Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Já há muito que leio este forum, mas só hoje faço a minha primeira publicação.

Adquiri há uns dias uma moradia no distrito de Leiria.

Por fora vai ficar igual, quero remodelar apenas por dentro.

Tem há volta de 70m2 e é T1.

A minha primeira questão é acerca da placa.

A casa é de 1958, tem placa em madeira, e tem sótão.

Não irei querer sótão, e a remodelação vai ser em pladur, incluindo tectos falsos.

Qual acham ser a melhor opção para substituir essa placa?

Desde já, obrigado.
      IMG_20181228_151708.jpg
      IMG_20181228_155309.jpg
      IMG_20181228_155301.jpg
  2.  # 2

a cobertura aparenta estar em excelente estado de conservação,

quando diz substituir a placa quer remover o piso do sotãO correcto? não vejo grandes problemas em fazê-lo.. o pilar na segunda foto está pousado onde?
  3.  # 3

Qual o pé direito do r/c? Não parece muito alto.
    • areia
    • 29 dezembro 2018 editado

# 4

Colocado por: antonylemosa cobertura aparenta estar em excelente estado de conservação,

quando diz substituir a placa quer remover o piso do sotãO correcto? não vejo grandes problemas em fazê-lo.. o pilar na segunda foto está pousado onde?

Correcto, quero remover o piso do sótão, e elimina-lo por completo. Apenas quero deixar 'algo' entre o telhado e o tecto falso, para o caso de no futuro existir alguma infiltração, não ir cair no pladur.

O pilar penso que vai ser um problema. Disseram que estaria pousado numa das vigas da placa actual. Mas acredito que esteja pousado sobre uma parede interior. Só quando começar a mexer, irei saber.

Colocado por: ADROatelierQual o pé direito do r/c? Não parece muito alto.

2.40 m. E vai ficar com os mesmos 2.40m, ou no máximo 2.50m. Não vejo necessidade em que seja mais que isso.

A não ser que traga alguma vantagem.
  4.  # 5

Colocado por: areiaApenas quero deixar 'algo' entre o telhado e o tecto falso,
    isso convém fazer, forrar o tecto, impermeabilizar e isolar...

o pilar se estiver sobre uma viga pode ficar, basta deixar a viga.

Colocado por: areia2.40 m. E vai ficar com os mesmos 2.40m, ou no máximo 2.50m.
    se vai tirar o piso do sótão o pé direito altera para 2,4 + o restante espaço para cima...
  5.  # 6

Colocado por: antonylemosisso convém fazer, forrar o tecto, impermeabilizar e isolar...

o pilar se estiver sobre uma viga pode ficar, basta deixar a viga.

se vai tirar o piso do sótão o pé direito altera para 2,4 + o restante espaço para cima...

O isolamento, em principio irei optar pela lã de rocha. Não será a solução mais consensual, mas penso ser a mais barata, em comparação com o XPS.

Mas para impermeabilizar o tecto não sei qual será a melhor opção.
  6.  # 7

Deixe 2,50m como minimo. Que dimensão têm as divisões?

Já equacionou NÃO colocar o tecto falso "plano"?
    Concordam com este comentário: antonylemos
  7.  # 8

Colocado por: ADROatelierDeixe 2,50m como minimo. Que dimensão têm as divisões?

Já equacionou NÃO colocar o tecto falso "plano"?

Sala e cozinha com certa de 40 m2, wc com 8 m2 e quarto com cerca de 20.

Não colocar o tecto falso plano? Como assim? Fazê-lo junto ao telhado? Acompanhando a forma do mesmo?
  8.  # 9

As divisões são algo generosas. Um tecto falso nos 2,50m dará a sensação de baixo, devido à dimensão do compartimento.

Sim, estava a sugerir que equacionasse outros "formatos" de tecto. Pode acompanhar ou nao, a forma da cobertura. Não precisa de ser mesmo junto ao mesmo.
  9.  # 10

Colocado por: ADROatelierAs divisões são algo generosas. Um tecto falso nos 2,50m dará a sensação de baixo, devido à dimensão do compartimento.

Sim, estava a sugerir que equacionasse outros "formatos" de tecto. Pode acompanhar ou nao, a forma da cobertura. Não precisa de ser mesmo junto ao mesmo.

Na casa em que vivo agora, tenho 2.60m com candeeiros suspensos, e não acho que seja baixo. Nesta irei colocar focos led, daí não achar necessário ir além dos 2.50m. Mas ganharia alguma coisa em colocar 2.60m, por exemplo? No inverno seria uma área maior para aquecer.

A minha companheira não gosta desse formato. E coloca-se novamente a questão do aquecimento. Aquilo é uma zona fria.

A casa neste momento não tem estores, e eu gostaria de colocar.

Por não ter 'caixa' para ele, falaram-me da opção monobloco. É boa ideia?

Obrigado pelos comentários, e votos de um bom ano.
  10.  # 11

Colocado por: ADROatelierAs divisões são algo generosas. Um tecto falso nos 2,50m dará a sensação de baixo, devido à dimensão do compartimento.

como pretendia tirar o piso eu imaginei sempre que era assim que pretendia fazeer, afinal percebi mal.. ficava mt bom se fizer como sugere o ADRO .. e com aquela janela la em cima .. show de bola.
    Concordam com este comentário: nmex2
  11.  # 12

Colocado por: antonylemoscomo pretendia tirar o piso eu imaginei sempre que era assim que pretendia fazeer, afinal percebi mal.. ficava mt bom se fizer como sugere o ADRO .. e com aquela janela la em cima .. show de bola.

ou seja, “trazer” aquele sótão - que tem algum potência por si só, caso o DO o quisesse aproveitar - para o andar de baixo?
  12.  # 13

Colocado por: nmex2ou seja, “trazer” aquele sótão - que tem algum potência por si só, caso o DO o quisesse aproveitar - para o andar de baixo?
    com a anexação do espaço do sótão cria-se uma panóplia de possibilidades, basta ser-se criativo. caso contrário é um espaço perdido que perdeu qualquer funcionalidade
    Concordam com este comentário: nmex2, ADROatelier
  13.  # 14

Conseguem arranjar alguma imagem do que estão a dizer. Eu acho que estou a imaginar o que é, só quero ter a certeza.
  14.  # 15

nenhum destes espaços é igual ao teu mas .. algo neste sentido
    basicamente vc ganha um pé direito duplo
      387c61e779cccb1096627e2d60b1558c.jpg
      3f1e2ef2dca74f2f96288ed8f891c94d.jpg
      Vaulted-ceilings-Increased-Energy-Usage.jpg
  15.  # 16

Colocado por: antonylemosnenhum destes espaços é igual ao teu mas .. algo neste sentido

Colocado por: antonylemosnenhum destes espaços é igual ao teu mas .. algo neste sentido

Sim,era isso que tinha imaginado. A minha namorada não gosta desse formato. Não está fora de questão, mas quase.
  16.  # 17

Muito provavelmente a sua cobertura nao é tão inclinada, o que muda a proporção e o aspecto geral.
    Não descarte já a ideia. Dentro desta ideia há muitas soluções que podem modernizar a criar uma casa com espírito próprio.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  17.  # 18

Não está descartada. A pessoa que chamamos para nos fazer o orçamento, deu também essa ideia. Ainda estamos a avaliar todas as hipóteses.

Relativamente ao telhado, o que acham da solução de o isolar com recurso a poliuretano projectado?

Existe a alternativa da lã de vidro, mas não ficará um isolamento mais uniforme com o poliuterano?

0.0217 seg. NEW