Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, encontrei o forum à relativamente pouco tempo, ando a procurar mais sobre construir e cada vez tenho mais interesse. Queria apenas tirar umas dúvidas sobre o assunto que tenho a certeza que haverá conhecimento neste forum para responder.

- O banco dá crédito para terreno + construção?
    - Nosso orçamento nao sabemos, mas entram cerca de 2500 a 3000 euros mensais na familia, não temos qualquer outro credito, isto dá para pedir 250k facilmente?
    - Pergunto 250k pois calculo o custo do terreno a volta dos 60k a 70k e a construção 170k / 180k.
    - Uma moradia com 180m2 é possivel? + piscina?
  2.  # 2

Geralmente, actualmente, os bancos só financiam a construção. Teria que comprar o terreno primeiro.

Depende dos empregos serem fixos, de terem fiadores, entre outras questões.

Depende da casa que pretende construir. Qual é a localização?
    Apesar de só termos estes dados, não se esqueça de prever para a habitação pelo menos 180.000,00 euros + IVA. A piscina poderá acrescer entre 10.000,00 a 15.000,00 euros.
  3.  # 3

Obrigado pela resposta, seria na zona da charneca/aroeira/verdizela (margem sul). A piscina pode sempre ser algo mais tarde também.

Nós temos algum dinheiro pouco, nao daria para o terreno dai a pergunta :/
  4.  # 4

Não tendo nada é complicado...

- Equacione um terreno mais pequeno / mais barato e veja o que o mercado tem para oferecer na sua zona. Veja nos sites de imobiliário e no olx.
    - Pondere uma casa mais pequena / valor de construção menor.
    - Qual a sua capacidade de poupança mensal?
    - Tem alguém na família que possa ajudar com capital?
  5.  # 5

Há bancos que sugerem crédito pessoal para o terreno, ficando a pagar juros.
    Quando começar a construção a 1ª tranche abate o empréstimo pessoal. Eu achei que era um exagero em juros.
  6.  # 6

Colocado por: gsenraHá bancos que sugerem crédito pessoal para o terreno, ficando a pagar juros.
    Quando começar a construção a 1ª tranche abate o empréstimo pessoal. Eu achei que era um exagero em juros.
    Se não tem fundos não consegue fazer isso. Primeiro porque na sua grande maioria todos os construtores pedem adiantamento. Segundo, a maioria dos bancos só liberta a primeira tranche com as obras já a andar. Terceiro, muito cuidado porque a última tranche só é libertada após a licença de utilização. Quarto, para isso a avaliação teria de ser muito elevada, e têm aparecido casos no fórum em que não acontece.
  7.  # 7

Um crédito pessoal na casa dos 70.000,00 euros é muito alto.
  8.  # 8

Sim isso está fora de questão, o objectivo de fazer a casa é criar algo ao nosso gosto e dentro de um bugdet menor que compra chave na mão.

Vamos ter de esperar então e juntar mais.
  9.  # 9

Eu tenho crédito nessas condições, mas para um valor muito menor.
    E já tínhamos algum dinheiro.
    O Banco que fez o crédito foi o Novo Banco.
    Emprestou 80% do Terreno e 80% para a casa.

Mas como comprei um terreno onde já existia uma casa parcialmente edificada a segurança para o banco já é outra.
  10.  # 10

Colocado por: gsenraHá bancos que sugerem crédito pessoal para o terreno, ficando a pagar juros.

As minhas perguntas era para chegar a uma solução do género, mas nunca dessa forma.

A ideia seria saber se com o dinheiro que tem agora, mais a hipotética poupança mensal durante x anos, daria para pagar terreno e ficar com alguma folga para projeto e licença.

Eu fiz assim: tinha algum dinheiro de parte e pedi o restante com recurso a crédito pessoal a 4 anos. Comprei o terreno. Pelas minhas contas, preciso de dois anos de poupança mensal para liquidar o empréstimo. Andei meio ano a pesquisar gabinetes de arquitetura e a falar com eles. Escolhi e agora no próximo ano e meio tenciono desenvolver projeto, obter a respetiva aprovação, contactar empreiteiros e, se os houver disponíveis e a bom preço, falar com bancos para obter empréstimo. Antes de iniciar a odisseia terei de abater o crédito pessoal com dinheiro que poupámos.

Mas, no meu caso, não estamos a falar de valores dessa natureza, até porque os rendimentos da família nao são tão altos.
  11.  # 11

Os bancos normalmente só emprestam para compra de terreno quando este já tem licença de construção aprovada. Neste caso, julgo que o valor que os bancos emprestam irá depender do valor de avaliação do terreno + o orçamento para a construção. Mas não tendo já algum dinheiro de parte será dificil porque os bancos normalmente não emprestam 100% do bolo.

Relativamente à prestação mensal, o que mandam as boas práticas é que o custo com a prestação da casa não ultrapasse os 30%/35% do orçamento familiar (líquido).
    Faça simulações nos sites dos bancos para vários montantes de crédito para definir até onde estará confortável (não se esqueça de incluir o custo com os seguros - vida e multiriscos).
  12.  # 12

Boas noite,
    Eu andei a ponderar essa opção mas é preciso ter sempre 20% do valor do terreno e 20% do valor de construção senão será muito difícil. MAs isto como está sempre tudo a mudar e uma questão de ir procurando.
    Optei por comprar moradia já construída.
  13.  # 13

Tendo 20% para a compra de uma moradia já construída, também se terá 20% para uma via construção (terreno +construção)
    Concordam com este comentário: R_Santos
  14.  # 14

Colocado por: pensadorTendo 20% para a compra de uma moradia já construída, também se terá 20% para uma via construção (terreno +construção)
    Concordam com este comentário:R_Santos

A questão é que para a moradia construída apenas necessitei de 10% as condições bancárias são melhores
    Concordam com este comentário: pensador
  15.  # 15

Com esse valor talvez já consiga comprar/casa já feita nessa zona.

0.0185 seg. NEW