Eu logo vi que não percebeu bem a estrutura ou eu não me expliquei bem. Esses pilares arrancam da fundação, todos exceto aquele mais a direita que arranca numa viga com 35 cm de largura (igual a parede exterior) e 50 cm de altura. Onde sugere que seja parede de betão concordo, e a ideia é essa, como disse, trata-se de um pré dimensionamento e ainda não estava materializada, trata-se no entanto de uma parede em L e não duas paredes perpendiculares com um vão a meio (como indicou). Todos os pilares exceto os da extremidade à direita arrancam diretamente da fundação. Essa viga com vão "Enorme" está apoiada em dois cachorros (viga alta) que saem da estrutura com direção perpendicular, serve apenas para remate, e facilitar a execução do arranque. A fazer esta conceção estrutural seria assim, com as armaduras cuidadosamente dimensionadas, no entanto, vou optar por não fazê-lo e arranjar outra solução mais económica junto do arquiteto.
É uma projeção isométrica... basta observar os alinhamentos ou perguntar, só não gostei da forma como prontamente abordou a situação. De qualquer forma, seria uma solução muito dispendiosa em termos de volume de betão armado e Kg de armadura de reforço. Irei resolver o problema com uma abordagem mais tradicional.
Quando se fala em cachorros, refere-se a elementos em que a altura da secção e o vão são da mesma ordem de grandeza e por isso não são válidos os principios gerais usados no dimensionamento de elementos em BA, designando-se por zonas de descontinudade. Neste caso é uma viga continua com o tramo de extermidade em consola. A solução de pilares a arrancar em vigas não será a melhor solução mas aqui não me parece muito mal...
Quanto a colocação de paredes, eu apenas transformava aqueles dois pilares proximos numa parede porque com um tramo de viga tão curto poderá originar esforço tranverso muito elevado, para equlibrar os momentos, e porque dá mais rigidez à viga. A estrutura ao que parece é rectangular, quais são as dimensões em planta? E onde se situa o edificio? Estar a colocar muitas paredes num canto da estrutura poderá comprometer o seu comportamento face ao sismo e os pilares do canto oposto sofrem com isso.
Apesar de já ter, junto do arquiteto, modificado a métrica dos pilares para evitar esta situação, mantenho em aberto a discussão por curiosidade. A zona sísmica é D e as dimensões da planta são, a grosso modo, 8 m x 20 m