Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Venho aqui ouvir opiniões sobre placas de cozinhas.
    Tenho placa a gás natural e sei bem que o gás natural em termos de preço é mais barato que a electricidade no entanto as placas de indução dizem se mais e muito eficientes.
    Qual é a vossa opinião? Se trocar estaria a fazer uma boa escolha ? Acham que iria pagar muito mais por ser de electricidade?
    Já tenho o meu trem de cozinha que já é compatível com indução por isso daí não seria um gasto adicional.

    Obrigada.
  2.  # 2

    Eu troquei , a principal diferenca é a maneira de cozinhar muda um pouco , a maneira como o calor chega ao tacho é diferente , não csg identificar se para melhor ou para pior...

    uma grande vantagem é a limpeza e o tempo que esta demora.


    Estou contente.
    Concordam com este comentário: ClioII, Pedro Barradas, Belhinho, hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MariaKirby
  3.  # 3

    Indução, sem dúvida. Na minha opinião, claro.
    Rapidez dos cozinhados.
    Segurança.
    Facilidade e rapidez de limpeza.
    Concordam com este comentário: ClioII
  4.  # 4

    A parte da limpeza de facto é muito, muito importante.
    Qt à rapidez dos cozinhados... A diferença é no arranque da coisa... Depois é igual.
    Agora aquilo poe uma panela de água a ferver em dois tempos!
    • eu
    • 14 dezembro 2018

     # 5

    Eu também troquei, principalmente pela limpeza, acho que vale a pena mesmo que se pague um pouco mais nos consumos.
    Concordam com este comentário: hangas
  5.  # 6

    Malta, elucidem-me, quando falam da limpeza querem dizer o quê? Como não aquece basta passar um pano e os salpicos saem sem andar a esfregar?
  6.  # 7

    Não aquece? aquece o vidro e não é pouco a minha no Lcd ate indica o nivel da temperatura para ng se queimar no vidro.

    Antes de secar é so passar um pano humido e sai não precisa de esfregar .

    Se deixar secar, bem até existem umas laminas raspadoras a venda , mas como é uma superficie LISA, é sempre mais facil limpar.
    • eu
    • 14 dezembro 2018 editado

     # 8

    Colocado por: larkheaquece o vidro e não é pouco

    Aquece muito menos que uma vitrocerâmica, nem dá para comparar...

    Nunca precisei de esfregar para limpar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 9

    Sim e verdade aquece menos que a vitroceramica mas, mesmo assim aquece muito.

    Esfregar com scotch brite Xpto placas ja precisei, raspar ate ver não.

    Tenho a 3 anos
  8.  # 10

    A minha com focos radiantes( hi-light), pois vitroceramicas são todas ;), tenho-a há cerca de 16 anos, funciona quase todos os dias ao almoço e jantar... nunca teve problemas... limpeza com detergente loiça e esponja da loiça... ás vezes precisa de uma raspagemzinha, mas uma lamina faz isso bem e não risca. É um descanso.. Com um ade INDUçÃO é ainda melhor.. mais rapido, mais económica, e mais segura.
  9.  # 11

    Fixe fixe, a que temos há 9 anos upa upa então quando se fritam umas batatas, até dói o pulso XD
  10.  # 12

    Colocado por: Pedro Azevedo78Qt à rapidez dos cozinhados... A diferença é no arranque da coisa... Depois é igual.

    Então? No total faz com que seja mais rápido cozinhar.
    Outro factor importante é de que, por ser rápido, usamos mais a indução para aquecer água ou leite que a bosta do micro-ondas...
  11.  # 13

    Para aquecer agua uso o jarro electrico nada bate isso, e o leite é no microondas .


    Os fritos na placa de indução é so passar um pano, o que vejo de pior limpeza , é pingos de sopa , ou agua de cozer a massa coisas assim
  12.  # 14

    Colocado por: desofiapedroMalta, elucidem-me, quando falam da limpeza querem dizer o quê? Como não aquece basta passar um pano e os salpicos saem sem andar a esfregar?

    Para limpar, aqui por casa, é no final uma "Sprayzada" com um desengordurante e passar o pano. E fica feito.

    Colocado por: BelhinhoEntão? No total faz com que seja mais rápido cozinhar.

    Claro, mas no tempo total isso acaba por nao fazer grande diferença. A nao ser por exemplo cozer uma massa ou isso, assim algo muito rápido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  13.  # 15

    Agradeço muito todos os comentários deixados.
    Mas em termos de gasto energético comparativo de gás natural vs electricidade alguém tem um feedback ?
  14.  # 16

    Colocado por: MariaKirbyAgradeço muito todos os comentários deixados.
    Mas em termos de gasto energético comparativo de gás natural vs electricidade alguém tem um feedback ?

    São peanuts.
    A maior diferença é na compra dos equipamentos.
  15.  # 17

    Deve ser muito identico, porque embora seja mais gastadora momentaneamente , consegue aquecer mais rapidamente e depois é manter.

    Convém comprar uma com modelação electronica e que não faça só On/off
    • hangas
    • 14 dezembro 2018 editado

     # 18

    Colocado por: MariaKirbyMas em termos de gasto energético comparativo de gás natural vs electricidade alguém tem um feedback ?


    Eu troquei recentemente uma placa a gás por uma de indução.
    Tentei fazer essas contas mas é muito difícil comparar. Para mim foi mesmo a questão da limpeza e manutenção.

    O preço por Kw no gás é mais barato, mas por outro lado a transferência de energia para o conteúdo dos tachos, que é o que realmente interessa não é tão eficiente.
    Por este motivo muito do calor é desperdiçado no ar em redor. Como já aqui foi referido o teste de aquecer 1 ou 2L de agua também demora bem mais nó caso do gás. O dobro mesmo diria.
    Só por motivo mesmo que o gás custe metade lá se vai a poupança. No dia a dia isto significa também mais tempo a cozinhar, logo o gás ligado mais tempo.

    Além disso os tachos usados na placa a gás tinham o fundo já todo "comido" (afinal passaram horas e horas em cima de uma chama aberta), e isto também é um custo.

    Quando tinha a placa a gás, e por a limpeza ser tão chata de se fazer, era também o tempo e dinheiro gasto em papel de alumínio para proteger a placa. Já para não falar da questão estética.

    Mas mesmo que haja uma poupança real em termos de consumo, o tempo gasto na limpeza e manutenção (fora os riscos) para mim não compensa o lado prático da utilização no dia a dia.
    Concordam com este comentário: Belhinho, eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zizuri
  16.  # 19

    Colocado por: hangas

    Além disso os tachos usados na placa a gás tinham o fundo já todo "comido" (afinal passaram horas e horas em cima de uma chama aberta), e isto também é um custo.

    Concordam com este comentário:Belhinho,eu


    O meu trem de cozinha é Silampos e adequado tb à indução. E desde ha 3 anos que levam com a chama. Acha que poderão funcionar menos bem ?
  17.  # 20

    Colocado por: larkhe
    Convém comprar uma com modelação electronica e que não faça só On/off


    Obrigada pela sua sugestão. Mas não sei que característica é essa que refere. Por que nome devo procurar nas lojas ?
    Qual é a vantagem desta característica?
    Obrigado
 
0.0196 seg. NEW