Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, procuro a ajuda dos mais experientes aqui no forum para tentar resolver uma situação da maneira mais adequada.

    Tenho em mãos um projeto de estabilidade de uma moradia r/c + andar. O piso de andar desta moradia desloca conforme é possível visualizar na imagem em anexo, não é possível alterar a métrica dos pilares por imposições arquitetónicas.

    Tenho várias questões e gostaria de saber a vossa opinião sobre as mesmas:

    -Para a parte em consola: laje maciça com contra-balanço ou laje de vigotas + cachorros?

    -Visto o piso do andar tratar-se de habitação e possuir, portanto, 2 kN/m2 de sobrecarga, que espessura mínima deveria ter em conta para a laje maciça (caso esta venha a ser a opção escolhida no tópico acima) ?

    -Pilares a arrancar na viga do piso do andar (conforme a imagem) ou murete em betão armado?

    - Quanto à deformada das lajes em consola, abaixo de quantos mm seria o valor recomendável tendo em conta os comprimentos indicados? para a cobertura e andar respetivamente.

    Desde já agradecido,

    Cumprimentos

    pp
    • DM
    • 17 dezembro 2018

     # 2

    Viva

    Consola sempre laje maciça com parte maciça com o mesmo comprimento para o interior da laje (como é laje de vigotas com cachorros?)

    Quais os vãos interiores? para a espessura da laje diria 20cm maciça.

    O pilar arrancar em laje é má solução, faz ao menos uma viga "alta" no alinhamento do pilar em questão, alinhamento com mais vãos.
    E os pilares muito próximos do piso inferior transformava-os uma parede.

    A deformada tens de cumprir o REBAP ou EC1, e tendo em conta a deformada ao longo do tempo (devido à fluência e fendilhação)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo04102023
  2.  # 3

    Boas,

    laje de vigotas com cachorros trata-se de um sistema onde saem vigas rasas em consola dos pilares (cachorros), na direção da consola, para onde se armam as vigotas da laje.

    Os vãos interiores são de comprimento médio, dimensionou-se a laje para 5.90m (vão maximo).

    Já coloquei uma viga alta em toda a bordadura da consola para poder arrancar com os pilares e homogeneizar o aspeto da estrutura.

    A deformada máxima, com esta concepção estrutural e para a combinação mais desfavorável, dasse na planta da cobertura, nomeadamente na viga de boradura da consola e é cerca de 10 mm, que lhe parece?
  3.  # 4

    Colocado por: helder121laje de vigotas com cachorros trata-se de um sistema onde saem vigas rasas em consola dos pilares (cachorros), na direção da consola, para onde se armam as vigotas da laje.


    Vigas rasas não existem, isso é coisa de arquitecto marroquino!

    Atenção à generalização da viga alta na periferia, ainda que se trate de uma moradia por principio é de evitar nós "viga-forte pilar fraco", o que o DM lhe sugeriu foi uma coisa diferente.
  4.  # 5

    Rrufino, entendo que este tipo de solução seja de evitar, no entanto, para além da substituição dos dois pilares da extremidade em consola por uma muro em betão armado (que carregaria bastante mais a estrutura) não vejo outra saída. Importa-se de explicar a sugestão do DM, eu coloquei uma viga alta que permita ancorar o arranque dos dois pilares na mesma.
  5.  # 6

    -Para a parte em consola: laje maciça com contra-balanço ou laje de vigotas + cachorros?


    Como já disseram, faça em laje maciça, com o mesmo comprimento para trás.

    -Visto o piso do andar tratar-se de habitação e possuir, portanto, 2 kN/m2 de sobrecarga, que espessura mínima deveria ter em conta para a laje maciça (caso esta venha a ser a opção escolhida no tópico acima)?


    Espessura mínima? O que calcular para os esforços e deformada que tiver, e que resista à acção do fogo que tem de cumprir. Se 15cm forem suficientes, porque não?

    -Pilares a arrancar na viga do piso do andar (conforme a imagem) ou murete em betão armado?


    Será de evitar nascer em viga, especialmente se for uma zona sísmica relevante. Se avançar com a solução estribe bem a viga.

    - Quanto à deformada das lajes em consola, abaixo de quantos mm seria o valor recomendável tendo em conta os comprimentos indicados? para a cobertura e andar respetivamente.


    Depende do uso da cobertura, o que vai suportar, se há pendentes a cumprir (a deformada pode anular a pendente), entre outros. Como regra máxima, tem o vãoconsola/125 para a flecha total a tempo infinito, mas pode ter motivos para ter um valor mais exigente.

    E essa solução de murete com sapata corrida (que suporta os pilares), isso está dimensionado? Está a calcular isso ou é o programa que o está a fazer por si?
  6.  # 7

    Bom dia, fredcunha

    Obrigado desde já pelos esclarecimentos.

    Eu sei que a solução dos pilares a nascer na viga é de evitar, no entanto não consigo pensar noutra sem alterar o projeto de arquitetura, se quiser partilhar outra solução estarei ainda mais agradecido.

