Iniciar sessão ou registar-se
    • DVilar
    • 24 dezembro 2018 editado

# 1

Caros foristas, gostava de conselhos sobre a escolha e contratação do arquitecto.

Haverão uns aspectos mais importantes do que outros e creio que uma classificação dos fatores a ter em conta, ainda que subjectiva, seria bastante útil para quem se mete na aventura de construir.

Na minha opinião, temos essencialmente e sem qualquer ordem de importância:

- A vertente estética e portanto tem de existir uma análise aos trabalhos prévios para averiguar a empatia com o estilo do arquitecto.
    - A vertente funcional, ou seja a capacidade de resolução de problemas e obtenção de soluções. Pode não ser fácil de averiguar, para além da experiência e antiguidade que terão, em princípio, um peso importante.
    - A empatia pessoal. Acho também que deve ser considerada. São longos meses, anos, num processo que pode ser desgastante e se as personalidades arquitecto / dono de obra não forem compatíveis, a coisa torna-se mais difícil.

Opiniões de arquitectos e de quem já os contratou (boas e más experiências), são muito bem-vindas! Desde já, obrigado.

DVilar
  1.  # 2

para mim acima de tudo capacidade do arquitecto eu ouvir o cliente, humildade para não impor as suas ideias como verdades abslutas e respeitar a carteira do cliente
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, antonylemos, jorgferr, ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DVilar
  2.  # 3

A dificuldade está em identificar essas qualidades no arquitecto.
    E até pode ter esses atributos, mas se for incompetente...

A coisa não é simples e é uma das decisões mais importantes, se não a mais importante, na construção de uma casa. E a verdade é que não vejo o tema muito desenvolvido no fórum.
  3.  # 4

Colocado por: DVilarA dificuldade está em identificar essas qualidades no arquitecto.

A coisa não é simples e é uma das decisões mais importantes, se não a mais importante, na construção de uma casa. E a verdade é que não vejo o tema muito desenvolvido no fórum.
    concorda,o melhor é não apressar a escolha, conhecer bem as competências e personalidade do arqº. o assunto é pouco desenvolvido porque não é lá muito linear. A maioria das pessoas escolhem pelo orçamento e consideram o arqº mais uma burocracia da construção. que a meu ver está errado.

penso que vc está no caminho certo se está a escolher arqº e tem essas preocupações e questões.

a incompetência acaba por vir à superfície, nesse caso é procurar outro. pode ser uma descoberta cara, mas é como tudo na vida quando lidamos com pessoas.
    mas e se for um profissional novo competente e com bons gostos, mas que fica de lado na escolha por não ter portfolio?... às vezes tb é necessário arriscar e confiar, não é fácil escolher. mas com o contacto direto tem-se uma melhor perceção
  4.  # 5

Colocado por: DVilarA dificuldade está em identificar essas qualidades no arquitecto.

A escolha do arquitecto é mesmo o passo mais importante do processo.

SMG,arq
    smgarquitecto.com
  5.  # 6

se fossem incompetentes não tinham acabado o curso...

claro que se pode acabar o curso com 10 e com 20, pelo que devem haver uns arquitectos melhores do que outros, mas dai até os rotular de incompetentes vai um passao grande.
    Concordam com este comentário: Diogo999
  6.  # 7

Incompetente é uma maneira de falar. Mas não tenho dúvidas que existem profissionais, em todas as áreas, realmente fracos. A capacidade de fazer as coisas erradamente, não tem limites. 😀

Conforme referiu o antonylemos, não devemos excluir arquitectos por terem pouca experiência, mas a avaliação não é fácil. Por outro lado, tem um bónus, os honorários são mais baixos.
  7.  # 8

Dvilar, para onde será os projetos ?
  8.  # 9

Olá, riscos. Distrito de Aveiro. Estou nos primórdios do processo.
  9.  # 10

Podia concorrer mas para aveiro nao lhe posso dar o acompanhamento que gosto de dar aos clientes. Espero que encontre alguem professional.
  10.  # 11

Obrigado. Vamos ver se tenho sorte nas minhas escolhas, sabendo que é impossível controlar tudo.
  11.  # 12

Colocado por: pauloagsantosse fossem incompetentes não tinham acabado o curso...

claro que se pode acabar o curso com 10 e com 20, pelo que devem haver uns arquitectos melhores do que outros, mas dai até os rotular de incompetentes vai um passao grande.

Você agora saiu-se com uma muito boa! Como se acabar uma licenciatura fosse um selo de qualidade.

Sou só eu, ou há aqui mais pessoas que têm o azar de estar de estar sempre a tropeçar em licenciados, mestres e doutores que de competência não têm nada? Sejam arquitetos, engenheiros, advogados, médicos, economistas, etc., etc.
    Concordam com este comentário: Jota5
  12.  # 13

Colocado por: J.FernandesVocê agora saiu-se com uma muito boa! Como se acabar uma licenciatura fosse um selo de qualidade.

claro que não, mas que eu saiba para exercer arquitectura, ainda é preciso uma licenciatura.

assim como para exercer engenharia, advogacia, medicina, economia, etc, etc
  13.  # 14

Colocado por: pauloagsantosclaro que não, mas que eu saiba para exercer arquitectura, ainda é preciso uma licenciatura.

assim como para exercer engenharia, advogacia, medicina, economia, etc, etc

Obviamente. O que eu disse foi que a licenciatura é necessária mas não suficiente para que um desses profissionais entre outros, possa ser considerado competetente.
    Concordam com este comentário: DVilar
  14.  # 15

Uma licenciatura é apenas a habilitação legal para exercer uma profissão.
    A competência não se adquire apenas com a licenciatura, a licenciatura quando muito oferece possibilidades de chegar à competência.
    Concordam com este comentário: J.Fernandes, DVilar
  15.  # 16

Colocado por: DVilarObrigado. Vamos ver se tenho sorte nas minhas escolhas, sabendo que é impossível controlar tudo.
    boas, na zona de aveiro tenho uma colega que pode estar interessada. caso deseja pode contactar-me por email que lhe enviarei os dados.

[email protected]
  16.  # 17

Faça uma reunião preliminar com o arquitecto. Exponha as suas dúvidas.

0.0170 seg. NEW