Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Estou neste momento no processo se comprar casa. O banco à 3 semanas pediu a certidão de teor do imóvel com código de acesso online.
    Foi nos dito na imobiliária que a dona da casa se deparou com um problema de áreas mal registadas nas finanças e como tal teria de as actualizar e depois fazer alterações no registo predial também.
    Esta semana entramos em contacto com a advogada da Sra e foi nos dito que para além de um problema de áreas no registo nas finanças também o imóvel não estava registado no registo predial, como tal se pedisse a certidão de teor esta mencionaria apenas o terreno. Um dos documentos que nos foi dado pela imobiliária foi a caderneta predial do mesmo o que nos deixou apreensivos, é possível ter a caderneta
    predial de um imóvel sem o ter registado?
    Se houver um atraso na aprovação do crédito por falta de documentos da parte do proprietário e passar a data mencionada no contrato de promessa compra e venda para conclusão do negócio somos nós que perdemos dinheiro ou é o proprietário que nos tem de compensar?
    Nós só queremos a casa mas achamos a situação muito estranha.
    Agradeço se nos puderem esclarecer.
  2.  # 2

    Colocado por: Ana Alvé possível ter a caderneta
    predial de um imóvel sem o ter registado?

    É

    Colocado por: Ana AlvSe houver um atraso na aprovação do crédito por falta de documentos da parte do proprietário e passar a data mencionada no contrato de promessa compra e venda para conclusão do negócio somos nós que perdemos dinheiro ou é o proprietário que nos tem de compensar?

    Nem uma coisa nem outra, em principio não se trata de um incumprimento, mas de uma mora. Em caso de incumprimento o responsável é que tem que compensar o outro.

    Colocado por: Ana AlvNós só queremos a casa mas achamos a situação muito estranha.

    Para já não vejo nada de estranho, apenas incompetência do vendedor e da imobiliária, que deveriam ter reparado nisto antes de colocarem a casa à venda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Alv
  3.  # 3

    Provavelmente em tempos idos, ter-se-á feito uma casa que nunca foi registada.
    Normalmente é possível resolver estas questões, leva é o seu tempo.

    Para a casa ser vendida é preciso primeiro que o proprietário regularize a situação.
    Se a casa não é vendida por razão imputável ao vendedor, este tem que devolver o sinal em dobro. Leia bem todo o CPCV para verificar se existem alineas que vão ao encontro desta situação.

    Por outro lado, a imobiliária deveria - em meu entender - ter alertado ambas as partes para estas questões, por serem supostamente profissionais do sector.

    Há quanto tempo existe a casa? Tem licença de utilização? O que vem mencionado na caderneta?
    Consegue apurar porque não foi feito o registo da mesma?

    Qual o concelho?
    Considere 3 a 4 meses para resolução, caso se tratar de uma situação simples.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Alv
  4.  # 4

    Colocado por: PicaretaPara já não vejo nada de estranho, apenas incompetência do vendedor e da imobiliária, que deveriam ter reparado nisto antes de colocarem a casa à venda.

    Reparar, repararam.
    Mas a imobiliária só avança com as coisas depois de ter o negócio encaminhado, para não perderem tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Alv
 
0.0110 seg. NEW