Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!

    Preciso da v/ ajuda… Qual o número de lumens necessário por cómodo? Quartos, sala, cozinha, WC, corredores? Nas cozinhas aconselham colocar a cor 4000? E na restante habitação?
    Existe algum site que possa ajuda na disposição dos focos? Estamos com muitas duvidas principalmente na sala. Não sabemos de devemos colocar focos por cima dos sofás, na zona da mesa de jantar se dois focos são suficientes.
  2.  # 2

    Na minha casa coloquei 4000 em zonas de trabalho/técnicas: cozinha, wc's e corredores. 3000 em zonas de descanso: quartos e sala.
  3.  # 3

    Colocado por: SupporterNa minha casa coloquei 4000 em zonas de trabalho/técnicas: cozinha, wc's e corredores. 3000 em zonas de descanso: quartos e sala.


    Obrigado pela sua resposta.

    Qual o numero de focos nos quartos e sala? como os distribuiu?
  4.  # 4

    Ajuda....
    •  
      CMartin
    • 19 dezembro 2018 editado

     # 5

    MSA001, logo que possa, venho aqui opinar sobre a sua questão, tem que me dar é um tempo, mas venho, e a questão é interessante :o)
    Concordam com este comentário: MSA001
    •  
      CMartin
    • 20 dezembro 2018 editado

     # 6

    Olá MSA001,
    Leia este artigo da Homify, tem umas boas ideias de como iluminar (o meu exemplo preferido é o da Lady Builder, acho que está muito limpo e bonito).
    https://www.homify.pt/livros_de_ideias/1792335/iluminacao-13-ideias-para-tornar-o-tecto-da-sua-casa-fantastico

    Não há regras sobre a quantidade de pontos de luz, e onde se colocam de forma generalizada que se possa transpor para todas as casas igual : depende da planta da casa e se ou onde quer colocar para além da iluminação invariavelmente necessária para todos nós - iluminação pontual :cozinha, espelhos e espelhos de casas de banho, zonas de trabalho, outras de leitura, nos closets por exemplo; a iluminação geral , que nos permite circular confortável e seguramente pela casa, - e os pontos de luz que criam ambiente, podendo ser decorativos.
    Eu pessoalmente não aprecio luz fria, em casas privadas, no mínimo são 3000. Focos embutidos para luz geral num intervalo de sensivelmente e no mínimo um metro entre eles (subjectivo, serve apenas como referência minha). Já se os focos ou projectores forem para luz directa (para iluminar uma bancada de cozinha por exemplo, mede a bancada e divide irmamente os focos em distância de forma a ter a bancada bem iluminada).
    No quarto, focos uso como iluminação pontual, para geral ou ambiente prefiro candeeiros ou luz embutida na sanca do tecto falso. Casa de banho geralmente uso focos com outras fontes também para iluminação pontual.
    Espero ter sido de ajuda.
    No fundo, depende quais os terminais de iluminação (focos, projectores, candeeiros) e se vai misturar entre eles para os vários efeitos e necessidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruijorge.o.pereira, Sira
  5.  # 7

    Mais isto : Por cima da mesa de jantar um candeeiro suspenso ou de tecto ou então até de pé (dependendo da altura e alcance), para além de iluminar eficazmente a mesa como convém, cria ambiente.
    Já se começam a ver candeeiros de pé em salas de jantar e nos quartos (em vez de os tradicionais candeeiros de mesa de cabeceira).
    A luz fria serve para nos manter mais alertas, ideal para locais de trabalho por exemplo. A luz é como a cor, influencia a nossa postura e o nosso sentimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sira
  6.  # 8

    Colocado por: MSA001Qual o número de lumens necessário por cómodo?

    Não é lumens, é lux. Lumens é a intensidade da lampada, lux é a luminosidade conseguida ao nível do chão, dependendo dos lumens do foco, do ângulo do mesmo e da altura a que ele se encontra.

    É pesquisar.

    https://www.vivadecora.com.br/pro/iluminacao/calculo-luminotecnico/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruijorge.o.pereira
    •  
      CMartin
    • 21 dezembro 2018 editado

     # 9

    Colocado por: MSA001E na restante habitação?
    Existe algum site que possa ajuda na disposição dos focos? Estamos com muitas duvidas principalmente na sala. Não sabemos de devemos colocar focos por cima dos sofás, na zona da mesa de jantar se dois focos são suficientes.