    Quanto à sapata corrida, ainda não está dimensionada pois gosto de começar de cima para baixo, enquanto não tiver esta solução bem pensada não me interessa dimensionar a fundação.
    • DM
    • 18 dezembro 2018

     # 8

    Essa viga alta na bordadura da consola que fala não tem apoios para que serve? Poderá uniformizar as deformações nada mais.

    Para apoio dos pilares só com uma viga no alinhamento principal, e com pilares com alguma rigidez, segundo essa direcção, a apoiar.

    Quanto ao cachorro raso, viga rasa já é uma velha questão que a meu ver não faz sentido usar, ou é viga ou não é! E uma solução desse genero com pequena viga em consola deveria ter continuidade da viga para o interior da laje ainda para mais com laje em vigotas. Não havendo continuidade será o pilar a equilibrar e a resistir à flexão da consola.

    Quanto à deformação, considerando o L/125 para os 2m dá 16mm de flecha máxima para a combinação quase permanente de acções. Disse que tem 10mm, mas é a deformação elástica?
    A essa deverá somar a parcela devido à fluência que corresponde grosso modo a 3x mais (para um coeficiente de fluência de 2) por isso assim teriamos 30mm de deformação a longo prazo na ponta da consola, superior aos 16mm!!!
    Concordam com este comentário: RRufino
  7.  # 9

    -A viga alta no alinhamento dos pilares apenas lá esta para ajudar na ancoragem, uniformizar a arquitetura e as deformações, pois na direção perpendicular a esta sai uma viga alta (em consola) para cada pilar a fazer o suporte dos mesmos (olhando com atenção dá para ver na imagem), devidamente dimensionada no que toca a estribos e armadura superior.

    -Os 10mm que falo são a deformada, correspondente a soma de todos os deslocamentos globais da estrutura no ponto mais desfavorável (que é a consola)

    -Quanto à flecha (da viga mais desfavorável), tenho 4mm de flecha ativa e 9mm de flecha a prazo infinito.
  8.  # 10

    Boa tarde helder, esse modelo é para um trabalho universitário?ou é para um projeto de estabilidade para uma família viver?
  9.  # 11

    O modelo é um croqui que fiz pra explicar as minhas questões. porque pergunta?
  10.  # 12

    Porque tem aí muitas situacoes que nao funcionam estruturalmente...e parece-me um pouco "arriscado" estar a fazer um projeto de estabilidade para alguem com essas duvidas
  11.  # 13

    Respeito e aceito todas as opiniões, só acho negativo vir aqui, com humildade, porque nunca me tinha acontecido uma situação semelhante a esta, e receber respostas deste género ( volto a agradecer a quem de facto procurou ajudar). Não se preocupe com o risco, como disse e repito, tratou-se de uma hipótese estrutural em fase de pré-dimensionamento (que não tencionava adotar precisamente devido à sua complexidade e rigor de execução) e achei por bem procurar a opinião dos especialistas para ver que tipo de soluções existem para casos semelhantes a este, não pedi para comentar o grau de risco da mesma, se o sr entende por bem fazê-lo por mim tudo bem mas não merece mais comentário nem discussão da minha parte.

    Obrigado
    Concordam com este comentário: Diogo999
  12.  # 14

    Não me parece que tenha entendido bem o sentido da questão, helder.

    O riscos, parece-me ser alguém sempre pronto a ajudar, mas como profissional quis avaliar se estava perante algo que seria mesmo para avançar ou apenas estudos. Sendo algo para avançar, identificou erros ou questões não salientadas no "desenho" apresentado, que o levam a crer que qualquer ajuda, não será suficiente para dar um produto final seguro..dessa forma é menos arriscado não ajudar em detalhes, quando o todo pode ser o problema.

    Terei entendido mal?
  13.  # 15

    jota entendeu perfeitamente era isso mesmo. esta malta do fórum andam todos muito sensíveis, deve ser do natal. ohh helder como o helder é novo por aqui até lhe dou o desconto na interpretação do meu comentário. Se quiser colocar as plantas de arquitetura no fórum ou enviar-me por email para o poder ajudar..

    Se não quiser comentar mais está no seu direito, mas não se preocupe o tópico é seu, eu é que me retiro não é o helder.
  14.  # 16

    Peço perdão se entendi mal riscos, consegue citar, dos seus 1º e 2º comentários, a passagem onde demonstre algum tipo de vontade em ajudar?
  15.  # 17

    Ok, temos um problemático :D
    • riscos
    • 18 dezembro 2018 editado

     # 18

    Antes de ajudar.. queria perceber com que situacao estou a lidar, se foi contratado, se era para um trabalho academico, ou outra situacao...como tentei explicar, posso nao ter explicado bem, a estrutura assim como está nao funciona, nao é num pormenor é no seu conceito global.
  16.  # 19

    Se calhar fui eu que não me expliquei bem, o que está exposto é um caso de estudo, também eu não gosto da conceção estrutural apresentada, daí procurar soluções dos mais experientes. Não entendo é porque diz que a estrutura no seu global nao funciona, quando a única entrave são os pilares a arrancar na extremidade direita.
    • riscos
    • 18 dezembro 2018 editado

     # 20

    ai vai.
      DOC000.jpg
 
0.0215 seg. NEW