Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Ninguem me disse que não... mas o JoelM coloca/colocou?

Ou melhor... que % de habitações com capoto (em Portugal) tiveram esse cuidado?
  2.  # 22

Colocado por: JoelM

O discurso igual aos empreiteiros que dizem "ah mas eu sempre fiz assim e nunca deu problemas"! Imagino que os gajos da térmica andem só a inventar cenas para levarem o dinheiro ao pessoal! Tantos anos de estudo, e bastava terem perguntado ao Pedro Azevedo como é que fez em. Sua casa!
    Concordam com este comentário:ruben gaspar

Não foi nada esse o discurso.
    Mas dizer que "misturar" sistemas dá problemas é que é visão fechada!
    Não há sistemas perfeitos. Todos têm pontos fortes e outros menos bons.
    Ultrapassar falhas de uns com outros que resolvem é errado?
    Isso parecem aqueles discípulos que só o que aprenderam com o "mestre" é que é certo... E tapam os olhos a tudo o resto.
    Ah, e só para esclarecer, tudo na minha casa (essas misturadas que só dão problemas) foi projectado por um desses tais "gajos da térmica", por sinal professor universitário a formar outros "gajos da térmica".
  3.  # 23

Actualmente se pedir preço para sistema tipo capoto ou parede dupla, avisando o empreiteiro que terá de executar devidamente, a parede dupla, com caleira de condensados, impermeabilização da mesma e pigadeiras para o exterior, vai receber um preço mais caro para a parede dupla.
    Concordam com este comentário: smart
    • Nss
    • 14 dezembro 2018

# 24

Também tenho parede dupla com isolamento no meio e até hoje nada a apontar, as únicas condensações que tenho é no tecto do wc porque não tenho ventilação mecânica.
  4.  # 25

Os gajos da termica sao os gajos mais minhoqueiros que existem na construcao, teoria e mais teoria, eu bem vejo o que "passo" com a nossa "perita" da termica
  5.  # 26

hum...
    mas essa senhora é uma verdadeira "perita" com apreço...
    não é copy past, nem ai e tal olha aí uma cópia por telefone...
  6.  # 27

O preço m2 andava nos trinta e poucos euros e não 100 euros.
    Segundo : esse valor de manutenção de etics dava para trocar o etics todo da casa de 2 em 2 anos durante os 50 anos .... lol.
    Isso está muito exagerado.
  7.  # 28

Aqui nao se fala em resistência a coisas novas, porque o sistema ETICS até nem é uma coisa nova... é do tempo do meu avô...
    Fala-se é em custos vs vantagens...
  8.  # 29

A correção das pontes termicas é possível em qualquer sistema.
    As vantagens de um sistema sao as desvantagens dos outros... E falo em precos, manutencao, duracao, etc.
  9.  # 30

Corrige-se tudo... É só pensar um pouco...

Mas já percebi está cego pelo sistema ETICS que nem quer ver os restantes...

Cumos
  10.  # 31

em que sistema projecta habitualmente joel?
  11.  # 32

Isso é a estrutura. Estou a falar de isolamento...
  12.  # 33

Boa tarde, nesta fase deparo-me com a questão que é o tópico desta discussão, parede dupla ou ETICS, o meu arquitecto aconselha parede dupla (11+6xps+CA+15), mas como a moradia a construir será na zona de Mafra (zona bastante húmida) estou a ponderar optar por um sistema de isolamento ETICS, que é bastante eficiento do ponto de vista térmico, eliminando as pontes térmicas e humidades/condensações.
    A parede dupla bem executada tem um comportamento semelhante ao ETICS, mas se for mal executada poderá originar condensações no interior da moradia, mas por outro lado se aplicação do sistema ETICS não for a melhor também poderei ter problemas.
    Outra dúvida prende-se com a manutenção do ETICS, após a sua aplicação quanto tempo depois terá que sofrer manutenção e de que tipo?

Em termos de custo de material e mão de obra qual é mais caro?

Sei que muito já foi aqui discutido, pedia apenas a vossa opinião.
    • pjal
    • 28 junho 2019

# 34

Colocado por: MSequeiraestou a ponderar optar por um sistema de isolamento ETICS, que é bastante eficiento do ponto de vista térmico, eliminando as pontes térmicas e humidades/condensações.
    para esta solução pode optar pela construção ICF integral .
  13.  # 35

Desconheço essa solução, terei que pesquisar.
    • pjal
    • 28 junho 2019

# 36

Colocado por: MSequeiraDesconheço essa solução, terei que pesquisar.
    Sistema constituìdo por blocos, lajes e painéis de telhado de polistirene expandido que depois da montagem são preenchidos por betão armado, tendo assim um elevado isolamento térmico e acústico.
    Este sistema ICF (INSULATED CONCRETE FORMS) produz 3% de resíduos na obra contra 26% da construção tradicional, utilizando ate 40% de material reciclado .
    Este sistema garante uma estanqueidade perfeita e elimina todas as pontes térmicas garantindo uma temperatura ambiente ideal no inverno, como no verão, graças ao isolamento.
  14.  # 37

Colocado por: pjal
    1. Este sistema garante uma estanqueidade perfeita e elimina todas as pontes térmicas garantindo uma temperatura ambiente ideal no inverno, como no verão, graças ao isolamento.

É o sistema de construção que garante a temperatura ideal?!
    • eu
    • 28 junho 2019

# 38

Colocado por: MSequeiraOutra dúvida prende-se com a manutenção do ETICS, após a sua aplicação quanto tempo depois terá que sofrer manutenção e de que tipo?

Boa pergunta.

No início deste tópico fala-se em despesas brutais de manutenção com o sistema ETICS, e gostava mesmo de perceber que manutenção é essa.

Tenho uma casa com ETICS há 10 anos e até agora, manutenção do ETICS: zero. Só está a precisar de uma lavagem na zona das janelas, onde escorre a água com pó das cantarias. Mas isso até eu faço e não custa aqueles balúrdios.

Por isso fica a pergunta: afinal que manutenção é essa do ETICS?
    Concordam com este comentário: MSequeira
    • eu
    • 28 junho 2019

# 39

Colocado por: ****Lavar as paredes e pintar com tinta adequada para tal .

Mas isso não é igual às paredes tradicionais ? E nas paredes tradicionais a fissuração é bem pior.
  15.  # 40

Colocado por: Anonimo16062021Mas também conheço algumas com 5-6 anos que estão uma lástima

Isso deverá ser causado por má aplicação ou pela qualidade do material.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021

0.0275 seg. NEW