Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite, Antes de mais quero agradecer a existência deste fórum que muitas duvidas nos vai desfazendo, neste momento tenho uma que me está a assombrar e da qual preciso de resposta para saber o melhor a fazer, a situação é a seguinte: Adquiri uma casa no ano passado, o anterior dono removeu todos os vestígios de metal da casa pra fazer ums trocos antes de a entregar ao banco e claro que retirou o recuperador de calor existente, entretanto como não tinha ainda guita para comprar um novo selei o local da lareira e esqueci o assunto, mas recentemente alguém que trocou o seu recuperador de calor antigo por um novo ofereceu-me o "velho" como esta frio aproveitei e gostaria de o instalar. Segundo já vi em instalações de Recuperadores por norma existe um tubo que liga da saída principal no topo do mesmo, directo à chamine, no caso da minha chamine a mesma tem o chamado papo de rola que impede a colocação desse mesmo tubo, a minha duvida é a seguinte : Tenho de demolir o papo de rola e colocar o tubo, ou poderei instalar o recuperador sem tubo só com a saída superior desimpedida e selar bem a frente do mesmo para evitar a saída de fumos para a sala? Cumprimentos e um obrigado antecipado a quem puder ajudar.
  2.  # 2

    Colocado por: UnhumanTenho de demolir o papo de rola e colocar o tubo
    sim, evite dobras no tubo.

    quando ao se pode usar sem o tubo, talvez até possa, mas não deve. nao o aconselho
    contacte o fabricante sobre isso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Unhuman
  3.  # 3

    Eu montei o meu sem tubo e funciona perfeitamente. Mas a chaminé vai de rés do chão e passa o 1 andar
  4.  # 4

    Pois a minha chaminé tb vai do rc passa o primeiro andar e vai para o telhado, já cá esteve 1 recuperador sem o dito tubo mas quando comprei a casa notei que o tecto da sala estava muito escuro, tenho algum receio dos fumos mas julgo que se ficar bem isolado não deverá trazer grandes problemas, não sei se importa mas é ventilado o recuperador.... Nem é muito pelo facto de demolir o papo de rola mas o tubo ainda custa umas coroas, se pudesse ser daqueles de alumínio tipo exaustor ainda era naquela mas convém que seja de parede dupla.... Acho eu.. Cumprimentos
  5.  # 5

    como referi até pode funcionar, mas com estas coisas mais vale sempre seguir as indicações dos fabricantes. num caso de incendio ou qq coisa penso que qq seguradora lava as mãos sobre o assunto devido ao uso impróprio do equipamento.
    Concordam com este comentário: Unhuman
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Unhuman
  6.  # 6

    Boas,

    o papo de rola tem de ser demolido, o tubo que deverá ser de inox, de perferencia 316, tem que ser colocado até ao topo da chaminé, selando o tubo no topo da chaminé com massa, e no topo da hotte com gesso e sisal, se essa lareira foi utilizada aberta sem recuperador, ou com um recuperador sem tubo, terá que abrir a hotte limpar toda a fuligem e rebocar todo o interior , terá que colocar uma grelha de despressurização no topo da hotte a cerca de 50 a 60cm do tecto , e entradas de ar na base da lareira, e idealmente uma entrada de ar do exterior da habitação, mas essa nem sempre é possivel.

    um conselho , se não pode fazer a obra como deve ser feita agora, não utilize a lareira até fazer a obra em condições, utilizar um recuperador sem colocar o tubo é extremamente perigoso , não só por causa do fumo mas por causa do monoxido de carbono.
    Concordam com este comentário: Unhuman
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gray, Unhuman
 
0.0110 seg. NEW