Iniciar sessão ou registar-se
    • TOSS77
    • 28 dezembro 2018 editado

     # 1

    Boa tarde amigos,
    necessito da vossa ajuda !!
    Tenho um terreno rural com 29000 m2 e as minhas duas dúvidas são :
    1.º posso vender somente 200000 m2 e ficar com o restante ( a nível de burocracia, como funciona ? ) ?
    2.ª quer vender mas não sei à que preço, como posso fazer para saber o valor para venda sem passar por imobiliárias ?
    obrigado desde já à quem me responder e aproveito para vos desejar à todos continuação de boas festas
  1.  # 2

    Recentemente utilizei uma ferramenta do portal das finanças que lhe dará o valor patrimonial do seu terreno, com base em alguns dados. Apenas precisa de localizar o seu terreno e preencher alguns dados básicos com base na sua caderneta predial. É simples de se utilizar e penso que é o que os Registos Civis utilizam para saber o valor patrimonial.
    Atenção, o valor não é necessariamente o valor de mercado do seu terreno, pelo que apenas servirá como uma boa referência.

    Para aceder a esta ferramenta, faça login no portal das finanças e de seguida vá a:

    Consultar > Zonamento > Simulador de Valor Patrimonial

    Caso não encontre, basta procurar por "Simulador de Valor Patrimonial" na parte de busca que irá aparecer.
  2.  # 3

    Tiago1993, o simulador das finanças como indica é para determinar o valor patrimonial... bem longe do valor de mercado de um imóvel.

    TOSS77, As suas questões...

    1ª . não deve dar pois as parcelas resultantes, terá de garantir em ambas a unidade minima de cultura.. A unidade minima de cultura dos prédio rusticos depende do Concelho. Pesquise.
    Onde estou, para terrenos de sequeiro é de 490.000m2 ( 49ha)

    2ª , terá de contratar um perito avaliador, e pagar a avaliação do terreno.
  3.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasTiago1993, o simulador das finanças como indica é para determinar o valor patrimonial... bem longe do valor de mercado de um imóvel.




    Colocado por: Tiago1993Atenção, o valor não é necessariamente o valor de mercado do seu terreno, pelo que apenas servirá como uma boa referência.


    Pedro Barradas como tinha dito, não é o valor de mercado.
  4.  # 5

    Exacto não serve nem como boa , nem como má referencia.. nos rusticos ainda menos!!! não serve para referência alguma ;)
  5.  # 6

    Primeiro agende uma reunião na câmara municipal competente e pergunte se é possível fazer essa divisão.

    Na eventualidade de ser possível, terá que fazer um Destaque de Parcela e actualizar as matrizes prediais.
    Só então poderá vender apenas uma parte.
    Contacte um arquitecto para o ajudar.


    Para vender NÃO é obrigatório faze-lo através de uma imobiliária.
    Mande avaliar o terreno.
  6.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasExacto não serve nem como boa , nem como má referencia.. nos rusticos ainda menos!!! não serve para referência alguma ;)


    Pedro Barradas, no meu caso o valor patrimonial diferenciou do preço de compra/venda apenas em 2.000€ e era um terreno rústico!! e como o meu, conheço mais 4 casos que a diferença é pouquíssima.
 
0.0133 seg. NEW