Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Aparentemente o sistema ETICS fica muito oneroso ao fim de alguns anos...
      tabela53.png
      tabela52.png
  2.  # 2

Colocado por: jfsmoreiraAparentemente o sistema ETICS fica muito oneroso ao fim de alguns anos...

Um estudo feito por algum fabricante de xps.
  3.  # 3

Onde viu isso?
    Ha aí valores incoerentes, era importante perceber como surgem
  4.  # 4

https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/1407770020544763/Caracterizacao%20de%20uma%20biblioteca%20de%20paredes%20na%20metodologia%20BIM.pdf

E não é o único estudo...

São vários que falam na baixa durabilidade e custos de manutenção mais elevados dos ETICS...

Claro que cada um dos sistemas, se for muito bem executado é bom.... se...claro está!
  5.  # 5

Concordo, que talvez os valores usados para o cálculo não sejam os mais exactos, mas também acho que não devem deferir muito da realidade.

Como disse, já passei os olhos em muitos outros relatórios que falam na fraca durabilidade do sistema ETICS relativamente aos tradicionais parede dupla. Claro que em termos de correcção de pontes térmicas, nada bate o sistema ETICS... a questão é...qual dos males é o pior!
  6.  # 6

o valor não é só referente ao sistema ETICS, mas sim a todo o sistema, incluindo o tijolo e acabamentos...

Sinceramente não sei o valor, senão aqueles que são apresentados no gerador de preços.
  7.  # 7

Colocado por: JoelM

basta comparar o preço que usam para aplicação do sistema! Para o ETICS são quase 100euros/m2. Acha que não difere muito da realidade?

E o valor m2 para a parede dupla, está adequado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: c_mon
  8.  # 8

Colocado por: JoelMNão sei porque não consigo citar o comentário anterior.

Como já referi não estou por dentro dos preços, os valores que indiquei para ETICS são valores que vi mencionados aqui pelo forum por donos de obra que aplicaram ETICS.

Percebo,

Mas o estudo valoriza o etics a 100 /m2 e a parede dupla a 75/ m2. Se estão os dois inflacionados mas certo na diferença de preços ( -25% ) é fácil reconciliar os valores e considerar que o estudo tem validade, embora o objecto do mesmo não seja o de comparar os tipos de parede exterior.
  9.  # 9

Qual é o impacto a nível camarário, certificado energético ou outro, de se alterar já na fase de construção de ETICS para parede dupla ou vice versa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dance
  10.  # 10

Colocado por: bruno_bfbQual é o impacto a nível camarário, certificado energético ou outro, de se alterar já na fase de construção de ETICS para parede dupla ou vice versa?

Tem que pedir ao projectista da térmica para refazer as contas, mas se manter a espessura do isolamento o impacto vai ser pouco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bruno_bfb
  11.  # 11

Colocado por: Picareta
    Tem que pedir ao projectista da térmica para refazer as contas, mas se manter a espessura do isolamento o impacto vai ser pouco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bruno_bfb

A nível de câmara municipal ou outra entidade terei que anunciar a mudança?
  12.  # 12

Colocado por: bruno_bfbA nível de câmara municipal ou outra entidade terei que anunciar a mudança?

não. depois da obra concluída, será efetuada vistoria pelo técnico da térmica para o certificado final.

Em obra o que deverá se ter em conta é a posição do pilar na parede, pois em Etics o pilar alinha por dentro da parede com o etics por fora, enquanto na parde dupla o pilar fica alinhado por fora pois o isolamento térmico deverá andar por dentro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bruno_bfb
  13.  # 13

Colocado por: jfsmoreiraAparentemente o sistema ETICS fica muito oneroso ao fim de alguns anos...
      tabela53.png
      tabela52.png

