Iniciar sessão ou registar-se
    • Fab
    • 23 dezembro 2018

     # 1

    Boas

    Vejo-me confrontado com uma situação que me deixa algo céptico num arrendamento, que é um pedido de reserva para ficar com o imóvel.

    Ainda não entreguei quantia alguma dado que ainda terão que avaliar a minha situação profissional e verificar se será preciso fiador e só então saberei se fui escolhido de entre os vários interessados.

    Disse-lhes que fiador está fora de questão e não me parece fazer sentido estar a avançar para uma reserva a esta altura.

    Se me recusar o mais certo é perder a casa que me agradou bastante ,ainda para mais não está fácil encontrar algo em conta nesta zona mas também não me quero meter numa carga de trabalhos.

    Este pedido de reserva faz sentido? Compreendo o facto da imobiliária querer agarrar o cliente mas sem ainda saber se cumpro os requisitos?
  1.  # 2

    Peça para assinarem um documento em que se comprometem a devolver o valor após a finalização do processo de arrendamento. Veja o que dizem em reação a esse pedido.
    Concordam com este comentário: Sr.io
    • Fab
    • 23 dezembro 2018

     # 3

    Documento haverá sempre deduzo eu. Neste caso seria minha intenção pedir que existam clausulas em que mencionem a devolução caso se ultrapasse alguma data sem haver progresso até à assinatura do contrato por exemplo.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  2.  # 4

    Colocado por: FabDisse-lhes que fiador está fora de questão

    Talvez o Fab esteja já em desvantagem em relação a outros interessados por não ter fiador...

    Pessoalmente não faço contratos de arrendamento a pessoas sem fiador...
    O meu actual senhorio exigiu-me igualmente fiador, o que me fez perfeito sentido quando arrendei a minha actual casa há uns anos.

    Reconsidere a questão do fiador.

    Relativamente à questão da reserva... nunca recorri a agências imobiliárias, pelo que não sabia que o faziam em Portugal.
    Possivelmente a reserva será um cheque que eles não depositarão.
    Penso que poderá ser para "filtrar" os interessados para ver quem tem capacidade de disponibilizar dinheiro "upfront", como será necessário para a renda.

    Desde que lhe devolvam a reserva se não ficar com a casa que quer arrendar no prazo definido, não vejo problema em fazer a reserva.
  3.  # 5

    Há várias questões a ponderar na situação da reserva:

    a) Fazendo a reserva tem a certeza que o apartamento será para si? Não me parece...
    b) Ao fazer a reservar também se está a auto limitar pois imagine que encontra outro apartamento tão bom ou melhor? Vai perder direito à reserva
    c) Qual o espaço temporal em que a reserva é válida? 3 dias? 1 semana? 1 mês?
    d) Se no fim o senhorio decidir alugar a outro, vai ter que recomeçar tudo de novo e entretanto a única coisa que perdeu foi tempo (e eventualmente dinheiro se a imobiliária decidir ficar com a reserva)...

    No final, na minha opinião a reserva só o limita e beneficia a imobiliária porque o está a prender a ela, impedindo-o de trabalhar com outra imobiliária ou arranjar um apartamento por si.
    • Fab
    • 23 dezembro 2018

     # 6

    Colocado por: medicineengHá várias questões a ponderar na situação da reserva:

    a) Fazendo a reserva tem a certeza que o apartamento será para si? Não me parece...
    b) Ao fazer a reservar também se está a auto limitar pois imagine que encontra outro apartamento tão bom ou melhor? Vai perder direito à reserva
    c) Qual o espaço temporal em que a reserva é válida? 3 dias? 1 semana? 1 mês?
    d) Se no fim o senhorio decidir alugar a outro, vai ter que recomeçar tudo de novo e entretanto a única coisa que perdeu foi tempo (e eventualmente dinheiro se a imobiliária decidir ficar com a reserva)...

    No final, na minha opinião a reserva só o limita e beneficia a imobiliária porque o está a prender a ela, impedindo-o de trabalhar com outra imobiliária ou arranjar um apartamento por si.


    Pois, é precisamente por isso que levanto duvidas. Existirão clausulas com espaço temporal para devolução da reserva?

    Pessoalmente acho esta maneira de trabalhar demasiado rígida, com a procura que existe não vejo a imobiliária a demorar lucrar com este imóvel, é mesmo necessário "prender" alguém?

