Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá e boa tarde,

    Tenho uma dúvida enorme. Tenho uma casa/moradia alugado a inquilinos jovens na casa dos seus 20s e houve infiltrações devido ao temporal horrível. Eles só viram passado dias porque não usam muito uma das divisões em questão (dito por eles). Tiraram fotos e mostraram-me. Arranjei picheleiro e pedi que ele fosse lá dando o contato da inquilina e vice-versa. Lá marcaram no domingo e depois cancelaram. Depois falei com ela e fomos lá a casa ver no dia seguinte. Depois de ver o problema marcou-se para este domingo para o senhor ir lá e tratar do telhado. Este senhor fez o GRANDE favor de disponibilizar num domingo para ir trabalhar para mim e também devido ao horário de trabalho dos inquilinos, sendo domingos dia livre. Picheleiro liga-me e diz que novamente cancelaram com ele. Mandei mensagem (como prova) para a inquilina para saber o porque já cancelar por duas vezes e diz que não têm tempo de esperar por ele e iriam fazer as compras de Natal.
    Não sabemos se vai haver bom tempo ou não esta semana que vem mas se houver agravamento das condições e a inquilina não facilita a obra inicial, vai complicar bastante a minha carteira e disponibilidade do picheleiro. Quais os meus direitos de poder fazer obras se a inquilina não facilita ou nem deixa fazer?

    Sei que a maior parte das vezes são inquilinos a queixarem-se dos senhorios que não começam as obras e vai havendo agravamento, mas no meu caso é ao contrário. Quero fazer a obra para não piorar.

    Agradeço pela atenção.
    • size
    • 23 dezembro 2018 editado

     # 2

    Consta no Código Civil, que os inquilinos estão obrigados a permitir visitas do senhorio e facilitar a realização de reparações que se revelem urgentes, coisa que não está a acontecer.
    Existindo bloqueio deliberado dos inquilinos em conceder, em concreto, o acesso do pedreiro para a reparação do telhado, advêm de imediato um incumprimentos das obrigações a que estão por lei obrigados a cumprir ; facilitar a realização de reparações que se revelem urgentes

    Assim, na pior das hipóteses, existirá legitimidade para que possa resolver o contrato, notificando-os de tal facto e dando um prazo para entregarem a casa.

    Outra alternativa, sendo a anomalia no telhado, poderá optar para que a reparação possa ser efectuada com acesso ao telhado pelo exterior da moradia, através de uma coluna de andaimes.

    Depois, há que ponderar se esses inquilinos merecem ou não a renovação do contrato, caso se trate de contrato de prazo certo.
  2.  # 3

    Olá size,

    Obrigada pela resposta. Pelo que li no Código Civil que também os inquilinos podem responsabilizar no agravamento dos danos. Mas sendo assim como disse, também é mais concreto pelo contrato. Deixaram-me sempre visitar a casa quando houvesse "problemas" mas entre o picheileiro e eles, tem sido super dificil conciliar horários e para facilitar, o picheileiro faz o favor de ir num domingo e cancelam sempre. O que acho sempre muito estranho.
    A minha maior preocupação é mesmo agravamento dos danos com as chuvas com o passar do tempo. Em vez de uma obra sair mais em conta resolvendo já, do que fazer um telhado por inteiro. Mas se voltarem a dificultar, vai mesmo cartinha registada a notificar a clausula no contrato sobre este factor. Agradeço pela ajuda.
  3.  # 4

    Colocado por: Hazel.limaMas se voltarem a dificultar, vai mesmo cartinha registada a notificar a clausula no contrato sobre este factor.

    Entretanto a casa vai-se degradando.
    Marque você a data com o inquilino e o picheleiro, e avisa que não irá tolerar mais adiamentos, mas com voz grossa.
    Concordam com este comentário: JOCOR
  4.  # 5

    Porque não liga e diz que vai com o sr para arranjar a casa.
    Pelo que percebo, a si atendem sempre e arranjam um tempo para o receber. Se lá for com o sr, pode ser que eles o recebam.
  5.  # 6

    Colocado por: Picareta
    Entretanto a casa vai-se degradando.
    Marque você a data com o inquilino e o picheleiro, e avisa que não irá tolerar mais adiamentos, mas com voz grossa.
    Concordam com este comentário:JOCOR

    Lol, ahahahah...
 
0.0123 seg. NEW