Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia Forum.
    A minha duvida é a seguinte: Uma vez q, para comprar de casa, os bancos nao emprestam na totalidade, e para quem nao tem grandes poupanças, qual é a solução?
    Será q se pode pedir o emprestimo normal ao banco (q só empresta 70/80%), e pedir o restante valor (que será obviamente mto menor) noutro tipo de emprestimo? mesmo q seja a outra intituição de crédito, tipo crédito pessoal?

    Qual é a solução mais utilizada?

    Obrigado!
  2.  # 2

    macsoft,

    não leve a mal mas a solução seria... escolher outra casa. Mas tinha que saber mais dados, nomeadamente se para fazer a dita operação está ou não a exceder taxas de esforço, se o banco o considera um cliente de risco, etc... porque se for por alguma dessas razões então basicamente está a ir atrás de problemas.
  3.  # 3

    Quando fiz o meu empréstimo, não davam a totalidade e sugeriram-me o empréstimo do restante a titulo de crédito pessoal.
    A prestação com essa alternativa duplicava! Tenha atenção que vai fazer e informe-se bem!

    Cumps
  4.  # 4

    Colocado por: aeglosmacsoft,

    não leve a mal mas a solução seria... escolher outra casa. Mas tinha que saber mais dados, nomeadamente se para fazer a dita operação está ou não a exceder taxas de esforço, se o banco o considera um cliente de risco, etc... porque se for por alguma dessas razões então basicamente está a ir atrás de problemas.

    Claro q nao levo a mal.
    Mas ainda nem estou a falar de nenhuma casa em particular. pedi apenas simulações de valores.
    Basicamente, nao tenho emprestimos, estou efectivo e recebo 14.000 anuais liquidos. Foi para esses valores q os bancos simularam. sem ter nenhuma casa em mente, mas apenas valores de casas por volta dos 100.000 euros.
  5.  # 5

    Será q se pode pedir o emprestimo normal ao banco (q só empresta 70/80%), e pedir o restante valor (que será obviamente mto menor) noutro tipo de emprestimo? mesmo q seja a outra intituição de crédito, tipo crédito pessoal?


    Poder, pode, mas o banco é que não empresta. Repare: o objectivo dessa restrição é diminuir o risco. Assim, não faz sentido recusar um crédito-habitação e depois conceder um crédito em condições mais gravosas...
  6.  # 6

    Colocado por: luisvv
    Será q se pode pedir o emprestimo normal ao banco (q só empresta 70/80%), e pedir o restante valor (que será obviamente mto menor) noutro tipo de emprestimo? mesmo q seja a outra intituição de crédito, tipo crédito pessoal?


    Poder, pode, mas o banco é que não empresta. Repare: o objectivo dessa restrição é diminuir o risco. Assim, não faz sentido recusar um crédito-habitação e depois conceder um crédito em condições mais gravosas...

    Nao percebi. quem é q falou em recusar o credito-habitação?
    CASO: o credito a habitação é aceite, a 70/80% do valor total.
    Aqui a pergunta é se compensa fazer um credito pessoal para o restante montante. ou se ha outra forma de fazer.
    • Jonh
    • 21 agosto 2009

     # 7

    Nao percebi. quem é q falou em recusar o credito-habitação?
    CASO: o credito a habitação é aceite, a 70/80% do valor total.
    Aqui a pergunta é se compensa fazer um credito pessoal para o restante montante. ou se ha outra forma de fazer.



    Compensar, não compensa porque o crédito pessoal/ao consumo, tem juros altissimos (comparados com os do crédito habitação)...

    Se fosse a si nao me metia nisso, a não ser que tenha fontes de rendimento nao declarados entende...
    • luisvv
    • 21 agosto 2009 editado

     # 8

    Nao percebi. quem é q falou em recusar o credito-habitação?

    CASO: o credito a habitação é aceite, a 70/80% do valor total.


    Aqui a pergunta é se compensa fazer um credito pessoal para o restante montante. ou se ha outra forma de fazer.


    Veja se percebe: por regra, os bancos deixaram de emprestar a totalidade do valor, diminuindo assim o risco - em caso de incumprimento é tanto mais fácil recuperar uma dívida quanto menor for o seu valor em proporção ao bem dado como garantia.

