Comprei recentemente casa e estou agora em fase de ligar os serviços essenciais, no qual o gás se está a provar complicado.
O apartamento é do final da década passada e os últimos habitantes saíram há já alguns anos.
Comecei por ligar para a Lisboagás para que me fosse dito o CUI (código universal de instalação) do apartamento. Após análise foi-me dito que a casa não tem CUI associado (e é a única do prédio nesta situação). Fui também informado que o meu pedido seria enviado para outra equipa que poderá analisar o porquê da não existência do código. Esta equipa tem um prazo de resposta de 15 dias úteis. Mais tarde, foi-me dito também que seria necessário ter um termo de responsabilidade e certificado de instalação antes de me ser dado o CUI. Perguntei também se este certificado e a respectiva inspeção são os mesmos que são feitos aquando da ligação do contrato. Foi-me respondido que são diferentes pois um é a inspecão da infraestrutura e o outro é da ligação.
Será isto mesmo o procedimento normal? A 1ª inspeção parece-me estranha, porque a acontecer ainda sem ligação, custa-me a perceber o que poderá ser inspeccionado.
Tenho de facto preferência por tudo eléctrico. No entanto neste caso a casa tem caldeira a gás (e aquecimento central), sendo essa a principal razão para estar ainda a tentar ligar o gás