Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Ou seja, se as minhas contas estiverem certas, entre 8 e 6 cm por ano vai gastar menos 8Kwh m2, se a casa for aquecida com uma maquina com COP de 4, gasta 2KWh m2 a menos por ano, poupa 0,37€ por ano, começa a obter retorno ao fim de 3.4 (5.04-3.78/0.37)anos mais ou menos.
    Ao colocar 10 cm, gasta menos 13Kwh por ano, com maquina com COP de 4 gasta 3.25Kwh anuais a menos, cerca de 0.60€ logo obtem retorno ao fim de 4.2(6.30-3.78/0.60) anos.
    • eu
    • 8 junho 2019

# 82

Na minha opinião, as contas não devem ser feitas assim (quando é o break even) mas sim, quanto é que se poupa ao longo da vida útil do isolamento.
  2.  # 83

Colocado por: euNa minha opinião, as contas não devem ser feitas assim (quando é o break even) mas sim, quanto é que se poupa ao longo da vida útil do isolamento.
    Penso que as duas formas de fazer as contas sao validas, mas imagine que o isolamento tem uma vida útil de 150 anos e só alcanço o ponto de retorno após 100 anos de utilização, o investimento permite 50 anos de poupança mas para mim já serve de pouco :)
  3.  # 84

Colocado por: ****DR um dia fala do conforto outro dia do preço.
    Com assim? Qualquer casa com sistema de aquecimento capaz com 6 cms de isolamento tem exatamente o mesmo conforto que uma com 10cm! O conforto de uma casa não depede do tipo/espessura de isolamento.
    Concordam com este comentário: Diogo999
  4.  # 85

Colocado por: ****

Ok então com 4 cm ja chega também!
    Eu se tiver uma casa com 4cms de isolamento com PRH a 20 graus nao tenho exatamente o mesmo conforto que numa casa com o PRH a 20 graus e 10 cm de isolamento?
    • eu
    • 8 junho 2019

# 86

Colocado por: DR1982Penso que as duas formas de fazer as contas sao validas, mas imagine que o isolamento tem uma vida útil de 150 anos e só alcanço o ponto de retorno após 100 anos de utilização, o investimento permite 50 anos de poupança mas para mim já serve de pouco :)

Sem exageros, penso que fazer a contas para 20 anos de utilização é sensato.
  5.  # 87

Colocado por: ****

Têm.
    O que muda é o valor que gasta para manter a casa a 20 graus, e sinceramente admito que pensei que demora-se mais anos a obter retorno no investimento necessario para alterar 6cms de EPS para 10cm, por isso, depois de ver as contas do Anonimo16062021, acho que realmente vale a pena investir nos 10cms de isolamento!
    Concordam com este comentário: eu, Anonimo1710
  6.  # 88

Colocado por: eu
    Sem exageros, penso que fazer a contas para 20 anos de utilização é sensato.
    Concordam com este comentário:****
    Sim, eu exagerei propositadamente para explicar melhor o meu ponto de vista!
    No fundo eu só acho que se deva fazer as contas antes de investir só porque sim!
  7.  # 89

Colocado por: Anonimo16062021
    Não esqueça que as contas foram feitas a 120 dias com aquecimento ligado a 20 graus de temperatura ambiente, coisa que em Portugal isso quase é impossível..
    Porque é que é impossível? Eu este precisei de ter o AC ligado mais que isso, só desliguei no fim de Abril.
  8.  # 90

24 sobre 24 horas?
    Sim
  9.  # 91

Colocado por: Anonimo16062021E também não esquecer que ainda faltam contabilizar o R das paredes neste caso ser optarmos por tijolo térmico de 24cm desce aí mais uns 5-6 kWh por m²
    Sim mas isso é valido tanto para 6cms como 10cms, a diferença de consumo entre 6 e 10 cms continua a ser a mesma!
  10.  # 92

Claro,mas demora mais tempo a recuperar o investimento..
    Não, as contas são exatamente as mesmas!
  11.  # 93

Então é caso para dizer que tem um isolamento deficiente😁
    Qual isolamento? Nao trate mal quem nao existe para se poder defender :)
  12.  # 94

Fala-se muito em paredes e nos seus isolamentos, mas esquecem-se que as maiores perdas estão na cobertura e nos vaos envidraçados.
  13.  # 95

Não são não..
    Nao esta enganado? Entao a diferença nao é sempre a mesma? Se o tijolo fizer com que tenha menos 5kwH de perda por exemplo passa a ter 31kwh de perda xom 6cm e 18kwh de perda com 10cm, mas existem sempre 13kwh de diferença entre as duas soluções!
  14.  # 96

Colocado por: Anonimo16062021Cada um fala daquilo sabe..já agora, chute você aí as perdas das coberturas e dos vãos envidraçados

Alguns falam daquilo que lhes dá jeito falar!! ;)

E não é preciso ser um génio para perceber onde estão as maiores perdas numa habitação.
  15.  # 97

Colocado por: Anonimo16062021Se calhar é o seu caso..

Não...que eu não ando aqui a tentar vender nada!

E já lhe disse:

Colocado por: jfsmoreiranão é preciso ser um génio para perceber onde estão as maiores perdas numa habitação.
    • eu
    • 9 junho 2019 editado

# 98

Colocado por: jfsmoreiraFala-se muito em paredes e nos seus isolamentos, mas esquecem-se que as maiores perdas estão na cobertura e nos vaos envidraçados.

É óbvio que deve haver também uma preocupação com a cobertura e com os vãos envidraçados. Obviamente que a espessura do isolamento na cobertura deve acompanhar a espessura do isolamento das paredes (ou até ser superior).

Mas isso não retira importância às paredes.
    Concordam com este comentário: zinna
  16.  # 99

Refiro-me ao investimento inicial,imaginamos, os 10 cm de isolamento fica-lhe 1000€ mais caro em relação aos 8 cm de isolamento mas, depois optamos por uma parede de tijolo mais eficiente tipo tijolo térmico,é natural que no seu global (seja com isolamento de 10cm ou de 8cm as perdas (kWh) pelas paredes são menores,
    e como tal,demora mais anos a recuperar os tais 1000€ de diferença pelo facto das perdas kWh serem menores..
    Sim, mas quando eu fiz as contas mais acima, fiz as contas da diferença de perdas de potência e da diferença de custos entre 6cms e 10cm, logo se colocar o tijolo termico com 6cms ou 10cms é certo que a parede no seu todo será mais eficiente, mas a diferença de perdas sera sempre a mesma entre as duas soluções, logo o tempo que demora ate recuperar o investimento adicional ao colocar 10cms em vez de 6cm sera sempre o mesmo!
  17.  # 100

Colocado por: Anonimo18072022A
    Sendo uma afirmação...pode explicar?

Entao eu atras fiz as contas para perceber ao fim de quanto tempo recupera o investimento adicional necessário para substituir 6cms de EPS por 10Cms, se adicicionar tijolo térmico a ambas as soluções a diferença de perdas por m2 nao continua exatamente a mesma?

0.0318 seg. NEW