Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho uma questão, o meu pai tinha um terreno, quando o mesmo faleceu o terreno foi para a cabeça de casal (neste caso sou eu). Como tenho mais 2 irmãos, nós dividimos o terreno por 3 partes iguais. A minha questão é como poderemos legalizar isto? Um terreno dividido em 3 partes para cada irmão (porque neste momento sou eu que estou a pagar o IMI total, por ser cabeça de casal e pretendo ver-me livre desta situação e pagar apenas o justo).

    Em relação a contratos de operadoras, é possivel cada parte ter uma? (ex. eu quero Meo, o meu irmão quer Vodafone, etc).

    Muito obrigado pela ajuda.
  2.  # 2

    Escritura de partilhas de terreno , o problema e que muitas vezes o terreno não vale o valor da escritura e ng quer pagar.

    Fale com um solicitador
    Concordam com este comentário: nunos7, Tiago1993
  3.  # 3

    Tem que ir às finanças e abrir um processo para a divisão do terreno . É algo comum em terrenos que são divididos em lotes de construção. Claramente é um processo moroso e que tem custos, pelo que deverá ter em atenção isso e ver se realmente vale a pena. Dessa forma, pagará o IMI apenas da sua parte. Quanto às operadoras, existe alguma construção no terreno? E que tipos de serviços pretende?
  4.  # 4

    O terreno é urbano ou rustico?
    Se for rustico, tem de garantor que cada parcela cumrpa com a unidade mínima de cultura... mas existem outros condicionantes.
    Esqueça as finanças e conservatória para já
    Ou consulta um solicitador/ advogado versado nestas questões, ou segue para um gabinete de Projectos igualmente versado nestas matérias. Pode igualmetne marcar uma reunião com o depa. de urbanismo dsa sua camara municipal...

    Se for urbano e reunir as condiç~eos para dividr em 3, terá de ser efectuado o respectiva operação de loteamento - tem de contactar um gabinete de projectos.
  5.  # 5

    Colocado por: Tiago1993Tem que ir às finanças e abrir um processo para a divisão do terreno . É algo comum em terrenos que são divididos em lotes de construção. Claramente é um processo moroso e que tem custos, pelo que deverá ter em atenção isso e ver se realmente vale a pena. Dessa forma, pagará o IMI apenas da sua parte.


    Se o terreno estáa em nome do todos, por partilhas o IMI a pagar por cada um é o devido consoante a parte que lhe cabe!!!
    Já fizeram a habilitação de herdeiros? presumo que sim. Amigo isso é dividido a 1/3 para cada um!!! não tem de ser você a pagar isso. Vá a uma repartição de finanças ver isso.

    quanto às operadoras!!!? mas que raio é que isso interessa para aqui!!? !?!! pode ter todas as que quiser, se quiser faz contrato com todas.
    O terreno, a sua parte não existe!!! Só de vboca, na sua cabeça e dos restantes comproprietários!!!
  6.  # 6

    Num primeiro passo, consulte um arquitecto.

    É preciso mais informações para poder ajudar.
    O terreno é rústico ou urbano?
    Qual o concelho?
  7.  # 7

    Normalmente isso é indiviso, e não é fácil repartir por 3... O imóvel é em nome da herança, pelo que compete a todos, sendo o cabeça de casal responsável apenas pelo pagamento em si... Não a suportar a totalidade.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Colocado por: ADROatelierNum primeiro passo, consulte um arquitecto.

    Agora não entendi Sandra... acho q nestes casos o solicitador é a pessoa mais indicada.
    Sei q no caso da Sandra tem um conhecimento até bastante sólido nestas matérias, mas não sei se muitos dos seus colegas arquitectos têm esses mesmos conhecimentos.
  9.  # 9

    Colocado por: nunos7acho q nestes casos o solicitador é a pessoa mais indicada.


    Depende do solicitador!!!.. tal como depende do arquitecto ;)
    Concordam com este comentário: nunos7
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasDepende do solicitador!!!.. tal como depende do arquitecto ;)

    Completamente de acordo, mas penso q seja mais fácil encontrar um solicitador a perceber deste assunto q um arquitecto!
    Se calhar estou completamente errado, mas pelo menos é a ideia q tenho... cada macaco no seu galho :)
  11.  # 11

    o ideal antes de gastar dinheiro no privado.. é ter um conversazinha com o arquitecto do dep. urbanismo da câmara a ver o que se pode fazer ou não!!!?
  12.  # 12

    Pode nem ser possivel a divisão/ loteamento.. e ficam logo "descansados".
    Concordam com este comentário: nunos7
  13.  # 13

    Não entendi a questão de contratos de operadoras.
 
0.0157 seg. NEW