assim. O chão da sala é para aplicar flutuante, tem tijoleira neste momento.
    O recuperador o efeito seria apenas para ter um maior rendimento do calor do que a lareira. Se calhar um recuperador a pellets ligado a um sistema de aquecimento funcionaria melhor não?
    E a bomba de calor ou painéis qual é a vossa opinião?
  5.  # 5

    Mais alguém pode ajudar?
  6.  # 6

    Colocado por: flipeNao tem caldeira mas tem o gás natural a passar na rua.

    Quem dera a muita gente ter um problema como o seu. Tem na rua a energia mais barata para aquecimento. Eu paguei á Portgas 3500 eur para colocar gás natural na minha moradia.
  7.  # 7

    É o mais barato? Mesmo comparando com eletricidade, painéis ou Assim? Recuperador a pellets ligado a radiadores não?
    Atualmente onde vivo tenho caldeira a gás, 24h ligada com casa a 22°, pago nos meses de inverno a volta de 80€/100€ por mês.
    • sbcnv
    • 14 dezembro 2018 editado

     # 8

    Colocado por: flipeÉ o mais barato? Mesmo comparando com eletricidade, painéis ou Assim? Recuperador a pellets ligado a radiadores não?
    Atualmente onde vivo tenho caldeira a gás, 24h ligada com casa a 22°, pago nos meses de inverno a volta de 80€/100€ por mês.


    O mais barato sera Ar Condicionado, que no fundo comportam-se como bombas de calor.

    Como tem um coeficiente de praticamente 4 significa que precisam apenas de 1/4 de input de energia para dar 1 kWh.

    O preco do gas natural por kWh e cerca de 6 centimos por kWh.

    A electricidade sao cerca de 20 centimos fora do vazio, e 9 centimos no vazio.

    Portanto, nem nas horas de ponta o gas natural compensaria dado que seria 6 centimos * 4 = 24 centimos

    Em horario vazio entao nem se fala. Conseguiria o equivalente a 1.5 centimos por kWh de gas natural (9 centimos de electricidade em vazio a / por 4).

    Mais a poupanca de nao ter de pagar para fazer a ligacao a conduta da rua, mais a poupanca de nao ter o custo da tarifa fixa mensal.

    Agora ha pessoas que nao gostam de aquecimentos a ar forcado, como e o caso de um sistema split.
  8.  # 9

    Colocado por: sbcnvO mais barato sera Ar Condicionado, que no fundo comportam-se como bombas de calor.
    um AC convencional é uma bomba de calor AR\AR.
  9.  # 10

    Colocado por: sbcnvComo tem um coeficiente de praticamente 4 significa que precisam apenas de 1/4 de input de energia para dar 1 kWh.
    as maquinas actuais a R32 apresentam COP´S efectivos nominais de mais de 5.
  10.  # 11

    Colocado por: sbcnvA electricidade sao cerca de 20 centimos fora do vazio, e 9 centimos no vazio.

    Não sei onde foi buscar esses preços. Quem nos dera!
    E mais: Sabe qual é o horário de "vazio"
    Quer aquecer a casa quando não precisa?

    Na equação, compra de equipamento + consumo, ainda não há solução mais barata que caldeira a gás natural e radiadores.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JFA Materiais
  11.  # 12

    Eu pago c\ iva:
    Vazio - 0.1249€
    Cheias - 0.2442€

    Colocado por: BelhinhoE mais: Sabe qual é o horário de "vazio"
    Quer aquecer a casa quando não precisa?


    Nas horas de mais frio nao precisa de aquecer a casa? É quando estão a acontecer mais perdas...
  12.  # 13

    Colocado por: jorgealvesas maquinas actuais a R32 apresentam COP´S efectivos nominais de mais de 5.


    Ainda mais ajuda as minhas contas...
    • sbcnv
    • 14 dezembro 2018 editado

     # 14

    Colocado por: Belhinho
    Não sei onde foi buscar esses preços. Quem nos dera!
    E mais: Sabe qual é o horário de "vazio"
    Quer aquecer a casa quando não precisa?

    Na equação, compra de equipamento + consumo, ainda não há solução mais barata que caldeira a gás natural e radiadores.


    Os preços são os preços da EDP na área de Lisboa (nem estou a considerar descontos ou endesas etc) . As horas de Vazio são apenas exemplo. Mesmo em horas de ponta é mais barato dado que 20 cêntimos e menor que que os 6 cêntimos de gás natural quando ajustados a um cop de 4. O user acima refere até cop de 5 o que ajuda mais.

    Mais ainda horas vazio coincide mais com o periodo frio assim como o período onde as pessoas estão em casa...

    Fazendo as contas o AC e o mais barato até por larga margem
  13.  # 15

    Colocado por: sbcnvOs preços são os preços da EDP na área de Lisboa (nem estou a considerar descontos ou endesas etc) .

    Ou estou a ser roubado ou os lisboetas têm mais sorte que eu...
      FOTO_20181214_103413.jpg
  14.  # 16

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Ou estou a ser roubado ou os lisboetas têm mais sorte que eu...
      FOTO_20181214_103413.jpg

    + IVA
  15.  # 17

    Colocado por: Pedro Azevedo78Eu pago c\ iva:
    Vazio - 0.1249€
    Cheias - 0.2442€



    Nas horas de mais frio nao precisa de aquecer a casa? É quando estão a acontecer mais perdas...

    Eu não preciso aquecer a casa só a partir das 23h00. Entre as 20h00 e as 23h00 é o período mais caro e é quando mais (normalmente) precisamos do aquecimento.
  16.  # 18

    Colocado por: BelhinhoEu não preciso aquecer a casa só a partir das 23h00. Entre as 20h00 e as 23h00 é o período mais caro e é quando mais (normalmente) precisamos do aquecimento.

    Ng disse que era SÓ a partir das 23h que é preciso aquecer. Mas se aquecer ou nao deixar a temperatura cair durante a noite (usando energia a metade do preço), menos vai ter de aquecer no outro dia durante a tarifa cara...
    Ah, e o bi-horário é das 22h às 08h. Não das 23h.
    Concordam com este comentário: zinna
  17.  # 19

    Colocado por: Pedro Azevedo78o bi-horário é das 22h às 08h


    E tinha o sábado parcial e os domingos 24h?!? Já não o tenho ha algum tempo, mas acho que era assim.
  18.  # 20

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Ng disse que era SÓ a partir das 23h que é preciso aquecer. Mas se aquecer ou nao deixar a temperatura cair durante a noite (usando energia a metade do preço), menos vai ter de aquecer no outro dia durante a tarifa cara...
    Ah, e o bi-horário é das 22h às 08h. Não das 23h.

    E consegue isso com aparelhos de A/C?
 
0.0225 seg. NEW