Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Adquiri um apartamento com terraço e garagem que estão registados na mesma caderneta predial.A permilagem do meu apartamento é de 4,8 e todas as outras frações por cima da minha têm 4,4 de permilagem por não terem terraço.
    Há 2 empresas a administrar o condomínio. Uma delas administra as garagens, que fazem parte do mesmo empreendimento mas com outras entradas para os apartamentos,e é responsável também pelas obras no exterior de todo o empreendimento e por isso pelos terraços. A outra empresa só é responsável pela entrada a que pertence o meu apartamento , excluindo por isso a garagem e obras na fachada do prédio.
    Se houvesse uma única empresa de condomínio eu pagaria o condomínio sendo a minha permilagem 4,8. Ao ter de pagar dois condomínios constatei que eu pago sempre um valor correspondente à permilagem 4,8 , quer no condomínio responsável pela garagem quer naquele que só é responsável pela entrada dos apartamentos , o que faz com que eu pague a duplicar os 0,4 de permilagem pelo terraço.
    Não deveria pagar na empresa que só administra a entrada o valor correspondente à permilagem de 4,4 já que só é responsável pelo interior do edifício?Em caso afirmativo como poderei fazer reverter a situação?
    Desde já agradeço a resposta.
  2.  # 2

    Se o que diz é mesmo assim, só tem juntar á mesma mesa as 2 empresas de administração e dizer que vai deixar de pagar a dobrar, eles que decidam a quem tem de pagar o quê correspondente á sua permilagem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diasmaria
  3.  # 3

    Colocado por: diasmariaSe houvesse uma única empresa de condomínio eu pagaria o condomínio sendo a minha permilagem 4,8.

    e com duas paga na mesma os 4,8 vai dar ao mesmo.
    Você deveria pagar apenas ao condomínio do seu prédio, e esse condomínio é que deveria pagar a respectiva quota parte ao condomínio que administra as garagens.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diasmaria
    • size
    • 27 dezembro 2018 editado

     # 4

    Colocado por: diasmaria
    Não deveria pagar na empresa que só administra a entrada o valor correspondente à permilagem de 4,4 já que só é responsável pelo interior do edifício?


    E os encargos com a garagem, que tem um centro de custos separado da parte habitacional ?

    Na circunstância que relata, é de admitir que existem 2 administrações, uma para a parte habitacional e outra para a garagem, cada uma com seu centro de custos e orçamento de despesas próprio.
    Ou seja, no orçamento da parte habitacional não estarão incluídas as despesas com a garagem e no orçamento da garagem não estarão incluídas as despesas da parte habitacional.
    Como as quotas são, normalmente, calculadas com base nos orçamentos, não será incorrecto que, havendo 2 centros de custos, tenha que comparticipar nas despesas de ambos, uma vez que usufrui de ambas as áreas.
    Pagará mais que os outros condóminos relativo ao diferencial 0,4 da sua permilagem
    Certo ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diasmaria
  4.  # 5

    Tenho de pagar para a garagem e para a parte habitacional,sobre isso não há problema. O que acho estranho é que pago sempre o diferencial de 0,4, quer quando pago para a garagem, quer quando pago para a parte habitacional.A minha cota é sempre superior às outras frações por cima da minha ,que têm 4,4 de permilagem por não terem terraço.Daí eu achar que estou a pagar duas vezes o diferencial da minha permilagem.Num dos condomínios a cota deveria ser igual à dos outros já que a deles diz respeito à garagem, com a mesma área da minha, e ao apartamento com a mesma área do meu.
  5.  # 6

    Olá, as garagens não são frações diferentes?

    De facto diria que isso não foi bem organizado. Pelo menos num caso que conheço, a um apartamento corresponde uma determinada permilagem e a uma garagem outra tanta.

    Assim, à parte de habituação corresponde uma distribuição e à das garagens outra.

    No seu caso, parece que está a ser prejudicado sim...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diasmaria
  6.  # 7

    Colocado por: AntonioPDe facto diria que isso não foi bem organizado

    Por acaso até está, até é obrigatório que apartamento e garagem pertençam à mesma fracção, quando os regulamentos municipais obrigam as casas a ter estacionamento privado, que é o que acontece nos municípios que conheço.


    Colocado por: AntonioPNo seu caso, parece que está a ser prejudicado sim...

    Não sei porquê, tem mais permilagem, paga mais condomínio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diasmaria
    • size
    • 27 dezembro 2018 editado

     # 8

    Colocado por: diasmaria

    O que acho estranho é que pago sempre o diferencial de 0,4, quer quando pago para a garagem, quer quando pago para a parte habitacional.


    VEJAMOS:
    Vamos supor que em vez do seu condomínio ter decidido por 2 centros de custos, existisse apenas uma só administração para o conjunto das habitações e garagem e, consequentemente, um só orçamento para cálculo das quotas:

    Assim:

    Parte Habitacional
    Água.......................... 500,00
    Electricidade............1.500,00
    Limpeza.................... 500,00..... 2.500,00

    Parte Garagem..
    Agua........................ 200,00
    Electricidade............ 400,00
    Limpeza................... 200,00 .......800,00

    Total......................... .............. 3.300,00

    Nesta situação normal e comum na maioria dos condomínios, a sua quota anual teria seria forçosamente os 4,8% sobre o orçamento geral, ou seja,
    4,8% x 3.300,00 = 158,40

    Dividindo tais encargos em 2 orçamentos específicos para cada uma das partes , como ocorrerá no seu condomínio, não pode acontecer que possa ser prejudicada, pois aplicando a sua permilagem de 4,8% sobre os 2 sub-totais o valor da sua quota será do mesmo modo de 158,40.

    Fora disto, poderá existir possível erro de cálculo por parte das administrações, mas terá que nos explicar o que realmente estará a acontecer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diasmaria
  7.  # 9

    Por acaso até está, até é obrigatório que apartamento e garagem pertençam à mesma fracção, quando os regulamentos municipais obrigam as casas a ter estacionamento privado, que é o que acontece nos municípios que conheço.


    Ok, obrigado pelo esclarecimento, o caso que conheço é mesmo diferente então, pois há fracções sem garagem e outras com mais do que uma... Aparentemente não devia ser obrigatório ter estacionamento privado então.

    Assim sendo sim, a própria permilagem já reflecte de uma forma justa a distribuição de custos...
 
0.0131 seg. NEW