    "A iluminação correta em sua casa

    Deverá ter o cuidado de colocar na sua casa a luz correcta, com a intensidade e a altura indicada, conseguindo assim dar aos espaços uma maior qualidade, dar vida as cores e objectos e conseguirá organizar espaços diferentes numa só divisão.
    A iluminação deve ser colocada em locais estratégicos, com o objetivo de proporcionar um bom ambiente.
    O hall de entrada é como um cartão de visita a toda a casa, de modo a que devemos de eleger uma luz acolhedora, não muito intensa, nem muito leve, apenas dar um equilíbrio com as restantes luzes da casa.
    ​Pode optar por luz de tecto, apliques de parede ou um candeeiro de pé para que estes destaquem certos detalhes que ache importante focar.
    ​É aconselhável diminuir a intensidade da luz em locais como os corredores. Caso os tectos sejam muito altos, pode optar por ​uns apliques de parede.
    ​Se o corredor for suficientemente amplo, escolha um candeeiro de mesa e ponha-o no seu móvel de entrada.
    A sala de estar é um local onde gostamos de passar o nosso tempo, por isso devemos colocar pontos de luz nos cantos, nas laterais dos sofás, direcionadas para quadros, plantas ou mesas de centro ou nas mesas de apoio.
    ​A regra aqui é que a sala esteja bem iluminada. Não deve estar demasiado iluminada nem pouco iluminada, deve-se apenas equilibrar a luz de modo a que as iluminações sejam as protagonistas da decoração.
    Na cozinha, é importante iluminar as mesa de refeições.​ Ao iluminar a luz deve ser concentrada e estar a 90cm de altura em relação ao tampo da mesa. ​
    ​Na escolha destes candeeiros procure usar lustres ou pendentes sobre a mesa de refeições ou lâmpadas refletoras, que permitem uma iluminação mais precisa e direcionada.
    Assim, terá uma solução mais decorativa e dará um brilho especial à sua cozinha.
    Outro importante sítio a iluminar na cozinha são as zonas de trabalho, é preferível que nestas as luzes sejam por baixo dos armários superiores à altura dos nossos olhos para desempenhar melhor as suas funções.
    ​Em relação às luzes é necessário ter atenção às que se escolhe, porque, por exemplo, as de halogéneo podem fornecer demasiado calor. Use uma lâmpada comum ou fluorescente, semelhante à luz natural.
    O quarto é o local da casa onde a iluminação onde devemos estimular o relaxamento e o acolhimento, por isso é melhor evitar aquela luz branca ou ''fria''.
    Para uma iluminação geral, existem lâmpadas que iluminam totalmente o quarto quando aplicados candeeiros de tecto.
    Como se pode ver, os candeeiros de teto, que ficam ou não suspensos, não servem apenas para iluminar todo o espaço mas também é uma ótima forma de mostrar o seu estilo.
    Para uma iluminação mais leve, como para leitura, sugerimos uma iluminação mais direcionada.
    Os candeeiros de mesa ajudam-no a melhorar o ambiente de uma divisão de várias maneiras. Proporcionam-lhe uma iluminação extra onde é mais necessária, ao mesmo tempo que acrescentam um toque de personalidade. ​
    ​A iluminação da casa de banho deve ser suave e agradável, mas luminosa o suficiente para facilitar as suas tarefas. Use em ambos os lados do espelho lâmpadas fluorescentes ou comuns e tente protege-las do vapor.
    Do contemporâneo ao tradicional, a iluminação deve destacar a casa de banho e os seus gostos. (...)."

    Fonte :
    https://www.moyo.pt/blog-de-design-moyo/a-iluminacao-correta-em-sua-casa.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dimar, zinna
  7.  # 10

    Para não estar a abrir novo tópico, aproveito este.

    Na minha casa irei colocar uns focus de chão que servirão apenas de luz ambiente.
    Assim, na minha opinião, julgo que 3w serão mais que suficientes para o que se pretende, que acham?
    Alguém sabe onde poderei arranjar focus led de chão, mas que liguem diretamente a 220v, sem ser necessário transformador?
 
0.0151 seg. NEW