Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Estou em fase de arquitectura de uma moradia térrea. No desenho da planta surgiu a proposta da construção de um jardim interior para dar luz ao corredor.

    Qual a vossa experiência com jardins interiores?
    O que gosto:
    - Estética
    - Iluminação

    O que tenho receio:
    - Manutenção (limpeza, complicações)
    - Isolamento térmico

    Basicamente gosto do conceito "teórico", mas tenho receio de de arrepender na "prática".

    Quem tem jardim interior, o que diz? Se fosse hoje fariam de novo?

    Um grande ano para todos vós, bons projetos!
  2.  # 2

    Eu tenho e mesmo não tendo uma grande área, deve ter uns 12m2, é o centro da casa.
    Manutenção é regar pouco 1x semana ou quando for necessário. O resto tem a ver com as plantas que colocar lá, tenho uma árvore nesse jardim com uns 5m de altura e está sempre a crescer, por isso é preciso podar 2x por ano.

    Quanto ao isolamento térmico é uma não questão, isole como se fosse uma parede exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandol
  3.  # 3

    As raizes não crescem também para baixo? Neste caso para baixo da habitação, podendo provocar a médio prazo danos em tubagens, por exemplo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandol
  4.  # 4

    claro que nao se vai colocar arvores com raizes agressivas tipo pinheiro ou eucalipto.
  5.  # 5

    e colocar flores "plastificadas"? :P menos manutenção
  6.  # 6

    Colocado por: jo.sanEu tenho e mesmo não tendo uma grande área, deve ter uns 12m2, é o centro da casa.
    Manutenção é regar pouco 1x semana ou quando for necessário. O resto tem a ver com as plantas que colocar lá, tenho uma árvore nesse jardim com uns 5m de altura e está sempre a crescer, por isso é preciso podar 2x por ano.

    Quanto ao isolamento térmico é uma não questão, isole como se fosse uma parede exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fernandol


    12m2 já é um belo jardim. Ainda aguardo a proposta do arquiteto mas não tinha pensando em tanto.

    Quando referia a manutenção diria mais do "espaço em si". Por exemplo, os vidros não se sujam muito? É que são vidros expostos ao exterior (chuva por exemplo) e por dentro são um foco de atenção ao contrário de umas janelas normais. Já agora tens vidro duplo?
    Já tiveste problemas com isolamentos, infiltrações, ou outras?

    Se puderes partilhar foto, agradecia para referencia.
  7.  # 7

    Colocado por: ****E porquê não fazer o espaço em betão , impermeabilizar e depois aplicar o jardim , assim não têm problemas com as raízes , depois é falar com alguém que perceba das árvores 🌲, comprar as mesmas com raízes não evasivas .
    Concordam com este comentário:SAMBINO


    Mas assim teria de se arranjar alternativas para drenar as aguas e mesmo a terra ficaria demasiado molhada para as plantas. Diria que seria equivalente a um vaso sem furação no fundo.
  8.  # 8

    Quer um jardim interior na casa, ou um jardim no interior da casa mas com ligação ao exterior?
    Que tipo de plantas lá gostaria de ver?
  9.  # 9

    Colocado por: callinasQuer um jardim interior na casa, ou um jardim no interior da casa mas com ligação ao exterior?
    Que tipo de plantas lá gostaria de ver?


    A ideia é ser a meio da casa sem tecto. A questão não é tanto pelas plantas, mas sim dar "vida" e iluminação ao corredor que será relativamente comprido e com poucas janelas para o exterior.
  10.  # 10

    Sem tecto tem de se preocupar para onde vai a água da chuva quando cai, bem como isolar e colocar bons vidros no espaço que contorna o jardim. Sinceramente má ideia, a não ser que queira uma árvore a crescer e ficar mais alta que a cobertura da casa, que também é má ideia.

    Fazendo o jardim interior, pode executar uma clarabóia de grandes dimensões por cima do jardim, assim terá um jardim interior mas com plantas de interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Amazona
  11.  # 11

    Poderia mostrar-nos umas fotografias do seu jardim, por favor?
    Colocado por: jo.sanEu tenho e mesmo não tendo uma grande área, deve ter uns 12m2, é o centro da casa.
    Manutenção é regar pouco 1x semana ou quando for necessário. O resto tem a ver com as plantas que colocar lá, tenho uma árvore nesse jardim com uns 5m de altura e está sempre a crescer, por isso é preciso podar 2x por ano.

    Quanto ao isolamento térmico é uma não questão, isole como se fosse uma parede exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fernandol
  12.  # 12

    Colocado por: fernandolNo desenho da planta surgiu a proposta da construção de um jardim interior

    Dependendo da dimensão e orientação solar, corre o risco de o mesmo se transformar num osgarden.
    Osgarden - Panelei coisa que apenas serve para criar osgas e outra bichezas.
  13.  # 13

  14.  # 14

    Gosto de algumas soluções dentro desta linha - salvaguardadas as questões técnicas, que devem ser executadas com o rigor necessário.

    Colocado por: callinas
  15.  # 15

    Colocado por: callinas


    Boas Callinas,
    Penso que esta seja uma imagem exemplificativa do seu jardim, e não o seu exatamente correto?
    A fazer um jardim, também seria assim desse género em formato "corrido".

    À noite, de inverno, ou noutras situações em que não há "sol", acha desconfortável o jardim? Ou continua a dar a sua graça? Em dias de sol deve ser espectacular o ambiente que cria, nas restantes situações é que fico na duvida.
  16.  # 16

    Colocado por: fernandol

    12m2 já é um belo jardim. Ainda aguardo a proposta do arquiteto mas não tinha pensando em tanto.

    Quando referia a manutenção diria mais do "espaço em si". Por exemplo, os vidros não se sujam muito? É que são vidros expostos ao exterior (chuva por exemplo) e por dentro são um foco de atenção ao contrário de umas janelas normais. Já agora tens vidro duplo?
    Já tiveste problemas com isolamentos, infiltrações, ou outras?

    Se puderes partilhar foto, agradecia para referencia.


    Amanhã coloco fotos, mas o meu jardim é interior, ou seja, tem claraboia.
    Alguma razão para não querer o jardim com claraboia? Com clarabóia além de não ter que se preocupar coma água da chuva pode colocar espécies plantas tropicais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandol
  17.  # 17

    Para uma situação como a apresentada na fotografia acima, 12m2 é muito. Dará um efeito totalmente diferente.
    Os vidros não precisam de se sujar tanto se houver boa drenagem e se a última camada superficial do jardim não for terra. Pode ser casca de pinheiro, por exemplo. normalmente o nível do jardim não está imediatamente ao nível da cota de soleira, está mais baixo.
  18.  # 18









    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, fernandol
  19.  # 19

    Colocado por: jo.san

    Amanhã coloco fotos, mas o meu jardim é interior, ou seja, tem claraboia.
    Alguma razão para não querer o jardim com claraboia? Com clarabóia além de não ter que se preocupar coma água da chuva pode colocar espécies plantas tropicais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fernandol


    Sim é uma hipótese a claraboia. Como nunca vi um caso pratico fico com duvidas de qual a sensação de ter um jardim interior (com ou sem claraboia). À noite é igualmente confortante? Ou na pratica só é agradavel de dia?
 
0.0254 seg. NEW