    Já agora, porque é que a imobiliária poderá ficar com a reserva?!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spoliv
    • Fab
    • 23 dezembro 2018

     # 7

    Colocado por: Sr.io
    Talvez o Fab esteja já em desvantagem em relação a outros interessados por não ter fiador...

    Pessoalmente não faço contratos de arrendamento a pessoas sem fiador...
    O meu actual senhorio exigiu-me igualmente fiador, o que me fez perfeito sentido quando arrendei a minha actual casa há uns anos.

    Reconsidere a questão do fiador.

    Relativamente à questão da reserva... nunca recorri a agências imobiliárias, pelo que não sabia que o faziam em Portugal.
    Possivelmente a reserva será um cheque que eles não depositarão.
    Penso que poderá ser para "filtrar" os interessados para ver quem tem capacidade de disponibilizar dinheiro "upfront", como será necessário para a renda.

    Desde que lhe devolvam a reserva se não ficar com a casa que quer arrendar no prazo definido, não vejo problema em fazer a reserva.


    Explicaram-me a questão de "filtrar" o que até compreendo.

    Felizmente tenho rendimentos para fazer face às exigências, se por algum motivo as coisas correrem mal durante o arrendamento e não puder pagar vou-me embora. Já o fiz no passado, não quero arrastar ninguém para os meus problemas, fiador está mesmo fora de questão.

    Agora, fazer uma reserva sem ainda saber se vou ser o inquilino escolhido?
  4.  # 8

    Colocado por: FabAgora, fazer uma reserva sem ainda saber se vou ser o inquilino escolhido?


    Por isso é que é uma reserva e não uma caução.
  5.  # 9

    Colocado por: hangasPor isso é que é uma reserva e não uma caução.

    Exactamente... Concordo.

    Não me parece uma situação tão disparatada. Desde que no prazo (digamos) de um mês derem a resposta / devolverem o dinheiro, não veria problema nenhum em fazê-lo.
    Concordam com este comentário: hangas
  6.  # 10

    Qual o montante da reserva?
    Qual o valor da renda?
    • Fab
    • 24 dezembro 2018

     # 11

    Colocado por: ADROatelierQual o montante da reserva?
    Qual o valor da renda?


    400€. O mesmo que a renda.
    • Fab
    • 24 dezembro 2018

     # 12

    Colocado por: Sr.io
    Exactamente... Concordo.

    Não me parece uma situação tão disparatada. Desde que no prazo (digamos) de um mês derem a resposta / devolverem o dinheiro, não veria problema nenhum em fazê-lo.
    Concordam com este comentário:hangas


    Obrigado pela resposta. Já tentei esclarecer junto da imobiliária que clausulas existem na ficha de reserva.
  7.  # 13

    A reserva só protege a imobiliária.
    Nada mais.
  8.  # 14

    Não percebo qual é a complicação.
    A reserva serve para dar garantias ao senhorio e à imobiliária e evitar que o imóvel fique desocupado. Se não houver reserva tem de confiar na palavra do inquilino até à data de celebração do contrato, o qual pode mudar de ideias por qualquer motivo e obrigar a imobiliária a colocar o imóvel novamente no mercado de arrendamento, com toda a perda de tempo e constrangimentos que isso acarreta.
    A meu ver é um instrumento que faz todo o sentido num mercado onde a procura supera a oferta e principalmente quando o senhorio procura um inquilino de antemão para um imóvel que não está disponível no imediato mas só após alguns meses por exemplo.
    Se você gosta do imovel e tem efetivamente intensoes de assinar o contrato, então pague a reserva e pronto. Esse valor será posteriormente tido em conta quando chegar a altura de pagar as duas rendas e a caução. Se não lhe arrendar em o imóvel por não ter sido selecionado então a reserva é lhe devolvida.
    Convem claro ficar tudo bem documentado.
    Concordam com este comentário: treker666, Sr.io
  9.  # 15

    Não concordo.

    Isto é para as imobiliárias terem ainda menos trabalho e só protege as mesmas porque na maior parte das vezes os senhorios nem sabem da reserva. É um papel emitido pela imobiliária.
    Concordam com este comentário: Sr.io, zed
 
0.0203 seg. NEW