absurdo completo, com todo o respeito
    o custo de construção do ETICS por m2 é de 100 oiros...
    o custo de manutenção anda nos 3300 oiros ano...pelos 50 anos.
    285 m2 a 40 oiros e temos cerca de 11000 para a execução da obra.
    mal do sistema se não exige apenas uma pintura de 5 em 5 anos
    Em alvenaria o custo para pintura é semelhante.
    ai e tal, mas temos as fissuras e etc ...
    ok, pela experiência a alvenaria apresenta mais fissuras que um ETICS bem executado...
    Ai e as formigas, pá...e as formigas...
    pois, corta, repara, e pinta-se a fachada ...
    é assim tão caro..
    no sistema de parede dupla, o risco das formigas se envenenarem com o EPS é igual, só que como diz o mestre, não se vê, siga....e como se identifica a patologia e se repara ?
    se agora fosse a executar o ETICS na minha casa, só alterava a rede de 160 para 320, de forma a consistir uma maior resistência com a canalhada...
    se ao fim de 20 anos tiver de arrancar, rebarbar massas e colar outra vez, continua a achar que vale a pena
    vejam como estão por casas com parede de alvenaria ao fim de 20 anos e vejam quanto custa a intervenção...
  14.  # 14

Colocado por: smart
    absurdo completo, com todo o respeito
    o custo de construção do ETICS por m2 é de 100 oiros...
    o custo de manutenção anda nos 3300 oiros ano...pelos 50 anos.
    No mercado real, 285 m2 a 40 oiros e temos cerca de 11000 para a execução da obra.
    mal do sistema se não exige apenas uma pintura de 5 em 5 anos
    Em alvenaria o custo para pintura é semelhante.
    ai e tal, mas temos as fissuras e etc ...
    ok, pela experiência a alvenaria apresenta mais fissuras que um ETICS bem executado...
    Ai e as formigas, pá...e as formigas...
    pois, corta, repara, e pinta-se a fachada ...
    é assim tão caro..
    no sistema de parede dupla, o risco das formigas se envenenarem com o EPS é igual, só que como diz o mestre, não se vê, siga....e como se identifica a patologia e se repara ?
    se agora fosse a executar o ETICS na minha casa, só alterava a rede de 160 para 320, de forma a consistir uma maior resistência com a canalhada...
    se ao fim de 20 anos tiver de arrancar, rebarbar massas e colar outra vez, continua a achar que vale a pena
    vejam como estão por casas com parede de alvenaria ao fim de 20 anos e vejam quanto custa a intervenção...
  15.  # 15

O ETICS tem a vantagem de uma mais fácil correção das pontes térmicas e de "esconder" as fissuras... mas desde que bem feito, senão pode ficar muito pior do que as paredes duplas...

Tenho para aqui, um compêndio das más aplicações dos ETICS... e há cada coisa que só fazendo tudo de novo... h+a de tudo...

Mas voltando ao tema inicial:
    Não haja dúvidas que o ETICS é um bom sistema... mas a questão é:
    Fica mais caro que a parede dupla? Sim ,fica...
    Fica melhor? Depende...
  16.  # 16

Colocado por: JoelMnão depende de nada, os 2 sistemas bem executados (e é assim que tem de comparar), o ETICS funciona muito melhor por eliminar as pontes térmicas que num sistema de parede dupla são quase impossíveis (ou ficará muitíssimo mais caro) de resolver.

Eu continuo a dizer que se exagera muito na complicação de fazer uma parede dupla bem feita.
    Uma conjugação de uma parede dupla bem executada, tectos falsos com isolamento e algum ITICS pontual, resolve-se tudo sem grandes problemas. Não é nenhum bicho papão.
    Concordam com este comentário: jfsmoreira, nbastos
  17.  # 17

Colocado por: JoelMo ETICS funciona muito melhor por eliminar as pontes térmicas

Concordo, que com o ETICS é muito mais facil...nao muito melhor, mas mas facil.

E essa sempre foi uma das vantagens que eu apontei... Mas e as desvantagens do sistema? Não as quer numerar, ou acha que não existem?
  18.  # 18

Colocado por: JoelM
    Boa receita para ter condensação (e o ponto de orvalho) no interior da habitação e não resolver as pontes térmicas! Misturar sistemas raramente dá bom resultado!
    Concordam com este comentário:****

Quer explicar. É que não tenho ponta de condensações em casa. Se calhar fiz alguma coisa mal...
    Mas continuem a complicar e a tornar mais complicado o que não é.
  19.  # 19

Colocado por: JoelMnão resolver as pontes térmicas!

Como resolve o problema das pontes térmicas a nível do piso? Mete capoto por baixo das sapatas?!?
  20.  # 20

Colocado por: JoelMDesvantagem em comparando à parede dupla? Hoje em dia não tenho a certeza se existe alguma!

No meio dessas certezas, eu teria muitas dúvidas.

0.0236 seg. NEW