    Logo, se o banco só está disposto a emprestar-lhe 80% do valor da casa com taxas à volta dos 3/4%, não faz sentido vir por outro lado aumentar o risco concedendo-lhe outro empréstimo em condições mais desvantajosas (as taxas de créditos pessoais e afins são exorbitantes, logo potencialmente indutoras de incumprimento).
  7.  # 9

    Certo,
    Mas pelo q me dizem nas imobiliárias, neste momento nao ha bancos a financiar a 100%. ou entao dizem q é a 100% mas a avaliação é mto por baixo e vai dar ao mesmo.
    Ou seja,
    Quer dizer q alguem q ganhe 14.000 euros líquidos nao pode comprar casa, é isso?
  8.  # 10

    Pode, mas primeiro tem de poupar o suficiente para suportar a diferença. Ou então tem pais ricos. Ou ganhou a lotaria.
  9.  # 11

    Mas pelo q me dizem nas imobiliárias, neste momento nao ha bancos a financiar a 100%. ou entao dizem q é a 100% mas a avaliação é mto por baixo e vai dar ao mesmo.


    Esse "mas" indicia que não percebeu o que eu escrevi - e que foi, nem mais nem menos que isso : não, os bancos não o financiam a 100%, ponto.

    Quer dizer q alguem q ganhe 14.000 euros líquidos nao pode comprar casa, é isso?


    Não sei porquê. Isto significa é que não pode comprar casa financiada a 100% - tem que ter algum capital para dar de entrada .
  10.  # 12

    De qualquer forma será sempre mais compensador começar a poupar mensalmente o valor equivalente à prestação mensal - ao fim de 2 ou 3 anos terá uma entrada razoável. Se conseguir poupar um pouco mais, tem o problema resolvido.
  11.  # 13

    sim,
    se poupar chego lá.
    A minha ideia era se seria possivel comprar agora.
  12.  # 14

    Com esse rendimento e a 100%, não - a não ser que estejamos a falar de valores de compra muito baixos -
    Por exemplo, 50000 euros a 40 anos, com uma taxa de cerca de 4% representam cerca de 210 euros/mês, o que num rendimento de 1150 euros /mês representa uma taxa de esforço de menos de 20%. o que é um valor bastante aceitável para um banco.
  13.  # 15

    Empréstimos de que tipo? # 13
    Não necessáriamente. Caso procure uma casa nova, vai ter de facto dificuldades em conseguir um financiamento que lhe seja acessivel.
    No entanto, tudo isso depende da avaliação que é feita pelo banco!
    As instituições que conheço contratam empresas externas ao banco para fazer a avaliação, e depois, mediante esse valor, indicam-lhe qual é o montante máximo que lhe podem financiar!
    Se a casa que quiser comprar já não for nova, o vendedor pode pedir um montante inferior ao que vai ser avaliado!
    i.e: a casa vale 100.000, segundo a empresa contratada pelo banco,
    mas o vendedor só lhe pede 89.000. Ainda fica, desta forma com 1000€ de margem para pedir.
    (a grande maioria financia a 90% do valor da avaliação)

    Claro, os restante poderão dizer "Isso é raríssimo!! Vender por um valor abaixo da avaliação!"...

    Mas a verdade é q as avaliações são diferentes em todo o lado!

    Por esse mesmo motivo é que há empreendimentos com anuncios de "garantimos financiamento a 100%", pq já existem acordos quanto ao valor que vai ser avaliado!!

    Deve poderar bem o imóvel que quer, para depois apresentar no banco e pedir as simualções!
  14.  # 16

    Buenas tardes.

    Nao tou a pensar em casa nova. Aliás, sou um bocado contra esta pressa tuga de se construir, qnd ha tanta casa boa ja feita...
    E ha casas restauradas tao boas, acho mesmo q nao vale a pena.
    Aliás, a q gostei mais ate agora é assim mesmo. um predio q foi todo restaurado por dentro e por fora.
    O q aliás me parece q vai ser outro problema com o banco... predios antigos, os bancos torcem o nariz, nao é? mesmo q esteja como novo :(

    Vamos ver...
    Obrigado pelas opinioes.
 
0.0172 seg. NEW